CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá homenageia cem mulheres por atuação em serviços sociais

Na noite desta terça-feira (31), a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio das Secretarias da Mulher, de Governo e adjunta de Relações Comunitárias (SARC), homenageou mais de cem mulheres, em sua maioria lideranças comunitárias, por meio de um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados voluntariamente à comunidade. A homenagem foi realizada durante o 1° Encontro Municipal das Mulheres Comunitárias, realizado no auditório da Secretaria da Mulher, localizada na avenida Getúlio Vargas, 490, Centro de Cuiabá.

O reconhecimento foi feito às mulheres que atuam em presidências de bairros, Clubes de Mães, Associações de Idosos, Movimentos sociais, lideranças religiosas, diretorias de escolas, creches, Organizações Não Governamentais, entre outros, que prestam serviços sociais de forma voluntária, como distribuição de sopão, cestas básicas, cobertores e proteção das mulheres e aos animais.

“É um desafio muito grande ser líder comunitária, pois além de eu ser mulher, eu sou muito jovem. É uma batalha, até pelo fato das pessoas desacreditarem de uma jovem ser atuante, tomar à frente de sua comunidade e lutar pelo seu bairro”, destaca Maria Eduarda de França Molina, a mais jovem liderança comunitária, eleita aos 18 anos à presidência do bairro Centro Sul de Cuiabá.

Leia Também:  Famílias que fazem parte do programa "Solidariedade em Ação" relatam a importância do beneficio

Além da liderança mais jovem, foi destacada a figura de dona Maria Orly de Matos, que aos 84 anos,  é uma liderança comunitária do bairro Doutor Fábio II e atua há mais de 40 anos em Cuiabá cuidando da comunidade. Atualmente, atua como presidente da União Cuiabana do Clube de Mães, que conta com 600 mulheres associadas que trabalham em 52 bairros.

“Só de você ajudar alguém é muito satisfatório. Enquanto eu viver, eu quero estar sempre ajudando as pessoas que mais necessitam, na medida que eu puder, buscando sempre o poder público. E eu tenho muitos anos de trabalho. Sou professora aposentada e estou à disposição das mulheres que precisam de ajuda”, destaca Maria Orly, de 84 anos, a liderança comunitária mais experiente em Cuiabá.

As homenageadas durante a solenidade representam apenas uma parcela de outras tantas que executam trabalho abnegado com amor e vontade por sua comunidade, lidando com diversos problemas, desde estruturais a sociais, para levar oportunidade e bem estar aos cidadãos, com o apoio da gestão municipal. 

Leia Também:  Semana do MEI começa em Cuiabá com atendimentos, orientação e ciclo de palestras para microempreendedores

Além da presença do secretário adjunto de Governo, Ricardo Lobo, da Secretaria de Relações Comunitárias, que idealizou e organizou a logística das homenagens, o evento contou com a presença das secretárias da Mulher, Cely Almeida, de Gestão, Elaine Cristina Ferreira Mendes, e a adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Propaganda

CUIABÁ

Arraiá do CCI Aideê Pereira reúne idosos e familiares em manhã de confraternização

O clima junino tomou conta do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aideê Pereira do Nascimento, no bairro Novo Horizonte. Com café da manhã, quadrilha, bingo, música ao vivo, homenagem aos aniversariantes do mês e almoço de confraternização, o tradicional Arraiá reuniu idosos, familiares e servidores em um momento de lazer, integração e valorização da cultura popular, na manhã desta terça-feira (30).

A secretária-adjunta de Direitos Humanos de Cuiabá, Vilmara da Silva Vidica, conhecida como Bombom, destacou que a celebração vai muito além da diversão e fortalece os vínculos entre os participantes. “O Arraiá do Aideê é uma comemoração importante, tanto para a unidade quanto para os idosos. É um momento de integração e socialização, em que eles conseguem interagir, dançar e conviver. É uma festa linda, muito bem organizada e com grande participação. É uma verdadeira confraternização”, afirmou Bombom.

A aposentada Jacy da Silva, de 63 anos, foi uma das participantes que chamaram a atenção ao se vestir de noiva para a quadrilha. Frequentadora da unidade, ela conta que o CCI transformou sua rotina. “É muito divertido para a gente. Não é porque estamos na terceira idade que não temos mais condições de participar das coisas. É muito gratificante fazer parte daqui. Antes eu ficava em casa, travada, e comecei a participar do CCI. Hoje não sinto dores, graças aos funcionários que cuidam tão bem da gente. Aqui é uma família. Essa brincadeira é uma terapia para a alma e para a mente. Eu sou muito feliz aqui.”

Leia Também:  Localização de três pessoas desaparecidas há 20 anos marcam passagem de Eleus Amorim na Câmara de Cuiabá

O professor de educação física Pedro, conhecido como Pedrão, ressaltou que o CCI oferece atividades permanentes para promover qualidade de vida aos idosos e que o arraiá representa um dos momentos mais aguardados do ano. “Sou suspeito para falar da minha unidade. Toda terça-feira realizamos o bailão e, hoje, unimos essa programação com a nossa festa cultural e a comemoração dos aniversariantes do mês. Atendemos diariamente cerca de 80 a 90 idosos, com atividades como ginástica, musculação, grupo de tricô e também o grupo de siriri.”

A presença dos familiares também marcou a festa. Talita Maria acompanhou o avô, Juracy Bonfim, de 89 anos, frequentador assíduo da unidade, ao lado da tia e do bisneto. Segundo ela, momentos como esse aproximam as famílias e estimulam ainda mais a participação dos idosos.

“Eu acho muito bacana reunir todos eles. É um momento diferente da rotina, de lazer, descontração e mobilidade. Trazer a família também é muito importante. Meu avô gosta muito daqui, vem praticamente todos os dias e sempre fala que os exercícios fazem muito bem para ele”, afirmou Talita.

Leia Também:  Entrega da premiação do 1º Concurso de Desenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil será nesta quarta-feira (28)

Há quase dois anos participando das atividades do CCI, Sueli dos Anjos, de 62 anos, afirma que encontrou na unidade um incentivo para manter a saúde e a disposição. “Está sendo maravilhoso. Essas atividades ajudam a trabalhar o corpo e fazem muito bem para a gente. Em dezembro completo dois anos participando e só tenho a agradecer.”

A animação da festa ficou por conta da dupla Eduardo Braga e Ketylen Reis, que embalou o público com muito forró durante toda a manhã. A programação faz parte do calendário dos Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá e será realizada em todas as unidades.

No CCI Padre Firmo Pinto Duarte, o Arraiá será realizado na próxima quarta-feira (8). No CCI Maria Ignês, a festa acontecerá na sexta-feira (10). Já no CCI João Guerreiro, o evento será realizado no dia 30 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA