MATO GROSSO
Seduc e Senai formam as primeiras turmas da Educação Técnica Profissional da Rede Estadual
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) deram início, na noite desta terça-feira (03.11), em Cuiabá, a uma sequência de formaturas de mais de 800 alunos da Rede Estadual que finalizaram o Novo Ensino Médio neste ano de 2024.
O primeiro grupo, formado por 126 alunos que passaram pela Educação Técnica Profissional (EPT) na unidade Senai Porto, oriundos das Escolas Estaduais Militar Dom Pedro II Presidente Médici e André Avelino Ribeiro, recebeu os certificados de conclusão.
A formatura de novas turmas continua nesta quarta-feira (04), em Várzea Grande, e seguirá para Nova Mutum (05 e 06), Cáceres e Alta Floresta (09), Aripuanã (10), Barra do Bugres, Sorriso e Sinop (11), Lucas do Rio Verde (12) e Rondonópolis (16 e 17).
Essas são as primeiras turmas formadas pela parceria, instituída em 2022, e que se estende a mais de 8 mil alunos de 102 escolas da rede estadual de ensino. A formação técnica está voltada para áreas do conhecimento de interesse da indústria.
O secretário Alan Porto observou que a cooperação com o Senai busca promover a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuir para elevar a competitividade da indústria mato-grossense e gerar oportunidades para os jovens no mercado de trabalho.
“O Novo Ensino Médio veio para revolucionar esta nova forma de fazer a educação no país e aqui, em Mato Grosso, largamos na frente. Fomos o primeiro estado a firmar esta parceria com o Senai, que vai durar até 2026”, conclui Alan.
Os cursos oferecidos no Senai para alunos da rede estão voltados ao atendimento das demandas das regiões onde estão sediados. A oferta dos cursos também atende a um dos pilares do Novo Ensino Médio, denominado Projeto de Vida, que permite a flexibilização e a diversificação dos currículos, disponibilizando ensino técnico aos estudantes a partir do 1° ano.
Cursos oferecidos
Administração, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica Mecatrônica, Mineração, Programação de Jogos Digitais, Química, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Dupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
Suspeitos foram localizados em endereços diferentes e estavam com celulares e uma motocicleta apontada como usada na ação
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), dois homens, de 35 e 33 anos, investigados por furto qualificado ocorrido durante a madrugada no bairro Monte Líbano, em Rondonópolis, a 216 km de Cuiabá.
A ocorrência foi comunicada à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) ainda pela manhã, depois que uma funcionária chegou ao estabelecimento e encontrou o portão frontal arrombado e uma das folhas de vidro da janela do escritório retirada.
Após o registro, a equipe policial iniciou as diligências para identificar os envolvidos e tentar recuperar os objetos levados. Durante a investigação, os dois suspeitos foram localizados em endereços diferentes, sendo um no bairro Pindorama e outro na Vila Operária.
Com os investigados, os policiais apreenderam aparelhos celulares e uma motocicleta apontada como possível veículo utilizado na ação. Um dos homens também apresentava uma lesão na mão direita, aparentemente provocada por material cortante.
Segundo a Polícia Civil, o ferimento era compatível com os danos encontrados nos vidros do imóvel e foi considerado como um dos elementos durante a apuração. As diligências reuniram ainda indícios de uma possível participação conjunta dos dois investigados.
Diante da situação de flagrante, os homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à unidade policial, juntamente com os materiais apreendidos.
A investigação continua para esclarecer a participação individual de cada suspeito e verificar a eventual recuperação dos objetos subtraídos.
-
MATO GROSSO7 dias atrásConselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
-
TCE MT5 dias atrásCrise no TCE-MT se agrava após confronto entre conselheiros e Sérgio Ricardo
-
MATO GROSSO7 dias atrásJustiça determina retorno de seis servidores afastados por suspeita de fraude em concurso em MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásPGR cobra novamente manifestação de MT sobre bens oferecidos por Silval para quitar delação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós fazer vídeo sobre “melancia”, foto do passado esquerdista de Medeiros vem à tona; de camisa vermelha, no antigo PPS candidato discursava no palanque de Percival Muniz – veja fotos
-
MATO GROSSO4 dias atrásDupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Wellington propõe avanço da bioenergia com foco em empregos e industrialização de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásFilhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT
