POLÍTICA MT
Procuradoria Especial da Mulher da ALMT lança campanha “Carnaval de Respeito”
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) lançou, nesta quarta-feira (11), o projeto “Carnaval de Respeito: Festa Boa é Sem Violência”, voltado à proteção das mulheres durante o período carnavalesco. A iniciativa tem como foco a prevenção de casos de violência e importunação sexual, além da divulgação de informações sobre os canais de apoio disponíveis.
Segundo a subprocuradora especial da Mulher, Francielle Brustolin, a campanha busca garantir que as mulheres saibam como agir e onde buscar ajuda em situações de risco. Ela destacou que a Assembleia Legislativa deixa de ser apenas observadora e assume papel ativo na defesa dos direitos das mulheres durante a festa.
“Sabemos que, nesse período, há maior consumo de bebidas alcoólicas e aumento das situações de assédio e violência. Por isso, é fundamental que as mulheres estejam atentas e saibam que o poder público está vigilante. Toda a rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher estará mobilizada para prestar atendimento, acolhimento e encaminhamento adequado”, afirmou Brustolin.
A equipe de prevenção da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) identificou a necessidade de uma mobilização específica para o período carnavalesco e formalizou a solicitação de uma campanha institucional voltada à orientação, à conscientização e à proteção dos direitos das mulheres.
O conceito da ação partiu de um princípio simples e necessário: as festas populares fazem parte da cultura brasileira e devem continuar existindo, desde que sejam espaços de respeito e convivência segura. Com essa proposta, foi criado o mote “2026, Um Carnaval de Respeito. Festa boa é sem violência”, reforçando a mensagem de que a celebração só é positiva quando é boa para todos, sem qualquer tipo de agressão.
Foto: MARCOS LOPES/ALMT
Entre as ações previstas, a PEM destacou o apoio às Procuradorias Especiais da Mulher nos municípios, disponibilizando todo o material da campanha em formato PDF para facilitar a reprodução local, especialmente em cidades que não contam com equipes próprias de criação.
Além disso, foram organizados kits e realizadas visitas aos gabinetes parlamentares, convidando deputados e deputadas a levarem o material para suas bases eleitorais. A iniciativa também envolveu o compartilhamento do conteúdo com parceiros da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, com orientação para uso responsável, ampla divulgação e marcação da PEM, ampliando o alcance da mensagem institucional.
Em balanço sobre o primeiro ano de funcionamento do Espaço Raquel Catani, localizado na Assembleia Legislativa, Brustolin destacou que nesse período mais de 450 atendimentos foram realizados a mulheres vítimas de violência.
Segundo ela, a Procuradoria atua com uma equipe multidisciplinar, composta por psicóloga, assistente social e profissionais da área jurídica, garantindo acolhimento adequado, análise de cada caso e os devidos encaminhamentos.
Atendimento – As mulheres que necessitarem de apoio podem buscar atendimento presencial no Espaço Raquel Cattani, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h, e também pelos telefones (65) 98134‑1655 e (65) 3313‑6802, para agendamento e dúvidas.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Mauro Savi acompanha Pivetta em Sorriso e apresenta prioridades para saúde e infraestrutura
Candidato a deputado estadual participou de reuniões com lideranças, caminhada e “bicicletaço”; proposta prevê recursos para ampliar exames e cirurgias no interior

O candidato a deputado estadual Mauro Savi (Podemos) participou, na sexta-feira (18), da agenda política do candidato ao Governo de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), em Sorriso. A programação reuniu vereadores, lideranças políticas e apoiadores em diferentes compromissos realizados no município.
A agenda começou com a recepção da comitiva no Aeroporto Adolino Bedin. Depois, os candidatos seguiram para a Câmara Municipal, onde participaram de reunião com vereadores para discutir demandas da região e concederam entrevista coletiva à imprensa. No fim da tarde, a mobilização seguiu para as ruas, com caminhada e um “bicicletaço” pelo bairro São Domingos.
Durante comício realizado no bairro Industrial, Savi ressaltou a experiência de Pivetta na administração pública e lembrou que os dois já atuaram juntos como deputados estaduais. Ao falar sobre a passagem do aliado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Savi defendeu que experiências daquela gestão sejam levadas para outras regiões de Mato Grosso.
Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, Savi apresenta a saúde pública entre as prioridades de sua candidatura. Uma das propostas é destinar recursos diretamente para ampliar e agilizar a realização de exames e cirurgias, principalmente nos municípios do interior.
O candidato também afirma que pretende atuar pela valorização dos servidores públicos estaduais e pela continuidade de investimentos em obras estruturantes nos municípios.
A agenda em Sorriso contou ainda com a participação do prefeito Alei Fernandes (União) e da candidata a vice-governadora Gisela Simona (União), além de candidatos a deputado federal e ao Senado que acompanharam as atividades da comitiva.
Durante o evento, Alei também manifestou apoio à candidatura de Pivetta e citou a experiência do republicano em seus três mandatos como prefeito de Lucas do Rio Verde.
-
POLÍTICA MT3 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO4 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
ESPORTES7 dias atrásFlamengo vence o Corinthians no Maracanã e reassume a liderança do Brasileirão
-
MATO GROSSO3 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós abrir palanque para Fávaro, Adelcino vira alvo de “traição” e relação com Mauro azeda no Araguaia – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEsposa de Medeiros ocupa cargo na Presidência do Senado desde 2019, enquanto senador endurece discurso contra a Casa
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDocumentos podem revelar traição de parlamentar que disputa o Senado em MT e arrecadação paralela usando o nome de Bolsonaro em 2018 com uso de jatinho
