AGRONEGÓCIO

Missão internacional avança na abertura do mercado cubano para frutas brasileiras

O processo de abertura do mercado cubano para frutas brasileiras avançou com a realização de missão técnica conduzida por representantes da Organização Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) de Cuba. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acompanhou a etapa final da auditoria no dia 9 de abril, em Vacaria (RS), na região dos Campos de Cima da Serra.

A agenda foi coordenada pelo Departamento de Sanidade Vegetal e de Insumos Agrícolas (DSV), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O objetivo foi subsidiar a abertura do mercado de Cuba para a exportação brasileira de limão, laranja, uva e maçã.

Durante a visita ao Rio Grande do Sul, os técnicos cubanos realizaram verificações presenciais nos sistemas de produção de maçã, com foco em medidas de manejo fitossanitário, rastreabilidade e controle de pragas. Também foram avaliados os mecanismos oficiais de certificação fitossanitária, o registro de áreas produtoras e os sistemas de mitigação de riscos adotados no Brasil.

Leia Também:  Estudo mostra que rodovias perdem espaço para ferrovias e hidrovias

A delegação visitou pomares e empresas exportadoras, onde conheceu os processos de classificação, processamento, tratamento a frio e rastreabilidade dos produtos destinados ao mercado externo.

A produção brasileira de maçã é reconhecida pela qualidade e pela organização da cadeia produtiva, com potencial para atender às exigências fitossanitárias dos mercados importadores. Atualmente, o Brasil é o 12º maior produtor mundial da fruta e exporta para cerca de 40 países, entre eles Índia, Portugal e Irlanda, além de abastecer o mercado interno.

A missão integra uma agenda mais ampla de auditorias realizadas em diferentes regiões do país. No início da semana, a delegação cubana esteve em São Paulo, onde avaliou os sistemas de produção e certificação fitossanitária da lima ácida tahiti e da laranja, com visitas técnicas a unidades produtivas e de consolidação.

A programação foi encerrada com reunião entre os auditores cubanos e representantes do Mapa para apresentação das principais observações da missão e definição das próximas etapas do processo de abertura de mercado.

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Leia Também:  Aqui: orientações essenciais para produtores rurais declararem o IR 2025

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Ministro André de Paula participa da abertura oficial da Feira Brasil na Mesa, nesta quinta-feira (23)

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, participa, nesta quinta-feira (23), a partir das 10h, da abertura oficial da Feira Brasil na Mesa, na Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF), integrando a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Também estarão presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; os ministros Fernanda Machiaveli, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Leonardo Barchini, da Educação; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; José Guimarães, da Secretaria de Relações Institucionais; além de demais autoridades.

A feira reúne produtores, pesquisadores, gestores públicos e o público em geral em torno da valorização da diversidade de alimentos produzidos no país e das oportunidades associadas à sociobiodiversidade brasileira.

Realizada de 23 a 25 de abril, a programação apresenta iniciativas voltadas à promoção da agricultura familiar, da ciência e das políticas públicas ligadas ao setor agroalimentar. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participa da agenda técnica com especialistas que apresentarão ações relacionadas à promoção comercial, à ampliação de mercados e ao fortalecimento da sanidade agropecuária.

Leia Também:  Aqui: orientações essenciais para produtores rurais declararem o IR 2025

O público poderá acompanhar degustações, feira de produtores, atividades culturais e demonstrações culinárias com ingredientes da biodiversidade brasileira. Entre as atrações estão a Estação das Delícias Brasileiras, a Feira dos Sabores e a Cozinha Show, com chefs preparando receitas ao vivo com alimentos nativos do país.

SERVIÇO:

Abertura oficial da Feira Brasil na Mesa
Data: 23 a 25 de abril
Abertura oficial: quinta-feira – 23/04 – às 10h
Horário da feira:
23/04 – 13h às 18h
24/04 e 25/04 – 9h às 18h
Local: Embrapa Cerrados – Planaltina (DF)

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: Profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento devem solicitar o credenciamento diário no Sistema da Presidência da República. Também será aceita a credencial anual do Planalto.

Programação: www.embrapa.br/feira-brasil-na-mesa

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA