DEU NO METRÓPOLES

BOMBA: Em áudio a irmão de Gilmar Mendes, José Medeiros diz que não ataca STF e revela que mandou retirar críticas à Corte de sua campanha – vejam o audio

Candidato ao Senado pelo PL afirma ao prefeito de Diamantino, Chico Mendes, que evita mencionar ministros do Supremo; parlamentar confirma gravação divulgada pelo jornalista Igor Gadelha e diz que preserva a instituição, mas admite críticas a Alexandre de Moraes.

Publicados

em

O deputado federal José Medeiros (PL), candidato ao Senado por Mato Grosso, teve uma conversa privada revelada nesta segunda-feira (21) pela coluna do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles. Em áudio encaminhado ao prefeito de Diamantino, Chico Mendes (União Brasil), irmão do ministro Gilmar Mendes, o parlamentar afirma que evita atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e que chegou a determinar à equipe de marketing a retirada de conteúdos que mencionassem a Corte.

A revelação coloca em evidência a maneira como Medeiros conduz suas manifestações sobre o Judiciário durante a campanha eleitoral de 2026. Embora seja identificado com o bolsonarismo, o deputado declarou ao irmão de Gilmar Mendes que procura preservar a instituição e que não costuma fazer críticas aos demais ministros do Supremo, ressalvando sua posição em relação a Alexandre de Moraes.

Segundo a reportagem do Metrópoles, Medeiros relatou ao prefeito de Diamantino que havia orientado sua equipe de comunicação a eliminar referências ao STF dos materiais preparados para gravação.

Na conversa, o parlamentar também afirmou que nunca mencionou o nome de Gilmar Mendes em ataques e que chegou a receber críticas por essa postura.

Leia Também:  Marido de prefeita de VG afirma que vídeo divulgado nas redes sociais é antigo e fora de contexto

CRÍTICAS A MORAES E PRESERVAÇÃO DO STF

Um dos pontos da gravação é a distinção feita pelo deputado entre o ministro Alexandre de Moraes e os demais integrantes da Suprema Corte.

Medeiros afirmou que aceitaria fazer críticas a Moraes mesmo durante a madrugada, caso fosse solicitado, mas pediu que não lhe cobrassem manifestações contra outros ministros.

A declaração evidencia uma diferenciação assumida pelo próprio parlamentar: a disposição para criticar Alexandre de Moraes não se estende, segundo ele, aos demais integrantes do STF.

A conversa ganha relevância no contexto eleitoral de Mato Grosso, onde Medeiros disputa uma das duas vagas ao Senado e mantém sua identificação política com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

MEDEIROS CONFIRMA GRAVAÇÃO E ATRIBUI VAZAMENTO À CAMPANHA

Procurado pelo jornalista Igor Gadelha, José Medeiros confirmou a autenticidade do áudio e atribuiu sua divulgação a uma situação relacionada à disputa eleitoral.

O deputado reafirmou que considera necessário preservar o Supremo Tribunal Federal como instituição, mesmo quando discorda de decisões individuais de seus integrantes.

Em sua manifestação ao Metrópoles, Medeiros também sustentou que não teria dificuldades em apoiar pedidos de impeachment contra ministros que, em sua avaliação, atuassem em desacordo com a Constituição Federal.

Leia Também:  Programa recebe visitantes para conhecer o trabalho do Poder Legislativo

O parlamentar mencionou iniciativas contra Flávio Dino, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso e recordou que chegou a apresentar pedido de prisão contra Alexandre de Moraes.

A explicação apresentada por Medeiros é que sua posição contrária a determinadas decisões ou condutas de ministros não representa, necessariamente, oposição ao Supremo Tribunal Federal enquanto instituição.

ÁUDIO REPERCUTE NA RETA FINAL DA DISPUTA AO SENADO

A divulgação da gravação ocorre a menos de duas semanas do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro.

A conversa com Chico Mendes, irmão do decano do STF, revela uma posição expressamente assumida por José Medeiros sobre a condução de sua comunicação eleitoral e seus limites nas críticas ao Judiciário.

O episódio também acrescenta um novo elemento ao debate sobre a relação entre parlamentares identificados com o bolsonarismo e os ministros do Supremo Tribunal Federal.

A reportagem original, com a gravação divulgada nesta segunda-feira (21), foi publicada pelo jornalista Igor Gadelha, na coluna do Metrópoles.

Confira a reportagem e ouça o áudio divulgado pelo Metrópoles:

 

Propaganda

POLÍTICA MT

Botelho reafirma compromisso com regularização fundiária no assentamento Serrana

Reunião com pequenos produtores de Santo Antônio de Leverger também reforçou compromisso com implantação de poço artesiano na comunidade

Publicados

em

O deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) participou, neste domingo (20), de uma reunião com pequenos produtores rurais do assentamento Serrana e de comunidades de toda a região, em Santo Antônio de Leverger. O encontro foi marcado pela reafirmação do apoio ao parlamentar e pelo compromisso com a regularização fundiária das propriedades da comunidade, uma demanda aguardada há mais de duas décadas pelos moradores.

A reunião contou com a presença do presidente da Associação da Comunidade Serrana, José Benedito de Souza, conhecido como Souza, do vereador de Santo Antônio de Leverger, Rafael Silva, e do secretário de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Euclides Santos.

