CUIABÁ

Secretário discute parceria com o Estado para acompanhamento de políticas públicas

O secretário municipal de Planejamento Estratégico, Murilo Bianchini, avalia firmar um termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Planejamento para auxílio na execução das políticas públicas da Prefeitura de Cuiabá.

Na semana passada, Bianchini fez uma visita técnica ao secretário de Estado de Planejamento, Basilio dos Santos, juntamente com o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

“A Secretaria de Estado de Planejamento tem uma capacidade técnica muito apurada, onde faz todo o monitoramento das secretarias do Estado. É responsável pelo planejamento estratégico, acompanha o que está sendo produzido anualmente pelas demais secretarias. Queremos adotar o mesmo modelo em Cuiabá, se pautando ela eficiência, legalidade e transparência”, explica o secretário Murilo Bianchini.

Uma das ideias de Cuiabá é adotar o Sistema de Registro de Entregas e Parcerias, conhecido como Entregas MT, que levou a Secretaria de Estado de Planejamento ser um dos vencedores do 4º Prêmio Conexão Inova.

O Entregas MT surgiu em 2019 diante das dificuldades de obter registros de entregas, convênios e parcerias de cada órgão do Poder Executivo Estadual. O sistema possibilita o armazenamento e acompanhamento eficiente das informações para a melhoria das entregas dos serviços públicos em Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá oferece 50 vagas para auxiliar de cozinha sem experiência

“O secretário Basilio dos Santos nos recebeu muito bem e propôs um termo de cooperação para adotarmos bem essas práticas. Cuiabá precisa de boas ideias e estamos de portas abertas para implementá-las visando o melhor desempenho da gestão do prefeito Abilio Brunini”, conclui o secretário Murilo Bianchini.

#PraCegover

A foto ilustra um grupo de servidores públicos de alto escalão em uma sala comercial. A direita, está o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, vestido com traje social. À sua frente, está o secretário de Estado de Planejamento, Basilio dos Santos, a esquerda, está o secretário de Planejamento Estratégico, Murilo Bianchini, também de traje social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Boletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim Epidemiológico nº 24/2026, com dados atualizados sobre a situação das arboviroses no município. O levantamento, elaborado pela Diretoria de Vigilância em Saúde, mostra uma redução nas médias semanais de casos de dengue e chikungunya ao longo de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Na 25ª Semana Epidemiológica, Cuiabá registrou nove casos notificados de dengue e três de chikungunya. No acumulado do ano, a média semanal de notificações de dengue caiu de 75,6 casos em 2025 para 51,8 em 2026. Já a chikungunya apresentou uma redução ainda mais significativa, passando de 434,9 notificações semanais no ano anterior para apenas 4,8 neste ano.

Até 2 de julho de 2026, o município contabilizou 1.295 notificações de dengue, das quais 568 foram confirmadas. Houve um óbito confirmado pela doença e outro permanece em investigação. A incidência é de 70,5 casos por 100 mil habitantes, considerando apenas os casos autóctones.

Em relação à chikungunya, foram registradas 121 notificações e 115 confirmações, sem óbitos. A incidência da doença é de 7,8 casos por 100 mil habitantes. Já a zika contabilizou oito notificações, com três casos confirmados e incidência de 0,4 por 100 mil habitantes.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá oferece 50 vagas para auxiliar de cozinha sem experiência

Além do monitoramento epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde mantém ações permanentes de combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde o início do ano, as equipes de vigilância realizaram vistoria em 574.889 imóveis em toda a capital.

Durante as inspeções, foram realizados tratamentos em 60.826 imóveis, 68.063 depósitos com água receberam tratamento adequado e 17.104 depósitos considerados de risco foram eliminados de forma definitiva.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destaca que os indicadores demonstram o impacto das ações de vigilância, mas reforça que a prevenção continua sendo responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população.

“A redução dos casos é um resultado importante, fruto do trabalho contínuo das equipes de vigilância e da atenção básica. No entanto, o combate ao mosquito precisa ser diário. A maior parte dos criadouros ainda está dentro das residências, por isso contamos com o apoio da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito. A orientação é manter quintais limpos, eliminar recipientes que possam acumular água, tampar caixas d’água e realizar inspeções frequentes em calhas, vasos de plantas, pneus e outros objetos.

Leia Também:  Comissão de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento recebe representantes do projeto Caminhos Hub

Outra medida importante é a vacinação contra a dengue. A vacina Qdenga está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme o calendário do Ministério da Saúde, sendo aplicada em duas doses.

Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, manchas na pele ou dor intensa nas articulações, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica, evitando a automedicação. A identificação precoce da doença contribui para o tratamento adequado e reduz o risco de complicações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA