MATO GROSSO

Primeiro Batalhão da PM realiza evento em homenagem ao dia das mães nesta quarta-feira (04)

O 1º Batalhão Centenário da Polícia Militar de Mato Grosso realiza solenidade alusiva em homenagem ao dia das mães, na noite desta quarta-feira (04.05), em Cuiabá. O evento acontece a partir das 19h, no pátio do “Batalhão Daniel de Queiroz”, no bairro Porto.

A solenidade será presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Alexandre Correa Mendes. O evento também contará com a inauguração do ambulatório de saúde do 1º BPM, onde serão prestados atendimentos médicos a policiais militares.

Além disso, a noite será animada com shows e feira cultural e gastronômica. Entre as atrações musicais confirmadas estão: o Corpo Musical da PMMT, o trio Pescuma, Henrique e Claudinho, o Ministério de Música Louvor Aliança e o cantor Roberto Lucialdo.

Serviço

Evento em homenagem ao dia das mães no 1º Batalhão da PM

Data: quarta-feira (04.05)

Hora: 19h

Local: Avenida XV de Novembro, nº 669, bairro Porto, Cuiabá-MT

Obs: O estacionamento da Poesy Aviamentos está disponível para os participantes do evento

Fonte: GOV MT

Leia Também:  Seduc incentiva matrículas de novos alunos em escolas de tempo integral
Propaganda

MATO GROSSO

SES reforça suspensão do Ministério da Saúde à vacinação contra dengue

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informa que a estratégia de vacinação contra a dengue com o imunizante Butantan-DV foi interrompida temporariamente no Estado, assim como no restante do país, após decisão do Ministério da Saúde.

A medida foi adotada por precaução devido ao registro no país de 42 casos com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramentos. Três deles foram classificados como graves, incluindo dois óbitos ainda em investigação. Até o momento, não há conclusão de causalidade entre os eventos e a vacina.

O Estado recebeu 18.920 doses da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan, destinadas à imunização de profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS), como médicos, enfermeiros e agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até a última sexta-feira (5.6), 7.984 pessoas haviam tomado esta vacina em Mato Grosso.

“A orientação aos profissionais de saúde que receberam a vacina é de observar seu estado de saúde por 21 dias após a aplicação e, em caso de sintomas como febre, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos, tontura, sonolência excessiva, sinais de desidratação ou falta de ar, procurar atendimento médico imediatamente”, afirmou a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes.

Leia Também:  Secretários Municipais de Saúde de MT conhecem Hospital Central: "extraordinário, de primeiro mundo"

Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Arcanjo Dias, a nota técnica do Ministério da Saúde orienta que as unidades de saúde registrem data de vacinação, data de início dos sintomas, lote da vacina, município de vacinação, antecedentes clínicos e evolução do quadro das pessoas vacinadas que apresentem sintomas compatíveis com dengue.

“A investigação de Evento Supostamente Atribuível à Vacinação ou Imunização (ESAVI) é realizada de forma paralela ao atendimento clínico. A prioridade é garantir avaliação médica, classificação de risco e manejo adequado conforme o protocolo de dengue”, explicou.

O superintendente esclarece ainda que as vacinas que já foram distribuídas aos municípios não serão recolhidas pela Secretaria e não devem ser descartadas neste momento. “As doses vão permanecer armazenadas na rede de frio do Estado e dos municípios, sob condições adequadas de conservação, conforme a bula, até nova orientação do Ministério da Saúde”, acrescentou.

A Secretaria monitora os registros no sistema e-SUS Notifica, orienta os municípios quanto à investigação dos casos e acompanha as diretrizes nacionais de farmacovigilância e segurança vacinal.

A vacina Qdenga, de laboratório japonês, continuará sendo oferecida em duas doses nos postos de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Leia Também:  "Plano do Governo de MT é absolutamente inovador e mostra empenho em trazer solução para sociedade", destaca ministro do TCU

“Esta faixa etária apresenta alta taxa de hospitalização por dengue nos últimos anos. Então, é importante que os pais continuem levando seus filhos para se vacinar. Além disso, a principal forma de combate à dengue é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti: a população deve tomar todos os cuidados para não deixar água parada, usar inseticida e repelente para evitar a doença”, concluiu.

Medidas de prevenção à dengue

A orientação da Secretaria é que os moradores mantenham os quintais limpos e eliminem quaisquer recipientes que possam acumular água para conter os focos do mosquito. Dentre as medidas preventivas, estão tampar caixas d´água, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, e não acumular sucata e entulho.

É importante que a população fique atenta aos sintomas e busque atendimento médico em caso de necessidade. A dengue caracteriza-se por febre alta (acima de 38ºC) de início súbito, dores musculares intensas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele. Em situações mais graves, pode evoluir para dengue grave e levar ao óbito.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA