CUIABÁ
Chico 2000 convida integrante do MT Mamma para Tribuna e Outubro Rosa é tema
A Diretora Administrativa do MT Mamma, Cleuza Dias, usou a tribuna do Legislativo Cuiabano nesta quinta (05/10), para trazer visibilidade e pedir apoio à entidade que dá suporte às mulheres que passam pelo tratamento contra o câncer na mama. O convite partiu do presidente da Casa, Chico 2000 (PL), como parte de uma das ações da campanha de Outubro Rosa. Também esteve presente a presidente da entidade, Karen Mathias.
“Muitas mulheres não têm apoio da família. Cerca de 30% dos maridos abandonam as esposas por não ter estrutura emocional de acompanhar o tratamento que é muito doloroso. As cirurgias mutilam as mulheres, o cabelo cai com a quimioterapia”, relatou. 
Cleuza conta que a MT Mamma atua há 14 anos dando suporte a essas pacientes e ela também já passou pelo câncer de mama. A diretora explica que sua irmã, aos 37 anos, morreu em decorrência do agravamento da doença. Diferente do caso dela, a irmã descobriu que tinha câncer já mais tarde e não no início. 
“Ela deixou uma filha de 6 e 14 anos e a família se desestruturou após a morte dela. A mulher é o apoio e o esteio de uma família. Eu descobri o câncer em um exame de rotina. Fiz quimio, radio e foi uma fase muito difícil porque eu tinha acabado de perder meu marido em um acidente e tinha saído de um emprego de com mais de 20 anos. Eu estava desestruturada, fiz o tratamento pelo SUS no Hospital de Câncer, tive a cura e lá conheci a MT Mamma”. 
A entidade tem papel fundamental na vida de mais de 200 mulheres que já passaram por esse processo e são acompanhadas até hoje, pois o câncer é uma doença que precisa de acompanhamento periódico. 
“Recebemos muitas mulheres em depressão profunda pelo abandono da família, dos amigos que pensam que vai precisar de apoio financeiro e se afastam. É desgastante emocionalmente e por isso elas precisam desse acolhimento. Lá na MT Mamma temos diversas atividades como reiki, dança do ventre, meditação, customização, hidroginástica, atividades que ocupam a mente de alguma forma dessas pessoas”.
Cleuza pediu apoio da Câmara para fazer gestão junto a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e do Estado para que possam promover campanhas de exames e consultas para diagnosticar a doença.  
“Nossa principal fonte de renda são as vendas de camisetas e produtos. Até o dia 27 de outubro estaremos no Shopping Pantanal e até 20 de outubro no Shopping de Várzea Grande. Pedimos ajuda na divulgação e que apoiem a causa comprando produtos e dando conforto a quem precisa”. 
O presidente da Câmara Municipal, Chico 2000, agradeceu a presença das dirigentes da MT Mamma e as parabenizou pela dedicação e pelo trabalho que realizam. 
“É uma causa muito importante a esta Casa, tenho certeza que, neste outubro, somos todos rosa e em direção ao combate do câncer de mama”, finalizou Chico.
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura articula ampliação e Governo levará asfalto às ruas que ficaram fora do projeto
As obras de pavimentação asfáltica no bairro Jardim Mossoró avançam para uma nova etapa, com a previsão de inclusão das vias que não foram contempladas no projeto inicial. O anúncio foi feito durante visita do governador Otaviano Pivetta e do secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, na segunda-feira, 27.
Na ocasião, as autoridades acompanharam o andamento dos serviços executados pelo Governo do Estado nas avenidas A e B e nas ruas F1, H, I, J, K, L e M. O investimento é superior a R$ 4 milhões, com recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.
“O governador confirmou a ampliação do projeto para atender os trechos que ficaram de fora, o que representa um avanço para a comunidade e atende a uma necessidade da região. Parte dos projetos de engenharia e do processo de licenciamento foi elaborada pela Prefeitura de Cuiabá, mas algumas ruas ficaram pendentes. Já nos comprometemos a fazer o projeto das vias restantes e entregá lo ainda nesta semana para que o Governo do Estado faça um termo aditivo ou uma nova licitação, garantindo que todas as ruas do Jardim Mossoró sejam contempladas. Foi um compromisso firmado pelo governador com os moradores”, destacou o secretário Reginaldo.
Além da ampliação da pavimentação no Jardim Mossoró, o governador também assumiu o compromisso de asfaltar a principal via de acesso ao Jardim Canaã do Coxipó, na divisa com o bairro. A rua enfrenta problemas históricos de esgoto e alagamentos, e a intervenção deve proporcionar mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores.
Também há expectativa de que outros bairros da região sejam contemplados. A pedido do governador, será organizada uma reunião com os respectivos presidentes de bairro para mapear as localidades que ainda não possuem pavimentação.
Segundo Reginaldo, o objetivo é elaborar um planejamento conjunto que contemple os bairros do entorno do Parque Cuiabá, ampliando os investimentos em infraestrutura e garantindo mais desenvolvimento para toda a região.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCerca de 80% dos prefeitos do PL não comparecem à convenção de Wellington
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPaulo Araújo lança pré-candidatura a deputado estadual pelo Republicanos com ato ao lado de Mauro Mendes, Otaviano Pivetta e Cidinho dos Santos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProgressistas dá a largada e reúne mais de 600 mulheres em Caceres.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVídeo que compara Wellington Fagundes a Pedro Taques e Silval Barbosa vira munição na guerra eleitoral e domina os bastidores da campanha
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMT DADOS: Pivetta ultrapassa Wellington Fagundes em nova pesquisa; Jayme Campos aparece em terceiro lugar
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde institui comitê para negociação de preços nas compras do SUS
-
PICANTES6 dias atrásAry Mirelle diverte seguidores ao mostrar João Gomes em encontro: ‘Prometeu tudo’
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPL reúne 700 pessoas em convenção e atribui ausência de prefeitos à situação econômica dos municípios

