POLICIAL
Polícia Civil fecha ponto de venda de drogas e prende traficantes em Colniza
Três traficantes que coordenavam um ponto de venda de drogas na cidade de Colniza foram presos em flagrante pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (06.11), em ação que resultou na apreensão de grande quantidade de entorpecentes e apetrechos relacionados ao tráfico.
Os suspeitos, dois homens e uma mulher, foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A desarticulação do ponto de venda de drogas ocorreu após denúncia anônima sobre uma residência localizada no bairro Bela Vista, com grande movimentação de pessoas e veículos, indicando se tratar de um comércio de entorpecentes.
Durante a vigilância do local, os policiais constataram a veracidade dos fatos, identificando os moradores, assim como dois veículos, um Renault Duster e uma motocicleta Honda Pop, possivelmente utilizados para entregas de entorpecentes, comercializados na modalidade delivery.
Diante dos elementos apurados durante as investigações, a equipe policial decidiu realizar a abordagem na residência, onde flagrou os dois traficantes do sexo masculino, um deles com a motocicleta Honda Pop e outro com uma motocicleta Honda Bros.
Em uma mesa no interior da residência, os policiais encontraram uma balança de precisão, um rádio comunicador e outros materiais utilizados para comunicação entre traficantes. O rádio estava em funcionamento, indicando a existência de uma rede de vigilância do tráfico na região.
Em continuidade às buscas, foi encontrado no quintal dos fundos da residência um saco preto com grande quantidade de porções de drogas, como maconha e pedras de crack, já fracionadas e embaladas para venda. Em um guarda-roupa foram encontradas uma porção grande de maconha e uma lata com dinheiro trocado característico da atividade de tráfico.
Durante a ação, duas crianças estavam na casa, dormindo no sofá, demonstrando que atividade de tráfico de drogas era realizada na presença delas. Enquanto os policiais estavam no local, a suspeita chegou à residência no veículo Renault Duster e também foi detida.
Todo material ilícito foi apreendido e os suspeitos conduzidos à Delegacia de Colniza, onde após serem interrogados, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Polícia Civil cumpre 104 mandados contra facção criminosa envolvida com tráfico e lavagem de dinheiro em Lucas do Rio Verde
¿¿A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3.7), a Operação Ragnarok para cumprir 104 ordens judiciais contra uma facção criminosa voltada aos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro em Lucas do Rio Verde e região.
Na operação, são cumpridos 55 mandados de prisão preventiva, 34 de busca e apreensão e 15 bloqueios de contas bancárias relacionadas aos investigados, no limite de mais de R$ 10 milhões. As ordens judiciais foram decretadas pela 5ª Vara Criminal de Sinop.
As investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Lucas do Rio Verde ao longo de aproximadamente 11 meses, identificando integrantes de uma facção criminosa envolvidos com o comércio de entorpecentes e crimes correlatos.
O trabalho investigativo iniciou após a prisão em flagrante de dois criminosos por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo nos meses de julho e agosto de 2025.
Com o avanço das investigações, foi possível identificar uma rede criminosa estruturada, com o envolvimento de mais de 50 pessoas nos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro, que movimentou mais de R$ 10 milhões no período investigado.
Lavagem de dinheiro
As investigações identificaram que, entre seus integrantes, quatro mulheres eram responsáveis pela movimentação financeira da facção criminosa, atuando no repasse do dinheiro da venda de entorpecentes e de taxas para o comércio de drogas.
Os valores eram repassados para outros investigados, sendo também destinados para uma conta jurídica, posteriormente identificada como uma empresa de fachada para lavagem de dinheiro. Os investigados que recebiam os valores ilícitos simulavam diversas transações financeiras para pulverizar o dinheiro em diversas contas, movimentando quantias milionárias, mesmo sem nenhuma renda declarada.
Com base nos elementos apurados, a delegada da Derf, Paula de Fátima Moreira Barbosa, representou pela expedição dos mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e bloqueio de contas bancárias, com foco na prisão dos integrantes e na desarticulação do núcleo financeiro da facção criminosa.
“Esses investigados eram orientados a repassar o dinheiro ilícito e dissimular os valores para diversas contas, até chegar ao gerente da facção criminosa que está no Rio de Janeiro”, explicou a delegada Paula Barbosa.
Operação Pharus
A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
CUIABÁ2 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT4 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
ESPORTES7 dias atrásCopa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
