MATO GROSSO
Último dia para pagamento da parcela de outubro do IPVA é nesta sexta-feira (31)
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) alerta os contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPVA 2025 para o vencimento da próxima parcela, que deve ser paga até sexta-feira (31.10). O pagamento dentro do prazo é essencial para evitar acréscimos de juros e multas, além de garantir a manutenção do parcelamento.
Nos casos em que o contribuinte deixar de pagar alguma parcela, o sistema do IPVA manterá o parcelamento ativo, permitindo o pagamento normal das cotas seguintes. A parcela em atraso poderá ser quitada isoladamente, com juros e multa calculados apenas sobre o valor vencido, sem comprometer o restante do acordo.
Para usufruir dessa condição, o contribuinte pode ter, no máximo, duas parcelas em atraso. Após o vencimento da última parcela não paga, há um prazo adicional de 30 dias para a regularização. Passado esse período, o parcelamento será cancelado definitivamente.
Além disso, débitos não quitados dentro de 180 dias após o vencimento são encaminhados à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para inscrição em dívida ativa, conforme a Lei nº 10.496/2017. Nesse caso, o valor passa a incluir o Fundo da Justiça (Funjus) e outras custas, como o protesto em cartório.
A Sefaz reforça que o contribuinte com IPVA em atraso não pode licenciar o veículo, o que constitui infração gravíssima, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade inclui multa e apreensão do veículo.
Os contribuintes podem consultar pendências e emitir as guias de pagamento no Portal do Contribuinte (e-PAC), disponível no site da Sefaz-MT, de forma simples e segura. Para dúvidas ou mais informações, basta entrar em contato com a Central de Atendimento ou pelo webchat da secretaria.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
PM prende homem por invasão de casa e agressão contra ex-namorada em Pedra Preta
Policiais militares prenderam um homem, de 35 anos, por invasão de domicílio e lesão corporal, na madrugada desta quarta-feira (29.10), em Pedra Preta. O suspeito desferiu tapas no rosto e chutes na perna da ex-namorada, de 38 anos, motivado por ciúmes.
A equipe policial recebeu uma denúncia do sobrinho da vítima, que relatou que sua tia foi agredida pelo ex-namorado que invadiu a residência dela, no bairro Jardim Mato Grosso.
De imediato os policiais se deslocaram até o endereço para verificar os fatos. Ao chegar no local, os militares flagraram o suspeito desferindo um tapa no rosto e chutes na perna da mulher e, imediatamente, foi detido.
Em relato à PM, a vítima disse que o homem invadiu a residência tentando agredir seu atual namorado e começaram uma discussão. Em seguida, foram para a fora da casa. A mulher ressaltou que para se defender do agressor, pegou um tijolo e arremessou contra o suspeito.
Durante a abordagem, o suspeito fez ameaças contra a ex-namorada. O homem foi encaminhado para o Hospital Municipal para atendimento médico devido um ferimento na cabeça e, logo após, conduzido para a delegacia, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásProjeto de Paulo Araújo propõe QR Code obrigatório em bebidas alcoólicas para garantir autenticidade e segurança ao consumidor
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásSemáforo em manutenção
-
NACIONAL5 dias atrásRecorde: turistas internacionais movimentam mais de R$ 30 bilhões na economia brasileira em nove meses
-
NACIONAL5 dias atrásChefe de Gabinete do Ministério do Turismo participa de reuniões bilaterais durante o Tourism Innovation Summit 2025
-
POLÍTICA MT5 dias atrásLúdio defende reajuste aos servidores públicos de todas as categorias, após aprovação para trabalhadores do TJ
-
PICANTES22 horas atrásVini Jr. surpreende Virginia Fonseca com pedido de namoro romântico: ‘V❤️V’
-
NACIONAL4 dias atrásConheça o Brasil: Governo incentiva o turismo de aventura no país
-
NACIONAL5 dias atrásMinistério do Turismo apresenta panorama climático do setor e destaca ações de adaptação e sustentabilidade no SummitTour

