CUIABÁ

Cuiabá reduz jornada de trabalhadores da Limpurb devido ao calor intenso

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, determinou a redução da carga horária dos colaboradores da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), que atuam na manutenção e limpeza da cidade. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (1º) e visa proteger os trabalhadores das frequentes ondas de calor e da baixa umidade do ar registradas neste período de estiagem.

As equipes terceirizadas, responsáveis por serviços como roçagem, capinagem, varrição, pintura de meio-fio, retirada de bolsões de lixo e manutenção de praças e parques, incluindo jardinagem, passam a cumprir uma jornada diária de 5h30. O expediente será das 7h às 10h e das 14h às 16h30, evitando a exposição dos trabalhadores nos horários de maior intensidade solar.

“Estamos passando por um período crítico de calor e seca, e nossa prioridade é preservar a saúde dos trabalhadores que cuidam diariamente da nossa cidade. Por isso, determinei a redução da jornada, sem prejuízo às atividades, garantindo que eles possam exercer suas funções de forma mais segura”, destacou o prefeito Abilio Brunini.

Leia Também:  Van do Sine da Gente leva atendimento aos moradores do bairro Santa Laura

A exposição prolongada em períodos de alta temperatura pode causar desidratação, queimaduras, envelhecimento precoce da pele e aumentar as chances de desenvolvimento de câncer de pele, devido à maior incidência de radiação ultravioleta (UV). Para reforçar os cuidados, além do ajuste na carga horária, os colaboradores da Limpurb recebem equipamentos de proteção individual (EPIs), como chapéus, roupas de manga longa, luvas e óculos escuros, além de pontos de hidratação instalados em todos os locais de serviço.

No último dia 20 de agosto, a Prefeitura de Cuiabá já havia emitido um alerta à população sobre os cuidados redobrados durante o período de seca, que deve se estender até meados de outubro. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da hidratação constante, da proteção contra o sol e da atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, que estão mais suscetíveis aos efeitos da baixa umidade e do calor extremo.

A capital chegou aos 40°C na medição automática e aos 39,4°C na medição manual de temperatura realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se tornando a segunda capital brasileira mais quente de 2025, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.

Leia Também:  Gestão Emanuel Pinheiro acumula sete premiações entre maio e junho pelos investimentos no saneamento básico, mobilidade, gestão fiscal e ações de sustentabilidade

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito Abilio Brunini em reunião com os colaboradores da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Adoções superam resgates e 35 animais encontram um novo lar no canil municipal

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, registrou um resultado histórico nas ações de adoção responsável. Entre agosto e setembro, 35 animais foram adotados, número que supera a quantidade de animais que chegaram ao canil por meio de resgates no mesmo período, que foi de 15.

O resultado marca, pela primeira vez desde o início da atual gestão do prefeito Abilio Brunini, um período em que o número de animais encaminhados para novos lares supera o de animais que chegaram ao canil por meio de resgates.

A marca é resultado do fortalecimento das ações de adoção responsável, da maior divulgação dos animais disponíveis e do envolvimento da população. O BEA vem trabalhando para aproximar os animais da comunidade e ampliar as oportunidades de eles encontrarem famílias responsáveis.

Para a secretária-adjunta de Bem-Estar Animal, Milena Cavalieri, o trabalho vai além de encontrar novos lares para os animais e representa uma oportunidade de transformação na vida dos cães e das famílias que os acolhem.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: 1ª edição do Festival ‘Matula’ reúne gastronomia e atrações culturais a partir desta sexta-feira (29)

“Estamos empenhados em trabalhar cada vez mais na ressocialização dos cães, preparando-os para que possam encontrar novas famílias e viver uma nova história. Cada adoção representa muito mais do que a saída de um animal do canil: representa a oportunidade de um recomeço, de uma nova família feliz e de uma vida com mais cuidado, amor e dignidade”, afirmou.

Milena também destacou que o canil representa uma etapa de cuidado e preparação para que os animais possam seguir para uma nova vida.

“O canil não é o fim da história desses animais, é o começo de um recomeço. Por isso, seguimos trabalhando para que cada cão tenha a oportunidade de encontrar um lar responsável e transformar, também, a vida de quem decide adotá-lo”, completou.

No período, 15 animais chegaram ao canil por meio de resgates, enquanto 35 deixaram o espaço após serem adotados. O resultado reforça a importância da adoção responsável e da participação da população para garantir que mais animais tenham a oportunidade de viver em um ambiente familiar, com cuidado, proteção e afeto.

Leia Também:  Ilde Taques apresenta proposta que cria reserva de vagas para trabalhadores com mais de 40 anos

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA