CUIABÁ

Mutirão da Cidadania oferece serviços a egressos do sistema prisional em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Governo do Estado e o Poder Judiciário de Mato Grosso, realizou nesta quarta-feira (11) o Mutirão da Cidadania, voltado a pessoas egressas do sistema penitenciário. O evento aconteceu na sede da Fundação Nova Chance e ofereceu uma série de serviços de saúde, assistência social, apoio jurídico e regularização documental, com foco na reintegração social e na redução da reincidência criminal.

Entre os atendimentos disponibilizados pela Prefeitura estava vacinação, exames de saúde, encaminhamentos médicos, atendimento psicológico, atualização do Cadastro Único e acesso a benefícios sociais.

“Essa ação conjunta é essencial para trazer essas pessoas de volta à sociedade como pais, mães de família e trabalhadores”, afirmou a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, HpeVilela de Oliveira. “Quando oferecemos dignidade, também combatemos a criminalidade”.

O mutirão ainda possibilitou a retirada de tornozeleiras eletrônicas, revisão de penas e quitação de multas judiciais. “A finalidade da pena é a ressocialização. Não basta soltar, é preciso dar apoio no início da liberdade”, ressaltou o desembargador Orlando Perri. “Hoje, muitos saem daqui sem tornozeleira e com suas pendências judiciais resolvidas. É a Justiça garantindo dignidade”.

Leia Também:  Edna discute acesso da população a recursos do Minha Casa, Minha Vida

O secretário estadual de Justiça, Vitor Hugo Bruzzolato Teixeira, destacou o caráter integrador da iniciativa. “Não se trata apenas de punir, mas de oferecer oportunidades. Unimos saúde, assistência e justiça para dar nova chance a quem quer reconstruir sua vida”.

O pedreiro Sebastião da Silva Oliveira, em regime semiaberto, compartilhou sua história como exemplo do impacto da Fundação Nova Chance: “Aqui consegui tirar documentos, abrir conta, arrumar emprego. Foi aqui que conheci minha esposa e recuperei minha dignidade. Hoje estou fichado, lutando, e agradeço por tudo. Cada porta que bati aqui, abriu”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Feira da Agricultura Familiar amplia oportunidades de renda e fortalece venda direta na Praça Alencastro

A Feira da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária tem consolidado a Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá, como ponto de encontro entre produtores rurais e consumidores. Realizada semanalmente às terças-feiras e aos sábados, a iniciativa reúne agricultores de diferentes comunidades da região e amplia as oportunidades de comercialização direta, contribuindo para o aumento da renda das famílias produtoras e para o acesso da população a alimentos frescos, produtos artesanais e opções gastronômicas.

A feira reúne produtores de Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Poconé, Acorizal e Santo Antônio de Leverger. Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de 10 produtores rurais participam regularmente do espaço, além de aproximadamente 20 feirantes dos segmentos de artesanato, doces e outros produtos, e cerca de 10 expositores da área gastronômica. A estimativa é de público superior a mil pessoas por edição e movimentação financeira mensal em torno de R$ 100 mil.

De acordo com o coordenador das feiras da Secretaria Municipal de Agricultura, Luís Alberto Rodrigues Leite, o crescimento da procura pelos produtos da agricultura familiar tem refletido diretamente no desempenho dos expositores.

“Estamos sentindo um resultado muito satisfatório. O público tem buscado cada vez mais os produtos da agricultura familiar, como maxixe, quiabo, jiló, abóbora, mandioca e mamão. Toda essa produção vem diretamente dos produtores rurais das comunidades do entorno de Cuiabá e está tendo uma aceitação muito boa entre os consumidores”, afirmou.

Segundo o coordenador, o bom desempenho também alcança outros segmentos da feira.

“O pessoal do artesanato também vem registrando boas vendas. Na gastronomia, os bolos inteiros e em fatias, além das tortas, têm grande aceitação. O comércio está aquecido e os expositores estão conseguindo bons resultados”, destacou.

Leia Também:  Vice-prefeito destaca facilidade para adesão ao novo cartão de crédito do Mercado do Porto

Luís Alberto ressalta ainda que o aumento da participação de feirantes tem gerado a necessidade de ampliar a estrutura disponível na Praça Alencastro.

“Hoje temos uma concentração maior de vendedores e expositores. Estamos buscando mais estrutura para oferecer mais conforto ao público e melhores condições de trabalho para quem participa da feira”, explicou.

Entre os feirantes, a avaliação é de que a mudança da estrutura para a área atual, ao lado da Estação Alencastro, contribuiu para ampliar a visibilidade e o movimento. O produtor José Luís Bueno, que comercializa frutas como banana, ponkan, caqui, manga e goiaba, relata que o novo espaço trouxe resultados positivos.

“Foi uma pequena mudança, mas ampliou bastante. Mudou para mim 100%”, afirmou.

A ampliação da frequência da feira também é apontada como fator importante pelos produtores. João Vicente Rodrigues, que vende temperos, chás, produtos naturais, mel, farinha, café e artesanato produzido pela esposa, destaca que a realização das atividades duas vezes por semana aumentou as oportunidades de venda.

“Antes era uma vez por semana. Agora estamos trabalhando na terça e no sábado, trazendo a mercadoria direto para o consumidor. Está sendo muito bom”, disse.

O produtor Gilson Zarque da Cruz, do Assentamento Pai Joaquim, no Distrito da Guia, também relata impactos positivos. Ele comercializa mandioca, maxixe, jiló, limão, mamão, couve e banana-da-terra.

Leia Também:  CMI promove ação lúdica com pintura facial e transforma espera das crianças em momento de acolhimento

“Melhorou muito a renda, muito mesmo”, resumiu.

Além de gerar renda para os agricultores, a feira tem atraído consumidores interessados na procedência dos alimentos e na compra direta de quem produz. A servidora pública Alexandra Silva afirma que a busca por produtos mais naturais foi o que chamou sua atenção.

“Vi o pessoal e quis saber se eram eles mesmos que produziam. Procuro produtos mais saudáveis”, relatou.

Frequentadora assídua da feira, a advogada aposentada Brasília Eni Ataíde destaca a qualidade dos alimentos e o atendimento oferecido pelos expositores.

“Os alimentos são mais saudáveis e o atendimento é muito bom. Gosto de vir para comprar e também para consumir os alimentos preparados aqui”, afirmou.

Para o aposentado João Rodrigues dos Santos, a principal diferença está na qualidade e no frescor dos produtos.

“Aqui você compra produtos mais naturais e a mercadoria é fresca. Toda terça-feira estou aqui”, contou.

O secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, avalia que a consolidação da feira demonstra a força da agricultura familiar na economia local e a importância da aproximação entre produtores e consumidores.

“A Feira da Agricultura Familiar tem se fortalecido como um importante canal de comercialização para os pequenos produtores rurais. Quando aproximamos quem produz de quem consome, geramos renda no campo, estimulamos a permanência das famílias na atividade rural e oferecemos à população alimentos frescos e de qualidade. O crescimento da feira mostra que esse modelo beneficia tanto os agricultores quanto os consumidores e fortalece a economia regional”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA