CUIABÁ

Limpurb iniciará nova desobstrução de bueiros nas regiões das Avenidas do CPA e Prainha, nesta quarta-feira (13)

Publicados

em

A Defesa Civil do Município de Cuiabá, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizou, na manhã desta quarta-feira (13), a verificação dos bueiros da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (AV. do CPA), no trecho compreendido entre o Viaduto do CPA e a região da Praça Ipiranga. Durante a vistoria, foi constatado que na região da Prainha alguns bueiros necessitam de ação imediata para nova desobstrução. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) iniciará a limpeza ainda na tarde de hoje (13).

A iniciativa da Defesa Civil foi necessária devido ao alagamento provocado pelas fortes chuvas que caíram na tarde de ontem (12), especialmente na região central de Cuiabá. Por ocasião das obras do BRT, a Avenida do CPA foi muito castigada, com a terra dos canteiros se espalhando pelas pistas nos dois sentidos da via, o que, consequentemente, afetou a Av. da Prainha, para onde a correnteza descia. Em aproximadamente duas horas de chuvas, Cuiabá recebeu um volume de 32 milímetros de água na área central. No total, foram 40 milímetros na cidade.

Leia Também:  Escorpiões respondem por 60% dos acidentes com animais peçonhentos em Cuiabá

“Ainda ontem acionamos o engenheiro da empresa que executa as obras do BRT, e eles providenciaram a limpeza da pista. Hoje estamos monitorando os bueiros para verificar a real situação, tendo em vista que a previsão é de chuva forte. Caso isso aconteça sem a devida limpeza dos bueiros, o alagamento ocorrerá novamente. Já estamos em contato com a Secretaria Municipal de Obras e com a Limpurb, que deverão providenciar os serviços de limpeza”, explicou o diretor da Defesa Civil do Município, Ozeias Souza.

Os bueiros do centro estão com acúmulo de terra e muito lixo, parte trazido pelo volume de água e outra parte devido à falta de conscientização da população, que descarta irregularmente o lixo nas ruas. São materiais variados como sacolas, garrafas plásticas, papelão, restos de marmitas de isopor, entre outros.

“Aqui na região da Prainha a situação é atípica, o bueiro está totalmente obstruído. Encontramos até uma fita VHS antiga e um caderno. A Secretaria Municipal de Obras e a Limpurb realizam a limpeza, mas as pessoas continuam jogando lixo na rua. Como diretor da Defesa Civil, quero encarecidamente pedir à população que faça a sua parte e colabore, não jogando lixo na rua, sendo mais consciente”, frisou Ozeias.

Leia Também:  Comissão de Saúde da aprova cinco projetos em reunião nesta quinta

De acordo com o diretor da Defesa Civil, equipes da Limpurb executarão os serviços de limpeza e desobstrução dos bueiros na Av. Prainha já na tarde desta quarta-feira (13), como medida para amenizar o impacto das fortes chuvas que estão previstas para os próximos dias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Operação Via do Cobre fiscaliza sucatões e interdita estabelecimentos em Cuiabá

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), participou, nesta sexta-feira (9), da Operação Integrada Via do Cobre, voltada ao combate ao furto, ao roubo e à receptação de cabos, fios e outros materiais que contenham cobre. A ação fiscalizou três estabelecimentos do ramo de sucata, que resultou em duas interdições e levou à prisão de uma pessoa por crime ambiental e furto de energia elétrica.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), a operação reuniu órgãos municipais e estaduais para fiscalizar possíveis irregularidades administrativas, ambientais e criminais relacionadas à compra e à comercialização de materiais de origem suspeita.

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou a importância de combater não apenas os furtos, mas também a receptação dos materiais. Segundo ela, informações de inteligência apontaram os estabelecimentos como possíveis receptadores ou colaboradores do comércio clandestino. “A compra e venda de sucata é uma atividade permitida, mas precisa cumprir as exigências legais, como alvarás e licenças municipais e ambientais. A fiscalização busca regularizar esses estabelecimentos e contribuir para o combate à receptação de materiais furtados”, destacou Juliana Palhares.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel Susane Tamanho, ressaltou que a atuação integrada permite reunir, durante as abordagens, os órgãos responsáveis pelas diferentes frentes de fiscalização. “Essa atuação integrada é fundamental, pois reúne, em uma única operação, os órgãos responsáveis pela fiscalização e pela segurança pública. Assim, conseguimos verificar diferentes tipos de irregularidades, tornando as ações mais eficientes. Cuiabá é uma parceira importante nesse trabalho, que deverá ser ampliado para outros municípios”, destacou a secretária.

Leia Também:  Inscrições para 1.985 vagas na Educação de Cuiabá começam na segunda

Na região do Novo Colorado, os fiscais constataram que um estabelecimento funcionava sem o devido licenciamento municipal. O local não possuía alvarás de funcionamento e sanitário e apresentava acúmulo de entulho e lixo. As irregularidades resultaram em multa de R$ 5,2 mil, equivalente a 130 Unidades Padrão Municipal (UPMs), e na interdição da atividade. O estabelecimento já havia sido fiscalizado e notificado para regularizar a situação, mas não cumpriu as determinações da Prefeitura. A atividade permanecerá interditada até que as pendências sejam resolvidas.

Na região central, a equipe identificou a necessidade de atualizar a área cadastrada do imóvel e regularizar o alvará de publicidade. O estabelecimento, entretanto, possuía alvarás de funcionamento e sanitário, além da documentação do Corpo de Bombeiros. Já no bairro Nova Esperança, os fiscais verificaram uma divergência entre a área declarada na documentação, de 250 metros quadrados, e a dimensão real do imóvel, de 1.284,92 metros quadrados. Também foram identificadas pendências nos alvarás de localização e funcionamento e sanitário, além da necessidade de regularização do licenciamento ambiental.

O delegado titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Cuiabá, Mário Roberto de Souza Santiago Junior, explicou que, após a identificação das irregularidades administrativas, a Polícia Civil verifica a possível ocorrência de crimes, como a receptação de produtos roubados ou furtados e as infrações ambientais.

Leia Também:  "Cuiabá avança e está planejada para atender as crianças especiais", afirma professora

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) participou da ação, prestando apoio técnico na identificação de possíveis ilícitos. Durante a fiscalização, foi identificado um motor com numeração adulterada.

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) também atuou na operação. Segundo o delegado Marcelo Maidame, a equipe identificou danos ambientais nos locais fiscalizados, o que motivou o encaminhamento de envolvidos à unidade policial. Ainda conforme o delegado, foram lavrados três autos de prisão em flagrante relacionados a crimes de poluição.

A operação contou com a participação de 48 agentes da Polícia Militar, incluindo Força Tática, Batalhão Ambiental e do setor de Inteligência, 24 policiais civis, 11 servidores da Secretaria Municipal de Ordem Pública, 8 agentes do Corpo de Bombeiros Militar e 4 da Politec.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA