CUIABÁ

Presidente Paula Calil concede título de cidadão cuiabano e destaca sentimento de pertencimento à capital

Publicados

em

Nathany Gomes | Assessoria da vereadora Paula Calil
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), concedeu, na manhã desta quarta-feira (15), títulos de cidadão cuiabano. A cerimônia foi realizada na Presidência da Casa e proporcionou um momento de troca entre a parlamentar e os homenageados, destacando a dedicação daqueles que escolheram a capital mato-grossense para viver, construir suas histórias e contribuir com o desenvolvimento da cidade.
Durante o evento, Paula ressaltou o significado da honraria como símbolo de pertencimento e gratidão.
“Cuiabá é a cidade que nos acolhe, que nos dá oportunidades. Aqui construímos nossa história, nossa família e desenvolvemos o amor por essa terra. Receber esse título é reconhecer que vocês fazem parte desta cidade. Quando temos a oportunidade de contribuir com Cuiabá, seja no social, no trabalho ou na vida pública, isso ganha ainda mais valor. É uma cidade que encanta e que aprendemos a amar”, declarou.
Em nome dos homenageados, Emília Derquin, natural do Rio Grande do Sul, foi uma das que discursaram. Ela relembrou sua trajetória e a construção de vínculos com a capital.
“Receber esse título é muito especial. Cheguei ainda jovem, cresci aqui, construí minha vida e minhas amizades. Cuiabá é o lugar onde formei minha história e onde está o meu coração. Hoje participo de ações sociais e tenho uma trajetória construída aqui. Mesmo tendo outra origem, é aqui que me reconheço e quero continuar. Tenho certeza de que o sentimento de pertencimento é protagonista entre todos neste dia tão especial. Agora, somos oficialmente cuiabanos”, afirmou.
A concessão do título de cidadão cuiabano é uma das mais importantes honrarias do município e tem como objetivo reconhecer pessoas que contribuíram significativamente para o crescimento e fortalecimento de Cuiabá.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Cuiabá prepara lançamento de inscrições para o Minha Casa Minha Vida com quase 700 unidades habitacionais

Propaganda

CUIABÁ

Desfile de 7 de Setembro reúne Abilio, Pivetta e principais autoridades de Mato Grosso

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, prestigiaram, na noite desta segunda-feira (7), o desfile cívico-militar em comemoração aos 204 anos da Independência do Brasil, realizado na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá. Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Governo de Mato Grosso, o evento reuniu mais de 30 instituições, entre Forças Armadas, forças de segurança, escolas, entidades civis e grupos da sociedade.

Abilio Brunini esteve acompanhado da primeira-dama e vereadora Samantha Iris. Para ele, a mudança do desfile para o período noturno ajudou a ampliar a participação da população e resgatou uma tradição familiar.

“Muitas pessoas vêm aqui para reconstruir memórias familiares. Eu, por exemplo, lembro de quando era pequeno e meu pai sempre me trazia para o desfile. Não é apenas uma celebração do 7 de Setembro, é uma construção da história da nossa cidade. Olha só a quantidade de gente. Passar o desfile para a noite fez com que muitas pessoas que não vinham começassem a participar. Agora sabemos que precisamos preparar uma estrutura ainda melhor para o próximo ano, para que todos possam acompanhar com mais conforto e qualidade”, afirmou.

Pivetta também acompanhou a programação e destacou que a data, além da celebração, representa uma oportunidade de reflexão sobre os caminhos do país.

Leia Também:  Câmara aprova Projetos de Lei e pareceres da CCJR

“É uma data que faz parte da nossa memória, da infância e da escola. A Independência do Brasil é um dia de comemorar, mas também de refletir sobre o tamanho da nossa independência hoje e sobre os desafios que o país enfrenta. É um dia para se pensar”, afirmou.

Entre as autoridades municipais presentes estavam o secretário de Educação, Reginaldo Teixeira; a secretária de Assistência Social, Hélida Vilela; a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; o secretário de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges; o secretário interino de Esporte, Matheus Alves; a secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher; a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elisângela Fernandes Bokorni; a secretária de Segurança Pública, coronel Francyanne Siqueira; a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares; o secretário de Planejamento, José Afonso Portocarrero; e o secretário de Trabalho, Nivaldo Almeida.

O senador Wellington Fagundes também esteve entre as autoridades que acompanharam o desfile. Segundo ele, a celebração representa uma oportunidade de manter viva a relação das novas gerações com a história e os símbolos nacionais.

“É muito importante ver as famílias nas ruas, prestigiando o desfile e celebrando a Independência do Brasil. É uma tradição que fortalece o sentimento de pertencimento, valoriza a nossa história e mantém viva essa memória para as novas gerações”, afirmou Wellington.

Na área militar, participou o general de brigada Cláudio Gadelha Fernandes, comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, além de representantes das Forças Armadas e das forças de segurança que integraram o desfile.

Leia Também:  Câmara aprova requerimento, projetos e honrarias na sessão desta terça

Também acompanharam a programação o senador Jaime Campos, a deputada federal Gisela Simona, o deputado estadual Paulo Araújo e o vereador Dilemário Alencar.

Participaram do desfile a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar, incluindo alunos da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Judiciária Civil e a Secretaria de Justiça.

O desfile também reuniu instituições de ensino municipais, estaduais e federais, incluindo escolas cívico-militares, o Liceu Cuiabano e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O Programa Siminina integrou a programação ao lado de entidades da sociedade civil, grupos escoteiros, clubes de desbravadores, motoclubes e bandas.

A realização do desfile no período noturno foi uma das novidades desta edição. A mudança permitiu que famílias e trabalhadores tivessem mais facilidade para acompanhar a programação e contribuiu para a presença de um grande público ao longo da Avenida Getúlio Vargas.

Com a presença de autoridades e representantes de diferentes segmentos da sociedade, o desfile marcou a celebração da Independência do Brasil em Cuiabá e reuniu instituições civis, militares e educacionais em torno da data cívica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA