ELEIÇÕES 2026
Cláudio reforça apoio a Pivetta e rebate Ananias: “Fala bobagem”
Prefeito de Rondonópolis diz que escolha eleitoral deve ser livre e afirma não se preocupar com possíveis medidas do PL
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), voltou a reafirmar seu apoio à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), mesmo com a orientação do PL de Mato Grosso em favor da candidatura do senador Wellington Fagundes ao Governo do Estado. A manifestação ocorre em meio à tensão interna na legenda após prefeitos filiados ao partido declararem apoio a Pivetta.
Cláudio também rebateu a declaração do presidente estadual do PL, Ananias Filho, que afirmou que prefeitos da sigla teriam “usado o partido” para se eleger e, posteriormente, passado a apoiar um adversário da legenda.
O prefeito lembrou sua trajetória política e afirmou que foi eleito deputado estadual em 2022 pelo antigo PTB, obtendo a maior votação para deputado estadual em Rondonópolis naquele pleito. Em 2024, deixou o cargo no Legislativo para disputar a Prefeitura, sendo eleito para comandar o município.
“Eu fui eleito deputado estadual pelo antigo PTB, em 2022. Eu fui o deputado mais votado em Rondonópolis. Não existe isso [de usar o partido]. Não tem isso”, afirmou.
Questionado sobre a possibilidade de sofrer punições dentro do PL, Cláudio disse que não pretende se envolver na discussão sobre eventuais processos de expulsão e afirmou que sua prioridade é exercer o mandato e defender aquilo que considera melhor para Mato Grosso. A direção estadual do partido já anunciou procedimentos relacionados a filiados que declararam apoio a Pivetta.
Ao ser questionado diretamente sobre as declarações de Ananias, o prefeito respondeu: “Eu nem faço questão de responder. Eu acho que [Ananias] está perdendo tempo. Fala bobagem. Não tem sentido”.
A divergência envolve outros prefeitos do PL que também passaram a manifestar apoio a Pivetta, entre eles Abilio Brunini, de Cuiabá; Flávia Moretti, de Várzea Grande; Sérgio Machnic, de Primavera do Leste; Carlão Borchardt, de Tabaporã; e Emerson Sabatine, de Itanhangá.
Ananias Filho afirmou que poderia abrir procedimentos contra prefeitos da legenda que contrariassem a orientação partidária. Cláudio, porém, declarou que não está pautando sua decisão por possíveis consequências internas.
“Liberdade” para apoiar Pivetta
Cláudio declarou apoio à reeleição de Pivetta ainda durante a pré-campanha e justificou a decisão pela relação administrativa mantida entre o Governo do Estado e Rondonópolis.
“Eu acredito na liberdade. Nós temos que escolher livremente, sem coerção, sem uso da força, sem violência. Ou a gente acredita na liberdade ou não acredita. E eu escolhi livremente apoiar o governador Otaviano Pivetta, porque tem sido parceiro de Rondonópolis”, afirmou.
O prefeito também destacou que possui responsabilidades com o município e disse considerar a parceria com o Governo do Estado um dos motivos para manter sua posição.
“Eu estou prefeito em Rondonópolis. Eu tenho obrigações, eu tenho deveres a cumprir. E o Otaviano Pivetta tem sido um parceiro e é por isso que eu apoio a reeleição do nosso governador Otaviano Pivetta”, completou.
A crise interna do PL em Mato Grosso ganhou novos contornos após outros integrantes da legenda também declararem apoio a Pivetta. Cláudio, por sua vez, mantém publicamente sua posição e afirma que a decisão deve ser tomada de forma livre pelos agentes políticos e pelos eleitores.
POLÍTICA MT
Lideranças do Nortão destacam parceria com Max Russi durante agenda em quatro municípios
Candidato à reeleição passou por Juruena, Aripuanã, Colniza e Alta Floresta; vereadores citaram ações nas áreas de saúde, infraestrutura, educação e assistência social
O deputado estadual Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e candidato à reeleição, cumpriu neste fim de semana uma série de compromissos no norte do Estado. A agenda incluiu carreatas e encontros políticos em Juruena, Aripuanã, Colniza e Alta Floresta, onde recebeu manifestações de apoio de lideranças locais.
Durante as visitas, representantes dos municípios ressaltaram a interlocução mantida com o parlamentar e citaram ações viabilizadas para atender demandas locais, especialmente nas áreas de saúde e infraestrutura.
Em Alta Floresta, durante encontro realizado na noite de sábado (19), o vereador Claudinei de Jesus (MDB) falou sobre a parceria construída com Russi ao longo de sua atuação no município. Entre as áreas mencionadas estão pavimentação de bairros, custeio da saúde, educação e assistência social.
Claudinei afirmou que parte das iniciativas desenvolvidas por seu mandato contou com a participação do deputado estadual. Segundo o vereador, a parceria alcançou projetos relacionados à saúde, obras, infraestrutura e pavimentação. Registros da Câmara de Alta Floresta também apontam destinação de recursos de Max Russi para a saúde do município em anos anteriores.
Em Juruena, o vereador Cabelo (PSB) também destacou a atuação de Russi, principalmente no setor da saúde. Conforme o parlamentar municipal, recursos destinados ao atendimento da população e ao transporte de pacientes tiveram participação do deputado estadual. Durante o encontro, Cabelo manifestou apoio à candidatura de Russi à reeleição.
A passagem pelos quatro municípios integra a agenda de campanha de Max Russi pelo interior de Mato Grosso. Na reta final do período eleitoral, o candidato tem ampliado as visitas a diferentes regiões do Estado e mantido encontros com moradores, prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais.
A campanha trabalha com a previsão de passagem por aproximadamente 60 a 70 municípios antes das eleições. Nos últimos dias, Russi também esteve em cidades como Alto Taquari, Jaciara, Dom Aquino, Campinápolis, Paranatinga e Novo São Joaquim.

-
POLÍTICA MT3 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO4 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
ESPORTES7 dias atrásFlamengo vence o Corinthians no Maracanã e reassume a liderança do Brasileirão
-
MATO GROSSO3 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós abrir palanque para Fávaro, Adelcino vira alvo de “traição” e relação com Mauro azeda no Araguaia – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEsposa de Medeiros ocupa cargo na Presidência do Senado desde 2019, enquanto senador endurece discurso contra a Casa
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDocumentos podem revelar traição de parlamentar que disputa o Senado em MT e arrecadação paralela usando o nome de Bolsonaro em 2018 com uso de jatinho
