CUIABÁ
Primeira Igreja Batista é homenageada pela Câmara Municipal pelos 70 anos de organização em Cuiabá
Por indicação do vereador Dilemário Alencar (Podemos), a Câmara Municipal realizou, nesta segunda-feira (04.12), uma Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da Primeira Igreja Batista de Cuiabá. Na ocasião, pastores, diáconos e membros da igreja receberam Moções de Aplausos do Legislativo pelos relevantes serviços prestados ao povo de Cuiabá.   
“A sessão Solene ocorreu com o propósito de parabenizar a respeitada Igreja Batista, que tem uma trajetória abençoada de 70 anos em nossa cidade. É uma igreja que faz parte do dia a dia da cidade de Cuiabá, com membros comprometidos com a palavra de Deus e generosos, onde desenvolvem importantes projetos de cunho social e educacional que ajudam a nossa cidade”, disse o vereador Dilemário. 
A Primeira Igreja Batista – PIB, foi organizada no dia 3 de maio de 1953 em Cuiabá pela Primeira Igreja Batista de Campo Grande por iniciativa do pastor Sandoval Oliveira Quintanilha e a sua esposa Maria de Oliveira Quintanilha que vieram de Campo Grande (MS) com o desafio de abrir o trabalho batista em Cuiabá.
“Agradeço ao pastor José Junior, presidente da Primeira Igreja Batista,  por ter acolhido a iniciativa da realização de sessão solene para homenagearmos os batistas de Cuiabá, visto que data tão marcante, como a do 70º Aniversário de organização da Igreja Batista, não poderia deixar de ser registrada nos Anais da Câmara Municipal da nossa cidade”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.  
Josemar Macena – Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura abre auditoria para investigar pagamento irregular de iluminação em condomínios e descarta nova taxa
A Prefeitura de Cuiabá instaurou uma auditoria, por meio da Controladoria-Geral do Município, para apurar pagamentos irregulares de iluminação em vias internas de condomínios fechados nos últimos cinco anos. Os valores apurados serão encaminhados ao Ministério Público para buscar o ressarcimento aos cofres públicos, e a administração reitera que não há qualquer criação ou cobrança de nova taxa para a população.
Em coletiva realizada nesta quarta-feira (23), o prefeito Abilio Brunini explicou que a medida cumpre estritamente a legislação federal e municipal, que proíbe o uso de dinheiro público para manutenção de áreas privadas.
“Não existe nenhuma taxa sendo criada ou aplicada. A prefeitura não está cobrando nada dos condomínios nem repassando custos. O que a lei determina é simples: dinheiro público não pode pagar conta de energia dentro de propriedade privada”, destacou o prefeito.
Fundamentação Legal e Auditoria
A irregularidade foi descoberta durante um trabalho técnico da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) para a substituição de lâmpadas antigas por tecnologia LED. Durante o mapeamento dos pontos, os técnicos constataram que a iluminação de vias internas de condomínios fechados estava sendo faturada para o município.
A prática fere o artigo 189 da Resolução nº 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que veda expressamente o enquadramento de vias internas de condomínio na classe de iluminação pública.
O município ressalta que a relação de fornecimento de energia elétrica dentro dessas propriedades é exclusiva entre a concessionária Energisa e os próprios condomínios. À Prefeitura cabe apenas exigir da concessionária a devolução dos recursos pagos indevidamente ao longo dos últimos cinco anos.
Durante o levantamento, a equipe técnica também identificou inconsistências em documentos apresentados no passado para autorizar as cobranças, incluindo suspeita de falsificação de assinatura de gestores. Todo o material auditado pela Controladoria será enviado ao Ministério Público Estadual (MPE) para que adote as providências cabíveis e garanta o retorno do dinheiro aos cofres municipais.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO5 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO6 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrásEx-funcionária da câmara de Sinop relata assédio, ameaças e gravações não consentidas envolvendo vereador Marcos Vinícius
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
POLÍTICA MT2 dias atrásÁudio de Medeiros dizendo para irmão de Gilmar Mendes que não ataca STF amplia desgaste após revelações sobre relação com Alcolumbre – veja o audio
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
