CUIABÁ

Escola do Legislativo inicia cursos de capacitação para servidores da Câmara

Publicados

em

03/07/2023

A Câmara Municipal de Cuiabá começou na tarde desta segunda-feira (03), o calendário de cursos que fazem parte do Plano de Capacitação da Escola do Legislativo para 2023. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os servidores da Casa, esclarecer dúvidas técnicas e dinamizar o trabalho.

A abertura do projeto teve como pauta inicial a aula de Processo Legislativo, que aconteceu no auditório Ana Maria do Couto (Plenarinho). O presidente da Casa, Chico 2000 (PL), esteve presente e pode conversar com os servidores e falar sobre a importância da ação.

“O servidor precisa estar atualizado com as legislações vigentes. Sabemos que muitos tem inúmeras dificuldades na elaboração de alguns projetos de lei, em alguns procedimentos legislativos e em razão disso estabelecemos que o primeiro curso seria de Processo Legislativo”, destaca Chico.

Chico ressalta ainda a certeza de que o curso vem para deixar os servidores da Câmara cada vez mais preparados para o exercício de suas funções.

Para Amanda Fares, chefe da Escola do Legislativo, o calendário de cursos, que abre esse momento voltado para capacitação na nova gestão, é de extrema importância.

Leia Também:  Abilio recebe faixa de prefeito e reforça compromisso popular: "vou trabalhar para não ter erros"

“Nós temos servidores antigos que já conhecem, mas temos muitos servidores novos que precisam entender o processo do começo até a sua finalização”, afirma.

O curso de Processo Legislativo é ministrado pela Doutora Fabiana Orlandi, advogada e Coordenadora das Comissões Permanentes da Casa. A profissional relata como o curso auxilia em uma área muito específica de atuação, e reafirma sua relevância.

“O Poder Legislativo é especial, então tem necessidade de capacitação especial. Nós lidamos com elaboração das leis, portanto, é de fundamental importância que todos aqueles que assessoram os vereadores tenham total domínio nessa área”, ressalta.

Fabiana analisa ainda que o curso aparece como um meio facilitador, para que as habilidades dos servidores sejam cada vez mais aprimoradas.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Secretaria de Educação realiza capacitação para formação da 1ª Turma de Brigadistas da Rede Municipal

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a capacitação da 1ª Turma do Curso de Formação de Brigadistas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. A programação, realizada em período integral, segue até quarta-feira (9), com o primeiro dia no Auditório Maestro China, na sede da SME, para a parte teórica sobre primeiros socorros, e o segundo dia no antigo Colégio Nilo Póvoas, com o conteúdo prático. A capacitação teve início nesta terça-feira (8).

Nesta primeira etapa, 12 unidades educacionais da capital foram contempladas, entre Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Cada unidade indicou cinco servidores efetivos para compor as equipes de resposta rápida em emergências, totalizando 60 participantes.

A ação faz parte da política contínua de fortalecimento da segurança, prevenção contra acidentes e gestão de riscos no ambiente escolar. Além disso, o treinamento atende aos requisitos técnicos e legais exigidos pelo Corpo de Bombeiros Militar para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nas unidades de ensino do município.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca 107 Técnicos em Desenvolvimento Infantil para posse e lotação

“Com carga horária total de 16 horas, o curso foi planejado de forma a garantir que os profissionais adquiram conhecimentos teóricos e aptidão prática para agir com segurança em eventuais momentos de crise”, explicou o secretário Municipal de Esportes, responsável pelo setor de infraestrutura da Educação, Mateus Silva Alves.

Segundo o cabo BM Assunção, no Módulo Teórico, o conteúdo abrange os fundamentos da segurança contra incêndio e pânico, noções avançadas de primeiros socorros, rotas de evacuação, abandono de área e legislação vigente.

“Já o Módulo Prático é voltado ao manuseio correto de extintores de incêndio, simulações reais de evacuação de emergência, táticas operacionais de combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar. Para isso, faremos uma simulação da ocorrência”, pontuou.

Para a realização do Módulo Prático, os participantes seguem orientações específicas de segurança do trabalho, como o uso obrigatório de vestuário apropriado para treinamentos táticos e de campo, incluindo calça comprida resistente, calçado fechado com solado aderente e vestimenta confortável.

“A expectativa é expandir a formação para as demais unidades da rede municipal ao longo dos próximos meses, garantindo que toda a comunidade escolar, alunos, professores e demais profissionais usufrua de espaços seguros, preparados e devidamente certificados pelos órgãos de segurança pública”, pontuou o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca novos nutricionistas e psicólogos para reforçar rede municipal de saúde

A realização do curso conta com a articulação da Diretoria de Infraestrutura e do Centro de Formação (CFEC/SME).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA