NACIONAL

Clique Escola destaca boas práticas e anuncia seleção para 2026

Para disseminar boas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras, o Ministério da Educação (MEC) começará a selecionar, partir de fevereiro, novos projetos publicados no aplicativo Clique Escola. Serão escolhidos os projetos que tiveram o maior número de curtidas nos três meses anteriores. Para participar, basta a instituição de ensino postar no Clique Escola as fotos e a descrição da ação escolar e mobilizar estudantes, professores, diretores, famílias e a comunidade para curtir e apoiar o projeto. 

Ao compartilhar seus projetos, as escolas ampliam o alcance de suas ações, inspiram outras comunidades educativas e fortalecem a rede de trocas pedagógicas no país. Desse modo, o Brasil passa a conhecer o que aescolas fazem de melhor.   

aplicativo Clique Escola é gratuitojá ultrapassou 480.263 downloads e atende escolas de todo o Brasil. 

Considerada uma vitrine de inovação e engajamento na área educacional, na plataforma, a comunidade escolar e a sociedade têm acesso às principais informações educacionais e financeiras da escola. Entre elas, estão a consulta à infraestrutura escolar; ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); à Taxa de Distorção Idade-Série; as Taxas de Rendimento; e aos repasses do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); além de notícias sobre educação. 

Leia Também:  MEC promove debate sobre gestão do ensino médio

objetivo é ser um canal de comunicação do MEC com as instituições públicas de ensino básicoA plataforma permite que sejam encaminhadas mensagens para as comunidades escolares de todo o país, com informações sobre ações do ministério, cumprimento e encerramento de prazos e cursos de formação disponíveis para profissionais da educação, por exemplo. 

Ao longo de 2025, o aplicativo destacou iniciativas de escolas públicas de todas as regiões do país e, neste ano, seguirá valorizando experiências inspiradoras. A plataforma transformou projetos escolares em referências nacionais, ampliando o alcance de iniciativas com participação comunitária e transformação social por meio da educação. 

Com funcionamento simples e acessível, o Clique Escola permite que experiências desenvolvidas no cotidiano escolar ganhem visibilidade em todo o país. Em 2025, os projetos mais curtidos no aplicativo, selecionados por região, foram publicados no site do MECcomo reconhecimento do impacto positivo dessas ações nas comunidades educativas. 

Conheça abaixo as iniciativas selecionadas em 2025: 

Leia Também:  CNPE aprova resolução que integra Programa Mover ao RenovaBio

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Consulta pública sobre o legado da Copa Feminina recebe sugestões na área do turismo

O Governo do Brasil abriu consulta pública para ouvir a população sobre os legados da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, que será realizada no país. A iniciativa busca reunir propostas que contribuam para a construção de um plano voltado ao desenvolvimento social e econômico em diferentes regiões brasileiras.

A participação pode ser feita até segunda-feira (25), por meio da plataforma Brasil Participativo, onde a população poderá contribuir com ideias sobre quais transformações o país deve priorizar com a realização do evento.

No setor do turismo, poderão ser apresentadas, por exemplo, propostas voltadas à qualificação de profissionais para receber visitantes, melhorias na acessibilidade turística, ampliação da conectividade e da mobilidade urbana nas cidades-sede, além de iniciativas de promoção internacional dos destinos brasileiros.

A consulta pública pode ser acessada neste link.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a realização da Copa do Mundo Feminina representa uma oportunidade estratégica para fortalecer o turismo brasileiro e promover os destinos nacionais no cenário internacional. “Grandes eventos esportivos movimentam a economia, geram emprego e renda e deixam benefícios permanentes para as cidades. A participação da população nessa construção é fundamental para que o legado da Copa também contribua para o desenvolvimento do turismo em diferentes regiões do país”, destacou.

Leia Também:  Setor de viagens corporativas fatura mais de R$ 1 bilhão no Brasil em setembro e projeta recorde de faturamento anual

Sediada pela primeira vez na América do Sul, a competição representa uma oportunidade para impulsionar o turismo nacional, ampliar a visibilidade internacional dos destinos brasileiros e movimentar a economia nas cidades que receberão as partidas.

As contribuições recebidas irão auxiliar na construção do Plano Nacional do Legado Social e Esportivo da Copa do Mundo Feminina 2027, elaborado pelo Governo do Brasil, em parceria com diferentes órgãos e entidades.

Os interessados podem acessar a plataforma Brasil Participativo e responder à pergunta: “Qual legado você quer para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027?”.

Serviço

  • O quê: Consulta pública sobre os legados da Copa do Mundo Feminina de 2027
  • Prazo para participação: até segunda-feira, 25 de maio
  • Como participar: pela plataforma Brasil Participativo

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA