MATO GROSSO
Governo de MT anuncia novos investimentos em nove municípios da Região Sudoeste
O Governo de Mato Grosso cumpre, nesta segunda e terça-feira (16 e 17.3), mais uma agenda no interior, com entregas de obras, anúncio de novos investimentos e formalização de parcerias em nove municípios da Região Sudoeste do Estado.
A comitiva é liderada pelo governador Mauro Mendes e conta com a participação da primeira-dama Virginia Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta, deputados estaduais e outras autoridades.
A programação de entregas e assinaturas será nas cidades de Araputanga, Reserva do Cabaçal, Indiavaí, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Vale de São Domingos, Pontes e Lacerda, Conquista D’Oeste e Nova Lacerda.
Desde 2019, essas nove cidades já receberam R$ 1,14 bilhão em investimentos do Governo do Estado, destinados a áreas estratégicas como infraestrutura, mobilidade urbana, educação, saúde, e agricultura familiar.
Confira a agenda:
Segunda-feira, 16/3
7h35 – Chegada em Araputanga
7h45 – Evento de entregas e assinaturas.
Local: CRAS
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Lançamento das obras de canalização do Córrego da Garrucha e entrega de 11 aduelas
– Entrega de escavadeira hidráulica e repasse de caminhão pipa e de 2 tratores para agricultura familiar
– Entrega de 3 ônibus escolares
10h – Chegada em Reserva do Cabaçal
Inauguração do asfaltamento no Parque das Águas e evento de entregas e assinaturas
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Reforma da Praça Francisco de Sales
– Autorização para obras de asfaltamento e drenagem de ruas dos Bairros Parque das Águas e João Evangelista
– Autorização para reforma do mini estádio
– Entrega de 2 ônibus escolares
– Repasse de trator para agricultura familiar
12h50 – Chegada em Indiavaí
Evento de entregas e assinaturas. Local: Centro Social
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para obras de asfaltamento, drenagem, sinalização e construção de calçadas em ruas do Bairro Vila Mariana
– Autorização para obras de recuperação do asfalto de ruas e avenidas
– Repasse de trator para agricultura familiar
– Entrega de ônibus escolar
15h20 – Chegada em Figueirópolis D’Oeste
Inauguração do asfalto novo de ruas no Bairro Jardim Paraíso
15h30 – Vistoria às obras de construção de 50 casas populares pelo Programa SER Família Habitação
15h45 – Evento de entregas e assinaturas.
Local: Praça Central
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Entrega de pá carregadeira, caminhão pipa, trator e veículo para agricultura familiar
– Autorização para construção da estação de tratamento de água
– Autorização para obras de recuperação do asfalto de ruas e avenidas
– Entrega de ônibus escolar
16h50 – Chegada em Jauru
17h – Evento de entregas e assinaturas.
Local: Espaço de Festas Royal
– Reforma e Ampliação do Paço Municipal José Perez
– Entrega de ações do Program SER Família
– Lanaçamento das obras de reforma e ampliação das UBS Eneias Rodrigues e Elias Barbosa e do Centro de Saúde Padre Stefano
– Autorização para obras de construção da piscina coberta
– Autorização para reforma do Centro Social Dalvo Rossi
– Autorização para construção do espaço esportivo
– Entrega de motoniveladora para agricultura familiar
– Entrega de 3 ônibus escolares
– Autorização para retomada das obras de construção de escola estadual nova
18h20 – Chegada em Vale de São Domingos
18h30 – Evento de entregas e assinaturas.
Local: Ginásio Mané Garrincha
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Lançamento da manutenção das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Vale de São Domingos, Adrianópolis e Máquina Queimada
– Lançamento das obras de construção de ponte sobre o Córrego Irará (30m), na MT-247
– Assinatura da ordem de serviço para asfaltamento, drenagem e sinalização em ruas dos Distritos de Máquina Queimada e Adrianópolis
– Entrega de 3 ônibus escolares
– Repasse de trator para agricultura familiar
19h30 – Inauguração de 13,7 km de asfalto novo na MT-247, entre Vale de São Domingos, sentido Pontes e Lacerda
20h10 – Chegada em Pontes e Lacerda
Terça-feira, 17/3
7h – Entrevista para Rádio Jornal, em Pontes e Lacerda
7h45 – Evento de entregas e assinaturas.
Local: Celebrai Eventos
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para concessão de entrada facilitada pelo SER Família Habitação para 80 casas do Residencial Morada da Serra II
– Autorização para reforma do aeroporto municipal
– Autorização para construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual São José
– Autorização para construção do Centro Educacional Infantil Isabella Rodrigues Nogueira
– Autorização para licitação de asfaltamento de 40,4 km da MT-473, entre o Rio Gomalina e a Comunidade Matão
– Lançamento da construção de ponte de concreto de 30m sobre rio na MT-473
– Entrega de 2 ônibus escolares
– Repasse de trator para agricultura familiar
– Lançamento da construção do Hospital Regional
– Autorização para construção do novo Colégio Estadual Integrado, na Escola Estadual Militar Tiradentes 1º TEN PM Carlos Henrique Paschoiotto Scheifer
– Construção do novo CEI com 24 salas de aulas
– Assinatura de convênio para estudo de drenagem em produção agrícola
9h15 – Inauguração de 45 km de asfalto novo na MT-473, no entroncamento das MTs 265 e 358 (Curva do Cotovelo). Local: Trevo Pé de Galinha
10h40 – Chegada em Conquista D’Oeste
Evento de entregas e assinaturas.
Local: Câmara de Vereadores
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para concessão de entrada facilitada pelo programa SER Família Habitação para 73 casas do Residencial Buritis
– Lançamento da construção da nova Escola Municipal Linda Wagner Guse
– Entrega de motoniveladora, retroescavadeira e caminhão caçamba para agricultura familiar
– Autorização para recuperação do asfaltamento de ruas e avenidas
– Autorização de repasse de 60 aduelas para manutenção da MT-445
– Entrega de ônibus escolar
12h15 – Chegada em Nova Lacerda
Evento de entregas e assinaturas.
Local: Lions Clube
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Entrega de retroescavadeira e motoniveladora e repasse de escavadeira hidráulica, trator e caminhão basculante
– Autorização para construção do Centro de Convivência para crianças, adolescentes, adultos e idosos
– Autorização para licitação do asfaltamento de 22,1 km da MT-473/358, entre Nova Lacerda e o entroncamento das MTs 358 e 477
– Entrega de 2 ônibus escolares
14h30 – Vistoria às obras de asfaltamento em 12 km da MT-473, na Serra, entre Nova Lacerda e Campos de Júlio
-17h – Vistoria na Usina USIMAT
14h30 – Retorno para Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT5 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO6 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO5 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT3 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
NA CAPITAL7 dias atrásSete nomes ficam separados por apenas 0,3 ponto em pesquisa para deputado estadual em MT; veja quem são
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPesquisa aponta: Paulo Araújo fica entre os primeiros no Estado
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
