CUIABÁ

Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Pessoas com Deficiência recebe a representantes da Casa da Criança Cuiabana

11/03/2025
Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Pessoas com Deficiência recebe a representantes da Casa da Criança Cuiabana

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Pessoas com Deficiência (CDHCPD) da Câmara Municipal de Cuiabá recebeu, na manhã desta terça-feira (11), representantes da Casa da Criança Cuiabana – Casa Lar. O encontro reuniu presidentes e coordenadoras das oito unidades para apresentar os principais desafios enfrentados no acolhimento de crianças e adolescentes.
A presidente da Comissão, Maysa Leão (REP), sugeriu a realização de visitas às unidades para que seja averiguada a real situação e as principais demandas. Além disso, enfatizou a importância do encontro com a instituição.
“Nos reunimos e colhemos as demandas para que esse serviço em Cuiabá seja humanizado, funcione de forma adequada e em verdadeira parceria com o Município. Teremos todo um cuidado para que, a partir de 2025, esse serviço possa melhorar e, para ter uma noção melhor, visitaremos as casas para fazer um levantamento das necessidades”, afirmou a vereadora.
A coordenadora Amabile Coimbra, responsável pela Casa 07, que acolhe exclusivamente meninos de 12 a 18 anos, destacou a superlotação como sua principal dificuldade e a carência de apoio.
“Essa faixa etária é a mais difícil de todas. Alguns até já passaram pela vara infracional. É desafiador, estou com 18 em uma casa que deveria ter somente 10 acolhidos. É difícil suprir o necessário para eles, já que cada um tem sua peculiaridade. Não conseguimos oferecer um acompanhamento individualizado como gostaríamos”, disse a coordenadora.
O vereador Jeferson Siqueira (PSD) enfatizou a necessidade de valorizar e investir nas Casas Lares.
“A dignidade dessas crianças e adolescentes deve ser uma prioridade. Eles não têm para onde ir e não dá para saber qual é o passado deles. O mais importante é ter esse acolhimento. A remuneração dos profissionais é baixa. Fazem o trabalho porque amam. O Executivo precisa dar uma maior atenção nessa reestruturação que precisa ser feita”, afirmou.
Participou também da reunião a secretária municipal de Assistência Social e vice-prefeita, Coronel Vânia, que se comprometeu a buscar soluções para as dificuldades apresentadas pela instituição.
“Tudo que chegar a mim e à Secretaria, estaremos tentando viabilizar. As mediações até hoje têm sido de forma burocrática e, após essa reunião, pude ver mais de perto as necessidades. Temos que ampliar esse projeto que é ser Casa Lar, para trazer melhores feitos e apoio a essa equipe”, comentou a secretária.
A juíza da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo, também destacou a importância do apoio da Câmara Municipal para a melhoria dos serviços prestados pela instituição.
“Espero que a Comissão e a Casa de Leis nos ajudem nas demandas que trouxemos, referentes a saúde, educação e funcionamento da Casa Lar. Que nos ajudem naquilo que puderem e nós recebemos essa certeza dos vereadores, que seremos ajudados naquilo que for preciso”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Com duas certificações, Cuiabá-Prev recebe gestores de Teresina (PI) para apresentar modelo de gestão previdenciário

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá mantém cenário de normalidade para meningite e reforça vacinação na rede municipal

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (30) a Nota Informativa nº 02/2026 com o panorama da meningite na capital. O documento, elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), indica que o município segue em situação de normalidade epidemiológica, apesar da confirmação de casos e óbitos neste ano.

Até abril de 2026, foram registrados sete casos confirmados de meningite, com três mortes. A taxa de incidência é de 1,01 caso por 100 mil habitantes, índice inferior à média nacional, que é de 1,4.

Em Cuiabá, os registros são predominantemente de meningites não meningocócicas, que apresentam menor letalidade em comparação aos tipos mais graves da doença.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros agentes. No Brasil, a doença é considerada endêmica, com ocorrência contínua ao longo dos anos.

A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias, como secreções do nariz e da garganta, além da via fecal-oral, por ingestão de água ou alimentos contaminados ou contato com fezes infectadas.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados nas funções de Professor, TDI e ASG

Por atingir o sistema nervoso central, a doença pode evoluir rapidamente e causar complicações graves, podendo levar à morte.

Os casos registrados em 2026 atingiram diferentes faixas etárias, incluindo bebês, adultos e idosos. Entre as causas identificadas estão vírus, bactérias como Staphylococcus e fungos como Cryptococcus. Há registros de pacientes que receberam alta, óbitos e também casos em investigação.

No mês de abril, até a data de publicação do boletim, não houve novos registros da doença na capital.

Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e prostração. Sinais mais graves incluem rigidez na nuca, sensibilidade à luz, manchas na pele, convulsões e alterações respiratórias, que exigem atendimento imediato. Em bebês, irritabilidade e choro persistente também são indicativos de alerta.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a meningite, especialmente nos casos mais graves. Em Cuiabá, as doses estão disponíveis em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas por toda a capital.

Algumas unidades contam com horário estendido, garantindo maior acesso da população:

Leia Também:  Cuiabá reforça cuidados com a saúde do homem em palestra do Novembro Azul

Região Leste (07h às 19h):
Bela Vista/Carumbé; Terra Nova/Canjica; Jardim Eldorado; Dom Aquino; Pico do Amor; Areão; Jardim Imperial.

Região Norte:
Jardim Vitória I (07h às 19h); CPA I e II (07h às 21h); Paiaguás (07h às 19h); CPA IV (07h às 19h); CPA III (07h às 19h); Ilza Terezinha Piccoli (07h às 21h).

Região Oeste (07h às 19h):
Despraiado; Ribeirão da Ponte; Novo Terceiro; Sucuri; Jardim Independência.

Região Sul:
Tijucal (07h às 21h); Parque Ohara (07h às 21h); Pedra 90 II, III e CAIC (07h às 19h); Parque Cuiabá (07h às 19h); Cohab São Gonçalo (07h às 17h); Santa Laura/Jardim Fortaleza (07h às 19h); Industriário (07h às 19h); Residencial Coxipó I e II (07h às 19h).

Zona Rural (07h às 19h):
Distrito de Nossa Senhora da Guia.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde, UPA ou policlínica. A notificação deve ser feita em até 24 horas à Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA