NACIONAL

Presidente Lula, ao lado de Alexandre Silveira, anuncia investimento de quase R$ 3 bilhões da Petrobras na Bahia

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (9/10), em Maragogipe (BA), o investimento de R$ 2,97 bilhões da Petrobras para a construção de seis navios de segurança ambiental no Estaleiro Enseada, retomando as atividades de um dos maiores complexos navais do país. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e demais autoridades no estaleiro localizado às margens do Rio Paraguaçu — único de quinta geração do Brasil (categoria que reúne estruturas industriais de alta tecnologia e automação, capazes de construir e integrar embarcações de grande porte com padrões internacionais de eficiência e sustentabilidade).

O empreendimento marca a retomada da indústria naval brasileira, após anos de ociosidade e sucateamento. O projeto, financiado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM), prevê a geração de 6.795 empregos diretos e milhares de indiretos, priorizando mão de obra local: mais de 90% das vagas estão sendo preenchidas por trabalhadores do Recôncavo Baiano, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego no estado da Bahia, o SineBahia. As embarcações, do tipo OSRV (Oil Spill Response Vessel), serão integradas à frota da Petrobras e reduzirão em até 25% as emissões de CO₂ nas operações de controle de vazamentos em alto-mar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a retomada das atividades do estaleiro, e exaltou as políticas conduzidas pelo MME.

Leia Também:  MEC defende mais diálogo e menos tarifas no G20 Educação

“Estou feliz porque a partir de agora, e vai começar mais forte em janeiro, as pessoas mais pobres irão receber gás gratuitamente em casa, porque o gás sai da Petrobras a R$ 37 do botijão de 13 kg e chega na casa das pessoas a 150. Obviamente que não dá pra gente dar para todo mundo, mas a gente vai dar para as pessoas mais necessitadas. Da mesma forma, a energia elétrica. Quem consome até 80 kW por mês não vai pagar mais energia e quem consome até 120 vai pagar menos”, disse o presidente.

Silveira destacou que o renascimento do estaleiro e da indústria naval brasileira é resultado da política de conteúdo local e da Lei da Depreciação Acelerada, que reduziu de 20 para dois anos o prazo de abatimento fiscal para embarcações construídas no país.

“O presidente Lula retomou a indústria naval brasileira e recuperou a infraestrutura que o entreguismo irresponsável havia sucateado no passado recente. Investir neste estaleiro é investir em sustentabilidade, em empregos de qualidade e em orgulho nacional. Daqui sairão navios modernos, preparados para proteger nosso mar e gerar oportunidades para o povo baiano”, afirmou Silveira.

O ministro também ressaltou que as resoluções recentes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabelecem índices mínimos de conteúdo local de 60% para embarcações de apoio marítimo e 50% para navios-tanque e gaseiros, garantindo que o aço, a engenharia e a mão de obra brasileira sejam valorizados.

Leia Também:  Movimento brega de Belém apresenta ao MinC projeto "Palco Mundi do Brega", e reforça o título da cidade como Capital Mundial do Brega

Silveira encerrou sua fala reforçando o compromisso social do governo com a Bahia.

“O Gás do Povo é a chama da inclusão social, um programa que já conquistou o coração do Brasil, com 67% de aprovação. É um exemplo de eficiência energética e de dignidade, que leva saúde, tempo e economia às famílias mais pobres. Um programa que carrega a marca do presidente Lula e a sensibilidade do ministro Rui Costa, que foi decisivo para tirá-lo do papel e transformá-lo em realidade”, afirmou o ministro.

Além do presidente Lula e de Silveira, também estiveram presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Margareth Menezes (Cultura) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), além da presidenta da Petrobras, Magda Chambriard.

O evento contou ainda com a participação de senadores, deputados federais, prefeitos, vereadores e representantes do setor privado ligados à indústria naval e ao segmento de óleo e gás. Também participaram, em peso, trabalhadores do Estaleiro Enseada, que ao longo de todo o evento comemoraram a retomada das atividades e os novos empregos gerados na região.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Propaganda

NACIONAL

INSS oferece mais de 44 mil vagas ao redor do Brasil em mutirão neste fim de semana (27 e 28/6)

Neste fim de semana (27 e 28 de junho) o Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS) realizará um mutirão de atendimentos ao redor do país. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 44 mil vagas para perícias médicas e avaliações sociais.

