NACIONAL

MME prorroga consultas públicas do PDE 2035 e do PNE 2055

O Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou, nesta sexta-feira (13/3), o prazo das consultas públicas do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2035 e do Plano Nacional de Energia (PNE) 2055. Os interessados poderão enviar contribuições até 29 de março pelos portais do MME e do Participa + Brasil.

O PNE e o PDE são instrumentos de planejamento que orientam decisões no curto, médio e longo prazo, ampliam a previsibilidade regulatória e subsidiam a formulação de políticas públicas estratégicas. Os estudos são elaborados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), conforme diretrizes do MME.

O PDE 2035 tem horizonte de dez anos e caráter indicativo. O documento reúne projeções e análises voltadas à avaliação da segurança do suprimento energético e das necessidades de expansão do setor. Publicado anualmente, o plano é atualizado a cada ciclo, incorporando aprimoramentos metodológicos e cadernos temáticos complementares.

Já o PNE 2055 possui natureza estratégica e horizonte de 30 anos, com publicação a cada cinco anos. Nesta edição, o estudo apresenta avanços metodológicos, incluindo uma modelagem integrada que busca otimizar os custos totais do sistema e garantir coerência entre oferta, demanda e infraestrutura. O documento também utiliza cenários prospectivos e analisa tendências tecnológicas e incertezas do setor, oferecendo diretrizes para orientar políticas públicas e investimentos.

Leia Também:  MME celebra 50 anos do Proálcool com grandes destaques para o setor dos biocombustíveis

Ambos os planos estão alinhados à Política Nacional de Transição Energética (PNTE) e servem de base técnica para instrumentos como o Plano Nacional de Transição Energética (Plante) e o Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte), contribuindo para orientar a trajetória do Brasil rumo a um sistema energético seguro, competitivo e de baixo carbono.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Propaganda

NACIONAL

Brasil bate recorde e registra mais de 42 milhões de passageiros em voos domésticos de janeiro a maio

O Brasil registrou no mês passado mais um recorde na movimentação de passageiros domésticos. De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas voaram pelo país. O número é 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. É a primeira vez na história que o Brasil ultrapassa a marca de 42 milhões de passageiros no período.

O resultado de maio também foi positivo e recorde. No mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil – número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 é a maior desde o início da série histórica, em 2000.

Os dados compilados pelo Ministério do Turismo foram divulgados nesta segunda-feira (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, comemorou mais um recorde no setor.

“Os números refletem o excelente momento que o turismo brasileiro vive atualmente. Significa que o brasileiro está com mais confiança, mais renda e mais desejo de conhecer as belezas do seu próprio país. Cada avião cheio representa hotéis movimentados, restaurantes trabalhando a pleno vapor, o comércio local aquecido e, o mais importante, geração de emprego e renda, desde as grandes capitais até os pequenos municípios turísticos”, disse.

Leia Também:  Obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira faz 23 anos

Ele afirmou ainda que os recordes são fruto de um trabalho sério de estruturação dos destinos brasileiros, de promoção das rotas nacionais e de parcerias para tornar as viagens mais acessíveis.

“O turismo é a força motriz do novo Brasil: um setor sustentável, vibrante e que orgulha a todos nós. Vamos continuar trabalhando para que ainda mais brasileiros possam viajar, descobrir nossas riquezas e fortalecer a nossa economia”, emendou.

No acumulado do ano, o número de passageiros internacionais também registrou aumento. Nos cinco primeiros meses de 2026 foram registrados 12,8 milhões de passageiros, número 10% maior que os 11,6 milhões contabilizados no mesmo período de 2025.

Analisando apenas o mês de maio, o número de turistas internacionais registrou aumento de 5% na movimentação, com 2,23 milhões em 2026 e 2,13 milhões em 2025.

Os números de passageiros internacionais de 2026 são os maiores já registrados – tanto no acumulado do ano (de janeiro a maio) quanto no mês de maio.

Por João Alberto Pedrini, Marco Guimarães e Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Leia Também:  MME celebra 50 anos do Proálcool com grandes destaques para o setor dos biocombustíveis

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA