POLÍTICA MT
Comissão aprova oito audiências públicas para debater a saúde em MT
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, durante a 3ª reunião extraordinária de 2023, a realização de oito audiências públicas para o 2º semestre deste ano.
Seis delas serão realizadas no mês de agosto, e duas no mês de setembro de 2023.
Durante a reunião, os integrantes da comissão aprovaram os pareceres favoráveis de 18 projetos de lei que estavam na pauta para deliberação. Entre eles, o PL nº 518/2023, de autoria Valdir Barranco (PT), que institui o serviço de atendimento às urgências de saúde por meio do aplicativo “WhatsApp-192 SAMU na palma da mão”. Para aprová-lo, o relator Dr. João (MDB) rejeitou o PL nº 1109/2023 que foi apensado à matéria aprovada.
Para a reunião desta terça-feira (4/7), estava programada a apresentação do relatório da visita técnica feita pela equipe da Comissão de Saúde ao Hospital Regional de Sorriso. Mas a divulgação dos documentos com os relatos encontrados na unidade de saúde ficou para o mês de agosto, quando retorna as atividades da comissão.
O deputado Paulo Araújo (PP), integrante da comissão, disse que acompanhou, em junho, a equipe técnica na Policlínica do Coxipó (Dr. José Eduardo Vaz Curvo), em Cuiabá. Segundo ele, a infraestrutura local é uma das piores de Mato Grosso. “A unidade de saúde não tem condições de continuar atendendo a população. O local passa por reformas há mais de dois anos. Isso é inconcebível”, afirmou Araújo.
O parlamentar disse que a atual gestão não trata a saúde pública com prioridade, e por isso defende a intervenção do Estado na saúde de Cuiabá até o final do mandato de Emanuel Pinheiro, como prefeito de Cuiabá. “Há um rombo milionário nas contas da saúde pública de Cuiabá que precisa ser esclarecida”, alertou Araújo.
Em relação às audiências públicas, a primeira acontecerá no dia 8 de agosto, às 9 horas, na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat. Os integrantes que a compõem vão discutir com a sociedade civil a situação da saúde indígena em Mato Grosso.
Outra audiência pública será realizada no dia 15 de agosto. Nesse dia, às 10 horas, na sala 202 da Assembleia Legislativa, a comissão vai debater o Plano Estadual de Saúde e Segurança dos Pacientes. Já no dia 17, às 14 horas, os deputados vão até o município de Sinop (Região do Teles Pires) para discutir a assistência hospitalar.
Nos municípios de Colíder e Alta Floresta, no dia 18, às 8 horas e às 18 horas, respectivamente, a comissão vai debater também a assistência hospitalar empreendida nas duas cidades. Já no dia 29, às 8 horas, na sala 202 da Assembleia Legislativa, os deputados vão debater os problemas de pacientes renais crônicos e a terapia renal substitutiva.
Em setembro
No dia 5, às 9 horas, a comissão realiza audiência pública, na sala 202 da AL, para debater as doenças socialmente determinadas: a hanseníase, a tuberculose, a IST (doença sexualmente transmissíveis), AIDS, HIV e a malária. O debate será na sede da Assembleia Legislativa. A última audiência pública marcada para o dia 19 de setembro, às 9 horas, a Comissão de Saúde vai debater a assistência às pessoas com dor crônica como fibromialgia, artrite reumáticas e outras enfermidades.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Max Russi assume protagonismo e lidera força política de MT em apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
Presidente da Assembleia Legislativa reúne deputados eleitos e reeleitos nesta quarta-feira (7) e encabeça movimento para fortalecer, em Mato Grosso, a candidatura do PL à Presidência da República
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (Podemos), assume papel de protagonismo na articulação política do segundo turno da eleição presidencial em Mato Grosso. Nesta quarta-feira (7), o deputado lidera uma mobilização que reunirá parlamentares eleitos e reeleitos para oficializar apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República.
À frente do Poder Legislativo estadual, Max Russi passa a encabeçar um movimento de aproximação de diferentes forças políticas em torno da candidatura de Flávio Bolsonaro, numa articulação que pretende ampliar a presença da campanha presidencial do PL no Estado.
A demonstração pública de apoio ocorrerá durante uma coletiva de imprensa, quando os deputados deverão oficializar seus posicionamentos e apresentar as primeiras ações políticas para a reta decisiva da eleição.
O movimento ganha ainda mais peso pelo papel exercido por Max no cenário estadual. Presidente da Assembleia e uma das principais lideranças políticas de Mato Grosso, ele utiliza sua capacidade de diálogo e articulação para reunir parlamentares em torno de uma pauta nacional, ultrapassando as fronteiras partidárias.
A iniciativa acontece justamente no momento em que partidos e lideranças começam a reorganizar suas forças após o primeiro turno. A tendência é de que os próximos dias sejam marcados por novas adesões e manifestações públicas de apoio aos dois candidatos que disputam o Palácio do Planalto.
No caso de Flávio Bolsonaro, o movimento liderado por Max Russi soma-se às manifestações partidárias anunciadas nesta terça-feira (6). A Federação União Progressista, formada por Progressistas e União Brasil, também formalizou apoio à candidatura do PL no segundo turno.
Com isso, Mato Grosso começa a desenhar uma frente política em torno de Flávio Bolsonaro, e Max Russi surge como um dos principais articuladores desse processo no Estado.
A coletiva desta quarta-feira deverá revelar a dimensão inicial do grupo de deputados que estará diretamente envolvido na campanha e como será organizada a mobilização até o segundo turno.
Mais do que uma declaração individual de voto, a movimentação comandada por Max Russi busca transformar o apoio parlamentar em força política organizada, colocando o presidente da Assembleia no centro das articulações da campanha presidencial em Mato Grosso.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta dispara, chega a 51,6% dos votos válidos e pode ser reeleito governador no primeiro turno neste domingo em mato grosso
-
CIDADES7 dias atrásGisela diz que Oeste está no radar de Pivetta com novas diretrizes de desenvolvimento
-
POLICIAL7 dias atrásSargento da Marinha é morto a tiros dentro de casa em Cáceres; polícia apura se vítima foi confundida com outro alvo
-
MATO GROSSO5 dias atrásOs R$ 600 mil do deputado Sebastião Rezende para a Unemat ainda precisam ser comprovados
-
MATO GROSSO5 dias atrásPrefeitura prepara festa de R$ 2,3 milhões para comemorar 39 anos de Campo Novo do Parecis
-
POLICIAL7 dias atrásPolícia identifica mulher suspeita de integrar grupo que torturou vereador em MT
-
ECONOMIA7 dias atrásReunião Brasil-União Europeia sobre temas comerciais – Comunicado conjunto MRE-MDIC
-
POLICIAL6 dias atrásSargento é baleado com a própria arma após confusão e duas mulheres são presas