Confira a distribuição de vagas:

Nordeste (31.546 vagas)

  •  Alagoas (912): União dos Palmares (750) e Maceió (162).
  •  Bahia (2.938): Jequié (335), Santo Antônio de Jesus (707), Feira de Santana (1.176), Itabuna, Juazeiro (240) e Irecê (480).
  •  Ceará (10.974): Quixadá (120), Horizonte (120), Caucaia (120), Aquiraz (120), Brejo Santo (200), Itapagé (280), Itapipoca (434), Quixeramobim (495), Sobral (628), Tianguá (638), Iguatu (660), Crateús (690), Juazeiro Do Norte (970), Parquelândia (466), Crato (993), Fortaleza – Sul (1.171) e Fortaleza – Centro-Oeste (2.869).
  •  Maranhão (1.155): Santa Rita (112), São Bento (220), Balsas (254), Imperatriz (15), São Luís – Deodoro (485), São Luís-Cohab (48) e São Luís-Nazaré (21).
  •  Paraíba (6.303): Guarabira (275), João Pessoa – Centro (1.428), Campina Grande – Dinamérica (4.200), Tambauzinho (100), Itabaiana (100), Santa Rita (100) e Sapé Esperança (100).
  •  Pernambuco (5.654): Garanhuns (270), Serra Talhada (475), Petrolina (670), Caruaru (1.595), Recife – Encruzilhada (2.400), Recife-Corredor Do Bispo (154) e Recife-Pina (90).
  •  Piauí (3.030): Oeiras (160), Campo Maior (200), Piripiri (200), São João Do Piauí (250), Floriano (294), Picos (476), Teresina – Centro (560), Aeroporto (50) e Parnaíba (840).
  •  Rio Grande do Norte (380): Nazaré (190) e Santa Cruz (190).
  •  Sergipe (200): Siqueira Campos (200).
Leia Também:  Festa Junina conquista Argentina em ação inédita do Ministério do Turismo

Sudeste (5.199 vagas)

  •  São Paulo (1.901): São Paulo – Glicério (1.344), Cubatão (216), Itapetininga (60), Fernandópolis (7), Osasco (214) e Votorantim (60).
  •  Minas Gerais (1.401): Manhuaçu (228), Ituiutaba (423) e Janaúba (750).
  •  Rio de Janeiro (1.897): Itaboraí (120), Barra da Tijuca (175), Avenida Brasil (246), Barra do Piraí (40), Nilópolis (78), Magé (80), Macaé (180), Angra dos Reis (150), São João de Meriti (152), Bangu (144), Nova Iguaçu (182) e Volta Redonda (350).

Norte (2.382 vagas)

  •  Acre (308): Cruzeiro do Sul (138) e Rio Branco – Centro (170)
  •  Amazonas (808): Manaus – Codajás (679), APS BI (50), Compensa (14), Manacapuru (45) e Tefé (20).
  •  Amapá (732): Macapá (732)
  •  Pará (478): Altamira (413), Itaituba (15) e Santarém (50).
  •  Rondônia (56): Cacoal (56)

Centro-Oeste (795 vagas)

  •  Goiás (188): Posse (48), Santo Antônio do Descoberto (100) e Goianésia (40).
  •  Mato Grosso (15): Confresa (15).
  •  Mato Grosso Do Sul (330): Três Lagoas (76), Coxim (78), Costa Rica (78), Corumbá (78) e Campo Grande – 26 de Agosto (20).
  •  Distrito Federal (262): Asa Sul (50) e Taguatinga (212).
Leia Também:  Linha Graça Aranha-Silvânia fortalece transmissão de energia no Brasil

Sul (4.489 vagas)

  •  Rio Grande do Sul (1.440): Alvorada (384), Porto Alegre – Partenon (480) e Osório (576)
  •  Paraná (2.759): Ivaiporã (225), Paranavaí (360), Toledo/PR (408) e Curitiba (1.766).
  •  Santa Catarina (290): Joinville (290).

Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Fonte: Ministério da Previdência Social

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA