CUIABÁ
Secretaria Municipal de Saúde leva orientações sobre aleitamento materno e reiki para mães na Caminhada Pela Amamentação
Uma equipe de servidoras da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) marcou presença na Caminhada Pela Amamentação, realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Grupo de Apoio Supermães, no último sábado (30), no Parque Tia Nair. O evento teve como objetivo mobilizar a sociedade em prol do aleitamento materno e conscientizar gestantes, puérperas e famílias em relação à importância dessa prática para a saúde do bebê e da mãe.
Na oportunidade, foram oferecidas várias atividades como a caminhada em volta do lago, exercício aeróbico (ritbox), distribuição de mudas de plantas (incluindo o ipê amarelo, que foi declarada árvore símbolo do aleitamento materno pela lei estadual nº 11.826), exposição de mães empreendedoras, pintura de barriga para gestantes e de mama para lactantes e, por parte das servidoras da SMS, foram oferecidas orientações e material didático sobre amamentação e sessões de reiki, que é uma prática integrativa e complementar em saúde (PICS).
A responsável técnica em Saúde da Criança da SMS, Sônia Maria Nabarrete, destacou a importância do evento com um incentivo para as mães que querem amamentar seus filhos e a parceria da Secretaria Municipal de Saúde nessa luta. “A maioria das mães já passaram por muitas coisas para estarem aqui hoje nessa luta pelo aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementar até os 2 anos de vida. E a nossa equipe está à disposição nas unidades básicas de saúde do município, com imunização, pré-natal e a amamentação é algo que precisa ser trabalhado desde o pré-natal até chegar no nascimento e continua. Por isso é tão legal vocês terem criado esse grupo onde uma incentiva a outra. E nós da Secretaria Municipal de Saúde estamos à disposição. Podem contar conosco!”, disse.
A presidente do Grupo de Apoio Supermães, Josemara Lima, agradeceu a parceria da Prefeitura de Cuiabá na Caminhada Pela Amamentação. “Além da Secretaria Municipal de Saúde, que veio somar conosco trazendo com material educativo, orientações e práticas integrativas, também recebemos o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que liberou o espaço do Parque Tia Nair para realizarmos este lindo evento. No ano passado, fizemos a Carreata Pela Amamentação e a Sônia representou a Saúde do Município. Agora ela trouxe toda uma equipe junto com ela e esperamos que essa parceria se fortaleça cada vez mais nas próximas ações do Grupo Supermães”, declarou.
Agosto Dourado
A Caminhada Pela Amamentação é o primeiro evento que abre o Agosto Dourado em Mato Grosso, mês dedicado ao aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que o leite materno seja o único alimento do bebê até os 6 meses de vida e complementar pelo menos até 2 anos de idade. Isso porque estudos mostram que a prática reduz a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Para a mulher, amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama e do colo do útero.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Ceic José Nicolau passa a funcionar em novo endereço a partir desta quarta-feira
O Centro de Educação Infantil e Creche (Ceic) José Nicolau passa a funcionar, a partir desta quarta-feira (2), em novo endereço, na antiga escola Pe. Agostinho Colli, localizada na Rua Manoel Cavalcante Proença, s/nº, no bairro Goiabeiras. A unidade começa a receber as crianças e seus respectivos pais às 6h, em um espaço reestruturado e modernizado, com melhores condições para o atendimento da educação infantil.
Para garantir que tudo estivesse preparado para o primeiro dia no novo espaço, a equipe gestora do Ceic, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma força-tarefa nesta terça-feira (1º), organizando os ambientes, identificando os espaços, montando a decoração e realizando os últimos ajustes para a recepção das crianças.
A mudança encerra o funcionamento da unidade no antigo endereço, na Avenida Barão de Melgaço, onde o Ceic José Nicolau funcionou por nove anos. No novo espaço, a estrutura foi preparada para oferecer um ambiente mais acolhedor, arejado, iluminado e adequado às necessidades dos alunos.
A professora do maternal Edinéia Paes dos Santos, que atua há cinco anos na unidade, destacou que a mudança representa uma nova etapa para a comunidade escolar. A mudança representa o encerramento de um ciclo e o início de outro na história do Ceic José Nicolau. Do antigo espaço, ficam as boas lembranças, os vínculos construídos e os aprendizados acumulados ao longo dos anos. É um momento de transição e de muitas expectativas para todos nós”, disse.
Segundo Edinéia, o novo ambiente permitirá que os alunos tenham mais espaço e melhores condições para brincar, aprender e desenvolver suas atividades.“É um momento que nos enche o coração de entusiasmo e felicidade, de saber que nossas crianças vão ter um ambiente adequado para brincar, correr, se divertir e guardar momentos na memória delas em um lugar que foi feito para elas”, afirmou.
Ela acredita que a adaptação será gradual para crianças e profissionais. “As crianças ainda terão a memória do ambiente antigo e nós vamos, juntos, criar novos momentos afetivos aqui nesse novo espaço. É um momento de adequação tanto para as crianças quanto para nós”, explicou.
Para tornar a chegada ainda mais especial, a equipe preparou uma decoração de boas-vindas, com balões e um painel colorido. A proposta é fazer com que as crianças se sintam acolhidas e percebam o novo ambiente como um espaço de alegria e pertencimento.
A expectativa também tomou conta das famílias. Marielly Leidiane Lima, mãe de uma criança de dois anos e seis meses, conta que acompanhou com ansiedade, ajudou na mudança e comemora a oportunidade de ver a filha em um ambiente renovado.
“A gente ficou muito feliz. A família estava bem ansiosa com essa mudança. Ela ama vir para a creche. Não era por conta da estrutura antiga, era por conta do cuidado e da atenção que ela recebe. Eu acredito que agora, nesse novo espaço, isso vai ser muito mais intensificado”, relatou.
Para ela, o trabalho dos profissionais sempre foi um dos principais diferenciais da unidade e deverá ganhar ainda mais força com a nova estrutura.
“Você imagina agora nesse lugar bem cuidado, bem arejado, bem iluminado, como não vai ser a atenção dessas crianças. A gente está muito feliz com tudo isso que vai ser proporcionado para elas. É um grande passo para a creche”, afirmou.
A relação de confiança construída entre a família e os profissionais, segundo Marielly, é outro diferencial.
“Eu percebo o cuidado na hora que entrega, na hora que recebe. Isso é muito bom para a gente que é família. Eu estava bem apreensiva, e agora ela vem numa alegria, fica em casa cantarolando, lembra o nome dos amiguinhos. Isso é muito bom para a gente”, contou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJanaina se revolta com PL do sogro e admite: “Se soubesse, poderia ter saído independente” – veja entrevista
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça manda soltar empresária de Cuiabá presa em operação da PF que investiga tráfico internacional
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásNovo acesso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMedeiros fala em “melancia” e expõe apelido de Wellington Fagundes, aliado do próprio PL
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDilmar detona Wellington Fagundes, diz que senador “nunca fez nada por MT” e declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDepois de declaração de apoio de prefeito, Pivetta fecha asfalto em 100% de Rondonópolis e Cláudio diz: “Não é conversa fiada, é entregar de verdade” – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDebandada: Prefeitos do PL, MDB, PSB e PRD declaram apoio a Pivetta e ampliam racha nas bases de Wellington, Janaína e Fávaro
-
POLÍTICA MT7 dias atrásQuaest: 55% dizem que Mauro merece eleger sucessor e 53% aprovam governo Pivetta em MT