Durante o encontro, Botelho destacou sua atuação em defesa da agricultura familiar e da regularização fundiária em Mato Grosso. Segundo ele, a entrega da documentação definitiva representa mais do que a posse da terra: significa segurança e dignidade para famílias que aguardam há décadas pelo reconhecimento formal de suas propriedades.
“Nós temos feito esse trabalho pelo estado todo. Nós defendemos sobretudo a Baixada Cuiabana. Eu defendo o agricultor familiar como ninguém. Eu luto para levar equipamento, para fazer doação de calcário, para criar uma condição para que as pessoas pequenas vivam melhor. Essa é a minha luta”, afirmou o parlamentar.

Botelho também ressaltou os resultados alcançados pelo trabalho de regularização fundiária desenvolvido em Mato Grosso.
“Nessa questão da regularização fundiária, nós entregamos escritura para mais de 40 mil famílias. Pessoas que estão há 40 anos na terra e não têm seu documento. Agora, nós não entregamos mais título, mudamos isso. Nós entregamos escritura”, destacou.

No caso específico da Serrana, a regularização enfrenta um impasse judicial, que vem sendo acompanhado pelo parlamentar e pela equipe da Assembleia Legislativa. A expectativa é de que a atuação junto ao Poder Judiciário possibilite a solução definitiva para as cerca de 200 famílias que vivem na comunidade.
“Eu, sendo eleito, estou lá para trabalhar para vocês que vieram comigo, que foram meus companheiros, meus parceiros, que acreditaram no nosso trabalho. Qualquer problema que vocês tiverem aqui vai ser uma missão para mim e eu vou lutar por ela”, afirmou Botelho.

Leia Também:  Audiência pública discute qualidade de energia na região de Confresa

Outra demanda apresentada durante a reunião foi a implantação de um poço artesiano para atender os moradores da comunidade. Botelho afirmou que já possui recursos destinados para essa finalidade e garantiu que o projeto será executado.
“Eu tenho dinheiro para fazer poço este ano. Tenho três milhões de emenda para fazer poços que não deu tempo de executar, mas ainda vai executar este ano. Entrou o período eleitoral, não podia mais fazer licitação. Então, está lá a cifra. Nós vamos fazer. Tem o meu compromisso”, afirmou.

Para o presidente da Associação da Comunidade Serrana, José Benedito de Souza, a atuação de Botelho tem sido fundamental para avançar na busca pela regularização das terras.
“Sou presidente da Associação da Comunidade Serrana há 16 anos e nós estamos na luta, apoiando o deputado Botelho porque ele vem fazendo esse grande trabalho aqui na nossa comunidade para fazer a regularização fundiária, que ainda está sob trâmite na Justiça, em Brasília”, afirmou.

Souza destacou ainda uma recente agenda realizada em Brasília para tratar da questão. “Recentemente, estivemos lá em Brasília, reunidos com o ministro Antônio Carlos Ferreira, do STJ. Tivemos uma audiência muito boa e esperamos que, com o deputado Botelho e o apoio de todos, logo possamos resolver o problema da Serrana, que é o sonho de toda a comunidade, a regularização fundiária”, disse o presidente da Associação.

O vereador Rafael Silva também ressaltou a importância da união entre comunidade e poder público para solucionar o impasse.
“Estamos aqui na região Serrana em uma grande reunião de compromisso, porque o deputado tem compromisso com o nosso povo. Hoje estamos reunidos para falar sobre a regularização fundiária. A região Serrana vive um impasse jurídico muito grande há bastante tempo, e o deputado abraçou essa causa”, afirmou.

Leia Também:  Deputado Chico Guarnieri visita Parque Tecnológico de Mato Grosso

Segundo o vereador, a expectativa é garantir que os moradores tenham a documentação definitiva de suas propriedades. “Se Deus quiser, vamos resolver em parceria com a comunidade, com o presidente Souza e toda a população, para regularizar essas terras e todo mundo ter suas escrituras definitivas, para poder dizer que é seu de verdade”, declarou.

Rafael também destacou o compromisso assumido para a implantação do poço artesiano. “Também fizemos um compromisso de um poço artesiano para a comunidade e, se Deus quiser, vai ser feito para levar mais qualidade de vida a cada morador da região”, completou.

O secretário de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa, Euclides Santos, explicou que a comunidade Serrana existe há mais de 20 anos e que o processo de regularização enfrenta uma questão judicial que precisa ser solucionada.
“A Serrana é um assentamento que existe há mais de 20 anos aqui no município de Santo Antônio de Leverger. Ocorre um impasse judicial. São 200 famílias que moram aqui há mais de 20 anos e estamos trabalhando, graças a Deus e à determinação do deputado Eduardo Botelho, junto ao Poder Judiciário e ao Superior Tribunal de Justiça, para resolver esse impasse juridicamente”, explicou.

Euclides ressaltou que, solucionada a questão judicial, as famílias poderão receber a documentação definitiva de forma gratuita.
“Na oportunidade, toda a sua família poderá ter a escritura gratuitamente em mãos. Portanto, a comunidade hoje se reuniu com o objetivo de expressar essa felicidade pelo trabalho do deputado Eduardo Botelho, bem como reafirmar o compromisso com a continuidade desse trabalho”, afirmou.

A reunião terminou com a manifestação dos moradores e produtores da região em defesa da continuidade das ações voltadas à regularização fundiária, ao fortalecimento da agricultura familiar e à melhoria da infraestrutura das comunidades rurais de Santo Antônio de Leverger.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA