NACIONAL

Sistema do Movimento Turismo que Protege já está no ar

Publicados

em

Um passo decisivo foi dado neste sábado (23) na luta pela proteção infantojuvenil no turismo brasileiro. Em um dos eventos mais importantes do setor, o Salão do Turismo em São Paulo, o Ministério do Turismo lançou oficialmente o sistema de cadastro online do Movimento Turismo que Protege. A nova plataforma digital permite que qualquer pessoa física ou jurídica, de qualquer parte do país, possa assinar a carta de apoio e se juntar a esta causa.

A adesão é simples e voluntária. Através de um cadastro único, realizado com CPF para pessoas físicas ou CNPJ para empresas, os apoiadores formalizam seu compromisso em promover práticas mais seguras e responsáveis, ajudando a construir uma barreira intransponível contra a exploração de crianças e adolescentes no contexto das atividades turísticas.

O lançamento representa a evolução de uma mobilização que vem crescendo e se consolidando desde sua criação. O movimento já agrega profissionais, grandes empresas, entidades do setor e órgãos públicos em uma corrente pelo bem.

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou a importância da ferramenta como um elo fortalecedor das políticas já existentes. “O Movimento é uma política de suporte ao Código. Ele vem para somar e fortalecer a disseminação dos princípios do Código de Conduta Brasil, um instrumento essencial à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.”

Leia Também:  Webinário apresenta soluções de gestão escolar e demanda de creche

Segundo Ana Carla, a intenção é ampliar o alcance da proteção para além dos prestadores de serviços turísticos tradicionais do Cadastur, envolvendo todos que fazem parte da cadeia do turismo, como taxistas, artesãos, artistas, associações do terceiro setor e da sociedade civil organizada.

A coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero, uma das vozes ativas na organização do Movimento, celebrou a iniciativa como um marco de engajamento e responsabilidade coletiva.

“O Salão do Turismo é uma vitrine do que o Brasil tem de melhor, e o melhor turismo é aquele que protege suas futuras gerações. Este sistema online não é apenas um cadastro, é um convite para que cada um de nós, profissionais e viajantes, se torne um agente ativo de proteção. É a tecnologia a serviço da ética e do cuidado.”

COMO FAZER PARTE DESTA MUDANÇA? – O Ministério do Turismo convida toda a sociedade a se tornar signatária da Carta de Compromisso.

Para participar, basta acessar o site do Movimento AQUI, preencher o formulário com seus dados e oficializar o apoio. Este gesto, embora simples, tem um impacto gigantesco, fortalecendo uma rede diversa e comprometida com a prevenção e a promoção de um turismo mais seguro e acolhedor para todos.

Leia Também:  Ministério do Turismo reitera compromisso com a sustentabilidade e a proteção de crianças e adolescentes no setor

Ao se comprometer, você não apenas apoia uma causa, mas passa a integrar uma articulação nacional baseada no respeito aos direitos da infância e na responsabilidade social.

CÓDIGO DE CONDUTA –  O Movimento Turismo que Protege está alinhado ao Código de Conduta Brasil, iniciativa do MTur, voltada à sensibilização de prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur para adoção de práticas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes.

É possível também aderir ao Código clicando AQUI. No portal, também estão disponíveis um curso EAD, podcasts e o Manual do Multiplicador, que orienta sobre como agir em casos suspeitos e como ampliar o alcance das boas práticas de proteção.

Lembre-se: em casos de suspeita ou confirmação de exploração sexual de crianças e adolescentes, a denúncia é um dever de todos. Disque 100.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

MEC e PMA discutem cooperação técnica em alimentação escolar

Publicados

em

Representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizaram visita à sede do Programa Mundial de Alimentos (PMA), em Brasília (DF), para discutir possibilidades de cooperação técnica na área de alimentação escolar. O encontro incluiu o intercâmbio de experiências, especialmente relacionadas a iniciativas com países africanos de língua portuguesa, e o compartilhamento de boas práticas no contexto da Cooperação Sul-Sul.

A reunião também tratou de ações relacionadas aos programas de alimentação escolar e da articulação com redes e mecanismos internacionais que atuam na área.

Um dos assuntos discutidos foi Rede de Alimentação Escolar Sustentável (Raes), iniciativa de cooperação internacional desenvolvida pelo Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e do FNDE, com participação dos países membros e da secretaria-executiva da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Atualmente, a rede reúne 18 países da América Latina e do Caribe e conta com uma agenda regional para o período de 2026 a 2030.

Leia Também:  Ministério do Turismo reitera compromisso com a sustentabilidade e a proteção de crianças e adolescentes no setor

Também foi debatida a participação brasileira na Coalizão Global para a Alimentação Escolar, da qual o Brasil é copresidente, ao lado da França e da Finlândia. A iniciativa reúne governos e parceiros internacionais em torno da ampliação dos programas de alimentação escolar.

Cooperação com países africanos – A cooperação brasileira em alimentação escolar integra iniciativas de Cooperação Sul-Sul desenvolvidas em parceria com organismos internacionais. O FNDE e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) já participaram de troca de experiências e compartilhamento de boas práticas em alimentação escolar com países de língua portuguesa, incluindo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

No Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a alimentação escolar está relacionada às ações de educação alimentar e nutricional e à oferta de refeições aos estudantes da educação básica. O programa tem entre seus objetivos contribuir para o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, além da formação de hábitos alimentares saudáveis.

O encontro entre o MEC, o FNDE e o PMA integra a agenda de diálogo e cooperação internacional sobre alimentação escolar e intercâmbio de experiências entre países.

Leia Também:  Portos da região Sul registram melhor movimentação dos últimos cinco anos

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI)

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA