ECONOMIA
Combate a fraudes no comércio eletrônico protege os consumidores e a indústria, diz Alckmin
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira (28/11) que o combate a fraudes no comércio eletrônico protege o consumidor e a indústria brasileira, pois pode impedir ou reduzir a venda de produtos não certificados pela internet.
A avaliação foi feita durante a inauguração da Delegacia Cibernética do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em São Paulo. A nova unidade funcionará integrada ao Guardião Digital, com uso de inteligência artificial para monitorar sites e plataformas de e-commerce, além de identificar anúncios suspeitos de produtos e instrumentos irregulares.
“É preciso ter segurança nas compras feitas pela internet para que não se adquiram produtos falsos, contrabandeados, o que prejudica o consumidor, que perde em segurança e qualidade, mas também a indústria brasileira, que sofre uma concorrência desleal que atrapalha a economia”, afirmou Alckmin. “O que nós queremos é que as próprias plataformas tomem todas as medidas para colocarem produtos certificados, com garantia, à disposição dos consumidores”, completou.
A Delegacia Cibernética do Inmetro se utilizará de inteligência artificial e expertise técnica para, por meio de cruzamento de informações com bases oficiais de produtos certificados, identificar possíveis irregularidades, como venda de produtos sem certificação obrigatória, sem registro ou instrumentos sem aprovação, com informações técnicas manipuladas ou com selos do Inmetro aplicados de forma enganosa.
Quando forem detectados indícios de não conformidade, a Delegacia Cibernética comunicará a plataforma de e-commerce com orientações para retirada do anúncio, notificando o responsável. Caso a irregularidade seja confirmada, o Inmetro aplicará penalidades previstas em lei, inclusive auto de infração e multa, que pode chegar a R$ 1,5 milhão.
Inicialmente, o Guardião Digital vai monitorar quatro grupos de produtos prioritários: fios e cabos elétricos, balança comercial, pastilhas de freio e cadeiras plásticas monobloco. Demais produtos regulados pelo Inmetro serão incorporados de forma gradual à plataforma.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
ECONOMIA
MDIC leva células BIM a todas as regiões do Brasil
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) selecionou dez instituições públicas de ensino superior para receber mentoria para implantação de células BIM do projeto Construa Brasil. A iniciativa segue as diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), com foco na transformação digital do setor da construção civil e na regionalização das ações.
Contemplando todas as regiões do país, a seleção realizada pelo MDIC escolheu instituições que oferecem cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, entre universidades e institutos federais, nos estados de Tocantins, Amazonas, Ceará, Maranhão, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Para o diretor de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço, “essa iniciativa permite que os estudantes tenham contato direto com o BIM, tanto em seus fundamentos teóricos quanto em aplicações reais, contribuindo para uma formação alinhada às demandas atuais do setor da construção e à Missão 3 da Nova Indústria Brasil”, avalia.
O MDIC coordena os esforços do governo federal para a disseminação do BIM (Modelagem da Informação da Construção, na sigla em inglês) no país.
O que é BIM
BIM é o conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, de forma colaborativa, modelos digitais de uma construção, de forma a servir potencialmente a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção. O seu uso antecipa eventuais problemas que não poderiam ser identificados no método tradicional de elaboração de projetos, além de diminuir tempo de execução de obra.
A Célula BIM é um laboratório acadêmico avançado, no qual professores e alunos desenvolvem planos para incorporar o BIM diretamente à grade curricular dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.
As selecionadas receberão apoio técnico para implantar a célula BIM por meio de consultoria especializada e capacitação para o corpo docente e discente.
Instituições selecionadas
NORTE
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
NORDESTE
- No Nordeste, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
CENTRO-OESTE
- Universidade Estadual de Goiás (UEG)
SUDESTE
- Instituto Federal Fluminense (IFF)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
- Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
SUL
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
- Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
“Nós, do Curso de Engenharia Civil do IFTO Campus Palmas, estamos muito orgulhosos por termos sido selecionados, entre as diversas Instituições concorrentes, para receber esta mentoria em BIM. Nos sentimos privilegiados e compreendemos o significado e a relevância de tal Programa para a nossa Instituição, enquanto multiplicadora do conhecimento” destaca a professora Elen Oliveira Vianna, que será a coordenadora de equipe de célula BIM do IFTO.
As instituições selecionadas se juntarão às universidades federais de Pernambuco (UFPE), do Paraná (UFPR), do Pará (UFPA) e do Mato grosso do Sul (UFMS), que já possuem Células BIM em funcionamento.
Saiba Mais
O projeto Construa Brasil está alinhado à Estratégia BIM BR, que institui a estratégia para promover a transformação na indústria da construção, e à Nova Indústria Brasil (NIB).
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT7 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
ECONOMIA7 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
-
Várzea Grande4 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
