MATO GROSSO

SES capacita servidores da saúde para atuarem como doutores palhaços

A recepção de um hospital ou consultório médico pode ser um ambiente pouco colorido, mas existe um grupo de profissionais dedicados a levar mais alegria aos pacientes que ali estão: os doutores palhaços. Nesta quarta-feira (24.07), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) concluiu a formação de oito profissionais do Hospital Estadual Santa Casa para atuarem como doutores palhaços junto às equipes da unidade.

Essa é a oitava turma a realizar a capacitação que integra o projeto “Saúde com Alegria: Doutores Palhaços no Estado de Mato Grosso”, idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES e realizado por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.

A capacitação teve início no mês de abril, com duração de quatro meses. Foram realizados quatro módulos, cada um com carga horária de 16 horas/aula, mensalmente. O projeto já conta com o total de 91 doutores palhaços em Mato Grosso.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, avaliou que a iniciativa melhora o ambiente hospitalar. “Ações desta natureza trazem bem-estar e alegria aos pacientes”, afirmou. “Parabenizo a todos os profissionais envolvidos nesta capacitação, que agora estão qualificados para tornar o ambiente hospitalar mais leve e divertido”, completou.

Leia Também:  Escolas Estaduais de Cuiabá participarão de desfile cívico-militar de Independência na Avenida Getúlio Vargas

Cada módulo tem um objetivo específico na construção e preparação dos profissionais envolvidos, com exercícios de expressão corporal e facial, exercícios de percepção cognitiva e também a propriocepção dos espaços para que eles captem todos os sinais do ambiente em que estão.

Por baixo de um recém adquirido nariz vermelho, da agora Doutora Girafina, a servidora administrativa Pamela de Souza, Hospital Estadual Santa Casa, contou que desde o anúncio do curso se interessou em fazer parte da trupe de doutores.

“Eu vi ali uma chance de usar também o meu tempo para levar alegria e amor aos pacientes e aos colaboradores. Eu acho que em todo lugar a gente precisa de humanização, né? Então, se a gente ainda pode levar um pouco, ainda mais com o doutor palhaço, que é mágico, com o nariz vermelho, a gente faz feliz e contente”, ponderou.

O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, destacou a atuação dos doutores palhaços como mais uma forma de auxiliar no apoio aos pacientes e familiares.

Leia Também:  Sinop recebe investimento recorde em habitação liderado pela primeira-dama do Estado

“A ideia do projeto Doutores Palhaços é trazer alegria e conforto aos pacientes, familiares e à equipe hospitalar, proporcionando um espaço mais acolhedor. As interações promovidas por esses doutores ajudam a aliviar o estresse, a ansiedade e a dor, melhorando o estado emocional dos pacientes e potencialmente acelerando a recuperação”, explicou o gestor.

Quem são os Doutores Palhaços?

Os doutores palhaços são servidores capacitados na arte da palhaçaria, que vão atuar em hospitais e unidades de saúde, com o objetivo de levar alegria e conforto a pacientes, acompanhantes e servidores.

As atividades dos doutores palhaços tem o objetivo de proporcionar a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil prende motorista de ônibus investigado por estupro de vulnerável em Rondonópolis

A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos, investigado pelo crime de estupro de vulnerável. A ordem judicial foi expedida pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo Rondonópolis.

As investigações, realizadas pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Rondonópolis (DEDM), tiveram início após a comunicação dos fatos à Polícia Civil, ocasião em que foi relatado que uma adolescente, de 12 anos, teria sido vítima de abuso sexual praticado por um motorista de transporte coletivo da cidade em março deste ano.

Conforme apurado, o suspeito mantinha contato com a vítima por meio de redes sociais e, aproveitando-se da condição de vulnerabilidade da adolescente, teria praticado os abusos em mais de uma ocasião.

Diante da gravidade das informações recebidas, equipes da DEDM de Rondonópolis iniciaram imediatamente as diligências investigativas necessárias para reunir elementos de prova e subsidiar a representação da autoridade policial pela prisão preventiva do investigado.

Leia Também:  Escolas Estaduais de Cuiabá participarão de desfile cívico-militar de Independência na Avenida Getúlio Vargas

Com o deferimento da medida cautelar pelo Poder Judiciário, os policiais civis deram cumprimento ao mandado de prisão. O suspeito foi localizado na região central de Rondonópolis, onde recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais cabíveis.

“A rápida atuação da equipe da DEDM de Rondonópolis foi fundamental para a adoção das medidas necessárias à proteção da vítima e à responsabilização do investigado, reforçando o compromisso institucional no enfrentamento aos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes”, afirmou Vinicius Prezoto.

O delegado frisou ainda a importância da denúncia e da comunicação imediata de situações de violência sexual, permitindo uma resposta célere das autoridades e fortalecendo a rede de proteção às vítimas.

“Denúncias podem ser realizadas de forma segura e sigilosa junto às unidades policiais ou por meio dos canais oficiais de atendimento”, completou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA