MATO GROSSO
Hospitais estaduais oferecem proteção contra bronquiolite a bebês prematuros
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) disponibilizou o imunobiológico nirsevimabe para bebês prematuros, para a proteção imediata contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite, em 29 maternidades e hospitais habilitados para a aplicação do medicamento.
Na rede hospitalar do Estado, três hospitais atuam como referência: o Hospital Regional de Colíder, de Cáceres e de Sorriso. O componente é um anticorpo monoclonal indicado para a prevenção de infecções graves causadas pelo VSR.
O Hospital Regional de Colíder e o de Sorriso, ambos administrados pela SES-MT, já aplicaram, respectivamente, duas e 10 doses.
O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à SES-MT e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), aplicou o medicamento em 25 bebês prematuros da região.
A Secretaria já distribuiu um total de 726 doses do nirsevimabe aos hospitais de Mato Grosso, sendo 37 doses para a regional de Cáceres, 14 doses para a de Colíder e 30 doses para a de Sorriso, conforme planejamento de distribuição baseado na estimativa de nascidos vivos elegíveis.
O público-alvo prioritário da estratégia são os recém-nascidos prematuros, com idade gestacional de até 36 semanas e 6 dias, que podem receber a dose ainda na maternidade, logo após o nascimento.
O imunobiológico foi adquirido pelo Ministério da Saúde para fornecimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os bebês prematuros já recebem o medicamento na maternidade, durante a internação. A proteção é fundamental, pois os recém-nascidos têm mais risco de desenvolver formas graves de bronquiolite ou pneumonia. A estratégia vai evitar internações e mortes em Mato Grosso”, explicou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.
Conforme a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes, os hospitais particulares não vão receber diretamente o medicamento, mas poderão acionar a Vigilância Municipal quando nascer uma criança prematura, para que a equipe da Prefeitura vá até o local e faça a aplicação do imunobiológico.
“É importante destacar que o nirsevimabe é um anticorpo pronto que protege o bebê logo após a administração. As doses foram distribuídas estrategicamente, garantindo o acesso ao medicamento para os prematuros nas diferentes regiões. Posteriormente, crianças de até 24 meses com comorbidades também vão receber o imunobiológico”, afirmou.
Posteriormente, poderão receber o medicamente crianças de até 2 anos com as seguintes comorbidades: cardiopatia congênita, broncodisplasia (doença pulmonar crônica da prematuridade), imunocomprometimento grave, síndrome de Down, fibrose cística, doença neuromuscular e anomalias congênitas das vias aéreas.
Equipe do Hospital Regional de Colíder já aplicou duas doses de nirsevimabe em bebês prematuros
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Governo de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
Em cumprimento à legislação eleitoral, o Governo de Mato Grosso suspende, a partir deste sábado (4.7), a exibição das notícias institucionais publicadas no Portal do Governo, bem como todo o conteúdo de fotografias e produções audiovisuais.
A medida atende às restrições previstas no artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), que disciplina a publicidade institucional nos três meses que antecedem o pleito. E, se aplica também às redes sociais do Estado.
Durante esse período, serão veiculados exclusivamente conteúdos de relevância ou de utilidade pública.
A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) seguirá com seu papel institucional de atender à imprensa e fornecer informações nesse período.
Fonte: Governo MT – MT
-
CUIABÁ4 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
NACIONAL5 dias atrásBrasil reconhece, por lei, a Rota Turística das Cidades Coloniais Alagoanas
-
SAÚDE5 dias atrásDr. José Curvo abre agenda exclusiva em Cuiabá para avaliações e procedimentos estéticos nos dias 9 e 10 de julho
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTRE multa Pedro Taques em R$ 10 mil por impulsionar conteúdo contra Mauro Mendes nas redes sociais
-
PICANTES6 dias atrásSabrina Sato e Nicolas Prattes revelam sexo do bebê e emocionam familiares: ‘Mágico’
