POLÍCIA FEDERAL
PF cumpre mandado em investigação de crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet
Campinas/SP. A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (06/11), mandado de busca e apreensão na cidade de Jundiaí/SP, no âmbito da Operação Mão Protetora, que apura a prática de crimes de abuso sexual infantojuvenil pela internet.
As investigações tiveram início em 2025, a partir de informações de inteligência obtidas pela PF em Campinas, que identificaram indícios de disseminação de material de abuso sexual infantojuvenil em ambiente virtual.
Durante a ação, foi apreendido material e equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia técnica para extração e análise de dados, com o objetivo de identificar possíveis vítimas e demais envolvidos.
Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Telefone: (19) 3345-2260
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
FICCO/RO deflagra operação e prende suspeita por tráfico de drogas
Porto Velho/RO. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta segunda-feira (13/7), em Porto Velho/RO, a Operação In Separabilis, com o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e de mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara de Delitos de Tóxicos da Comarca de Porto Velho.
A investigação apura a atuação de um casal envolvido no comércio ilícito de entorpecentes, com vínculos com organização criminosa. O homem já se encontrava preso preventivamente, em decorrência de flagrante ocorrido em abril deste ano, ocasião em que foram apreendidos expressiva quantidade de drogas, armas de fogo, munições e materiais relacionados ao comércio ilícito.
Durante as diligências desta data, a mulher foi presa e foram apreendidos aparelhos eletrônicos, cujos dados serão submetidos a exame pericial, conforme autorização judicial.
Os investigados poderão responder, em tese, pelos crimes de tráfico de drogas, de associação para o tráfico e de organização criminosa.
A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Civil, pela Polícia Militar, pela Polícia Penal e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN, as quais atuam de forma integrada no combate ao crime organizado em Rondônia.
Comunicação Social da Polícia Social em Rondônia
Tel. (69) 99972-8890/ (69) 3216-6208
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAPÓS DEFESA EM PLENÁRIO, WELLINGTON CELEBRA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE FORTALECE A PROTEÇÃO ÀS MULHERES
-
POLÍTICA MT7 dias atrásProposta antirracista tem parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos
-
NACIONAL6 dias atrás‘Melhores Vilas Turísticas do Mundo’: Conceição de Ibitipoca (MG) é um dos destinos brasileiros na disputa
-
POLÍTICA MT7 dias atrásConvenção do União Brasil é antecipada para o dia 30; Jayme Campos reafirma diálogo aberto com Mauro Mendes e demais lideranças
-
POLÍTICA MT4 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
POLICIAL4 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásRádio Assembleia estreia Bandas de Cá, com destaque para o rock mato-grossense

