IA NAS ELEIÇÕES 2026
Jayme Campos aposta em vídeo com inteligência artificial e reúne protagonistas da política de Mato Grosso em saloon do “Velho Oeste”
Produção divulgada às vésperas da convenção do União Brasil reúne pré-candidatos, autoridades e personagens históricos da política estadual em uma narrativa criada com inteligência artificial.
Produção divulgada às vésperas da convenção do União Brasil reúne pré-candidatos, autoridades e personagens históricos da política estadual em uma narrativa criada com inteligência artificial.
Às vésperas da convenção do União Brasil, marcada para esta quinta-feira (30), o senador e pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Jayme Campos, movimentou os bastidores políticos ao divulgar um vídeo produzido com inteligência artificial que recria um cenário típico do Velho Oeste americano para reunir alguns dos principais nomes da política mato-grossense.
Ambientada em um saloon denominado “Mato Grosso”, a produção apresenta um encontro fictício entre lideranças de diferentes partidos e correntes políticas. Entre os personagens estão o ex-prefeito de Cuiabá Roberto França, interpretando o barman do estabelecimento; o saudoso Lara Aes de Ouro, homenageado na produção; o ex-governador Júlio Campos; o ex-prefeito Emanuel Pinheiro; o ex-governador Mauro Mendes; o governador Otaviano Pivetta; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; o deputado Wilson Santos; o ex-governador e pré-candidato Pedro Taques; o candidato ao Governo de Mato Grosso já homologado em convenção, Wellington Fagundes; a pré-candidata ao Senado Janaína Riva; a pré-candidata ao Governo Natasha Slhessarenko e diversas outras lideranças da política estadual.
Em uma das cenas, Janaína Riva aparece sentada a uma das mesas do saloon e esboça um discreto sorriso quando o governador Otaviano Pivetta entra no ambiente. O vídeo intercala momentos de humor e referências ao cenário político atual, utilizando recursos de inteligência artificial para criar uma narrativa cinematográfica que rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.
No desfecho da produção, Jayme Campos faz uma referência ao Pedra 90, tradicional bairro de Cuiabá implantado durante sua gestão como prefeito da Capital na década de 1990. A menção remete a uma das obras mais conhecidas de sua administração e funciona como um resgate de sua trajetória política, encerrando o vídeo com um tom de memória e identidade ligado à sua passagem pelo Executivo municipal.
Divulgada na reta final que antecede a convenção do União Brasil, a peça reforça a crescente utilização da inteligência artificial nas campanhas eleitorais. A tendência evidencia uma mudança na comunicação política, com produções cada vez mais elaboradas e voltadas ao ambiente digital, em uma eleição que promete ser marcada não apenas pela disputa entre os candidatos, mas também pela inovação na forma de dialogar com o eleitor.
Veja o video
Mauro Mendes, Otaviano Pivetta, Fábio Garcia reúnem lideranças da base governista em restaurante de Cuiabá antes da convenção
Encontro realizado na noite desta quarta-feira (29) antecedeu a convenção estadual do União Brasil e serviu para as últimas articulações entre convencionais e integrantes do grupo político.
Na noite desta quarta-feira (29), poucas horas antes da convenção estadual do União Brasil, lideranças da base governista se reuniram em um restaurante de Cuiabá para um encontro político que movimentou os bastidores da sucessão estadual.
Participaram da reunião o ex-governador Mauro Mendes, o governador Otaviano Pivetta, o deputado federal Fábio Garcia, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, além de deputados estaduais, entre eles Nininho, prefeitos, parlamentares, convencionais e outras lideranças da base governista.
O encontro ocorreu em um momento considerado decisivo para o partido, que realiza nesta quinta-feira (30) sua convenção estadual para definir oficialmente os candidatos que disputarão as eleições de 2026.
Nos bastidores, a reunião foi vista como parte das articulações naturais que antecedem a convenção, oportunidade em que os integrantes da legenda discutiram estratégias, alinharam posicionamentos e consolidaram apoios internos para a votação dos convencionais.
A convenção do União Brasil tem despertado grande expectativa por reunir diferentes correntes internas da legenda. De um lado, o senador e pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Jayme Campos, busca o apoio dos convencionais para representar o partido na disputa pelo Palácio Paiaguás. De outro, o ex-governador Mauro Mendes articula para que a sigla apoie o projeto político do atual governador, Otaviano Pivetta, também pré-candidato ao Governo do Estado. A definição do posicionamento do União Brasil será conhecida durante a convenção, considerada um dos principais acontecimentos do calendário político mato-grossense.
A presença de deputados estaduais, prefeitos, parlamentares e demais lideranças da base governista reforçou o clima de mobilização às vésperas da convenção. O encontro serviu para intensificar o diálogo entre os convencionais e ajustar as estratégias para a votação que definirá o posicionamento do União Brasil na sucessão estadual.
A expectativa é de que a convenção reúna centenas de filiados e lideranças de diversas regiões de Mato Grosso para deliberar sobre os rumos da legenda nas eleições de 2026. O resultado deverá influenciar diretamente o cenário político estadual, marcando uma nova etapa da disputa pelo Palácio Paiaguás e definindo o caminho que o União Brasil adotará no pleito deste ano.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCerca de 80% dos prefeitos do PL não comparecem à convenção de Wellington
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPaulo Araújo lança pré-candidatura a deputado estadual pelo Republicanos com ato ao lado de Mauro Mendes, Otaviano Pivetta e Cidinho dos Santos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProgressistas dá a largada e reúne mais de 600 mulheres em Caceres.
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMT DADOS: Pivetta ultrapassa Wellington Fagundes em nova pesquisa; Jayme Campos aparece em terceiro lugar
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVídeo que compara Wellington Fagundes a Pedro Taques e Silval Barbosa vira munição na guerra eleitoral e domina os bastidores da campanha
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPaulo Araújo reúne nesta terça-feira 28 principais lideranças da base governista no lançamento de sua pré-candidatura à reeleição
-
SAÚDE7 dias atrásMinistério da Saúde institui comitê para negociação de preços nas compras do SUS
-
PICANTES6 dias atrásAry Mirelle diverte seguidores ao mostrar João Gomes em encontro: ‘Prometeu tudo’

