MATO GROSSO

Bombeiros se distribuem às margens do Rio Canabu para combater incêndio em parque estadual

Publicados

em

Cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso se distribuem em quatro pontos estratégicos ao longo das margens do Rio Canabu para combater o incêndio que atinge o Parque Estadual Encontro das Águas, entre Poconé e Barão de Melgaço, neste sábado (21.10). O fogo está contido em uma área alagada.

“Nossa ação tem como principal objetivo evitar que o fogo vá para o outro lado do rio. Se isso acontecer, as chamas podem avançar no sentido norte do parque. Trabalhamos arduamente para que isso não aconteça, tendo em vista que prezamos pela preservação do meio ambiente, do Pantanal, um bioma tão rico e único”, explica o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.

Os pontos de combate foram definidos de acordo com a direção do vento e maior proximidade de recursos hídricos para que os bombeiros possam fazer o uso de motobombas para o combate direto conciliado com os lançamentos de água pelas aeronaves do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM).

Leia Também:  Sesp recebe exposição fotográfica que promove reflexão sobre Trabalho Escravo

“Usamos nosso avião para diminuir a intensidade das chamas com a descarga de água, aumentando a umidade na região. Isso faz com que a propagação do fogo perca sua força e contribui para que os Bombeiros nos rios possam fazer um combate direto com mais celeridade”, explica o tenente-coronel.

O incêndio também é monitorado remotamente desde o início de outubro com satélites de alta tecnologia da Sala de Situação Central, localizada no BEA, em Cuiabá. O monitoramento é importante para entender o cenário macro da região e orientar os bombeiros em campo.

“Todas nossas estratégias são definidas para que os bombeiros possam acessar o fogo de forma muito mais rápida e, principalmente, com segurança. Nos próximos dias, essas ações podem mudar de acordo com o cenário, sempre favorecendo a realização de um combate mais eficiente”, afirma o comandante do BEA.

Por ser uma área alagada, as equipes acessam o incêndio com embarcações.

Fiscalização

Além das ações de combate, o Corpo de Bombeiros também fiscaliza o uso irregular do fogo no Pantanal junto à Polícia Penal. Desde sexta-feira (20), 16 agentes de fiscalização estão na região para fazer a prevenção ativa, com orientações aos proprietários para não fazer o uso do fogo e responsabilizar criminosos com multas.

Leia Também:  Após implantação de programa, mais de 35 mil crianças foram alfabetizadas na idade certa em Mato Grosso

“As novas equipes enviadas na sexta-feira foram para fiscalizar, mas também estão prontas para combater o fogo caso seja necessário. Vamos multar quem for pego fazendo o uso irregular do fogo e também orientar moradores sobre as consequências desse crime”, diz o comandante.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Dupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis

Suspeitos foram localizados em endereços diferentes e estavam com celulares e uma motocicleta apontada como usada na ação

Publicados

em

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), dois homens, de 35 e 33 anos, investigados por furto qualificado ocorrido durante a madrugada no bairro Monte Líbano, em Rondonópolis, a 216 km de Cuiabá.

A ocorrência foi comunicada à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) ainda pela manhã, depois que uma funcionária chegou ao estabelecimento e encontrou o portão frontal arrombado e uma das folhas de vidro da janela do escritório retirada.

Após o registro, a equipe policial iniciou as diligências para identificar os envolvidos e tentar recuperar os objetos levados. Durante a investigação, os dois suspeitos foram localizados em endereços diferentes, sendo um no bairro Pindorama e outro na Vila Operária.

Com os investigados, os policiais apreenderam aparelhos celulares e uma motocicleta apontada como possível veículo utilizado na ação. Um dos homens também apresentava uma lesão na mão direita, aparentemente provocada por material cortante.

Segundo a Polícia Civil, o ferimento era compatível com os danos encontrados nos vidros do imóvel e foi considerado como um dos elementos durante a apuração. As diligências reuniram ainda indícios de uma possível participação conjunta dos dois investigados.

Leia Também:  Batalhão Ambiental da PM prende homem com mais de 340 quilos de pescado ilegal em Cuiabá

Diante da situação de flagrante, os homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à unidade policial, juntamente com os materiais apreendidos.

A investigação continua para esclarecer a participação individual de cada suspeito e verificar a eventual recuperação dos objetos subtraídos. 

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA