MATO GROSSO

Últimos dias para inscrições dos projetos sociais dos Bombeiros na Região Metropolitana de Cuiabá

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) abriu inscrições para 445 vagas em projetos sociais na Região Metropolitana de Cuiabá, com inscrições até 19 de março, online ou presencialmente. Os projetos, gratuitos e voltados a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, ocorrem em Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Poconé.

Os programas fazem parte do Proesbom e oferecem atividades educativas e de desenvolvimento pessoal, com fornecimento de uniforme e lanche. As atividades acontecem no contraturno escolar ou aos sábados, em turmas de até 35 alunos. Distribuição das vagas:

  • Karabom: 210 vagas
  • Bombeiros do Futuro: 175 vagas
  • Musicalizar: 60 vagas (30 para iniciação e 30 para formação de banda)

Do total das vagas, 75% são para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo e cadastrados no CadÚnico, enquanto 25% são de ampla concorrência. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com formação de cadastro reserva caso ultrapasse o número de vagas.

Leia Também:  Polícia Militar promove serviços de cidadania gratuitos a moradores em Cuiabá

A matrícula deve ser feita presencialmente entre 24 e 28 de março na unidade escolhida. A não efetivação da matrícula libera a vaga para o cadastro reserva. Clique aqui para mais detalhes no edital.

>>Clique aqui para realizar a sua inscrição.<<

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por estupro de vulnerável em Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta segunda-feira (18.5), a Operação Marco Zero, para cumprir ordens judiciais contra investigados pelo crime de estupro de vulnerável. A ação foi deflagrada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.

Na operação, são cumpridos 18 mandados de prisão preventiva expedidos pela 14ª Vara Criminal, após análise e parecer favorável da 27ª Promotoria Criminal, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).

Os mandados são cumpridos em Cuiabá, além de alvos localizados nos estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul. A ação se consolida como a maior da Região Metropolitana de Cuiabá em número de prisões preventivas cumpridas relacionadas a crimes de abuso sexual infantojuvenil.

O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio da Diretoria Metropolitana, da Diretoria Regional de Cuiabá, da Diretoria Regional de Várzea Grande, da Diretoria de Atividades Especiais e da Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado (Cecor), além de unidades policiais dos estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, por meio da DPCA de Recife (PE) e do GOI de Campo Grande (MS), que atuam no cumprimento simultâneo das ordens judiciais.

Leia Também:  Centro de Excelência em Inteligência Artificial realiza evento de IA para equipes de negócio

Segundo o delegado titular da Deddica, Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz, as investigações reuniram elementos robustos que subsidiaram os pedidos de prisão preventiva ao Poder Judiciário, demonstrando a gravidade dos crimes apurados e a necessidade de resguardar as vítimas, bem como garantir a aplicação da lei penal.

“O trabalho da Polícia Civil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é prioridade absoluta, destacando a importância da denúncia e da atuação integrada da rede de proteção”, destacou o delegado.

Nome da operação

A operação foi denominada “Marco Zero” por representar um momento histórico para a Deddica, sendo a primeira grande ação, com elevado número de prisões preventivas de abusadores, desenvolvida a partir de investigações conduzidas integralmente pela própria unidade especializada.

O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é prioridade permanente da instituição, reforçando a importância da denúncia e da atuação integrada da rede de proteção.

Maio Laranja

Integrando as ações da Campanha Maio Laranja, a ofensiva ocorre na data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em memória ao caso de Araceli Crespo, sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), quando tinha apenas 8 anos de idade.

Leia Também:  Com apoio da Sedec, guia de turismo leva destino pouco explorado em distrito de Rosário Oeste para o mundo

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA