MATO GROSSO
Festival de Trombonistas de MT encerra com concerto da Orquestra CirandaMundo
A Orquestra CirandaMundo faz, neste domingo (20.11), um concerto de encerramento do primeiro Festival de Trombonistas de Mato Grosso. A apresentação será às 20h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A entrada solidária custa dois quilos de alimento não perecível.
A apresentação é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
O concerto contará com a regência dos maestros Murilo Alves e Reno Ramires. Com uma formação composta exclusivamente por instrumentos de cordas, a apresentação terá a participação especial dos trombonistas Samuel Barros e Alaércio Martins.
O repertório é composto por obras de grandes compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Ernesto Nazareth e Abdon Lyra, além do argentino Astor Piazzolla.
“Tenho certeza de que será uma noite de muitas emoções e alegrias, compartilhadas entre plateia, músicos e todos os participantes”, diz Samuel Barros, natural de Fortaleza (CE) e atualmente é doutorando em Música pela Universidade de Aveiro, em Portugal.
Festival de Trombonistas
O I Festival de Trombonistas de Mato Grosso começou na quinta-feira (17.11), com o objetivo de desenvolver as habilidades técnicas, funcionais e artísticas dos trombonistas locais, dos níveis básico, intermediário e avançado, capacitando-os para uma atuação profissional mais consciente e reflexiva, através de um processo de ensino-aprendizagem embasado na pesquisa e prática artística.
A programação contou com master classes, práticas de conjunto, workshops, palestras, mesas-redondas e concertos.
Serviço
Concerto da Orquestra CirandaMundo no I Festival de Trombonistas de Mato Grosso
Local: Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso
Data: 20 de novembro (domingo), às 20h
Ingresso: doação de dois quilos de alimentos não perecíveis
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Politec constata crimes ambientais em operação contra a comercialização ilegal de cobre em Cuiabá
Peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) constataram impactos ambientais decorrentes do descarte e processamento irregular de cabos, fios e materiais metálicos em três estabelecimentos comerciais e industriais no bairro Novo Colorado, em Cuiabá, que foram fiscalizados durante a Operação Integrada Via do Cobre, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
A operação reuniu equipes de órgãos estaduais e municipais para combater furtos, roubos e receptação de cabos, fios e outros materiais que contenham cobre, além de fiscalizar estabelecimentos que atuem na compra, venda, armazenamento, reciclagem ou processamento de metais.
As vistorias resultaram em notificações e advertências aos responsáveis das três sucatas no bairro Novo Colorado, enquanto os estabelecimentos foram interditados em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, da Prefeitura de Cuiabá.
Além disso, os três proprietários foram encaminhados à delegacia, sendo que um deles recebeu voz de prisão por receptação, adulteração de sinais identificadores de veículo e furto de energia elétrica.
Durante os exames, os peritos encontraram armazenamento e posse de grandes quantidades de cobre e alumínio sem comprovação de origem, vestígios de queima de plástico para extração de cobre e desperdício e vazamento de óleo diretamente em solo sem impermeabilização.
Também foram localizadas ligações clandestinas de energia, a operação de atividades sem licenças ambientais e placas de veículos que ainda estão em circulação em outros estados, com a localização de motor automotivo desmontado e sem documentação legal.
O coordenador de Perícias Externas da Politec, George de Lamônica, explica que, após os registros e coleta dos materiais, os resultados e análises serão detalhados nos laudos periciais que irão compor os inquéritos policiais.
“A Politec identificou infrações graves em três frentes distintas, sendo elas: crimes ambientais, contra o patrimônio e engenharia legal, durante fiscalização a um estabelecimento comercial/industrial, que irão contribuir para as investigações e responsabilização dos infratores, com respostas qualificadas aos crimes relacionados à cadeia ilícita do cobre”, completou.
Fonte: Governo MT – MT
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPolíticos de direita de Mato Grosso se unem em apoio a Flávio Bolsonaro: “É 22 neles”
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEuzébio Diniz, secretário-geral do Progressistas, divulga nota da federação fechando apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC divulga balança comercial de setembro de 2026
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPT reúne militância em MT e traça estratégia para tentar reduzir vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputados de MT fecham aliança com Flávio Bolsonaro para o 2º turno
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásExportação de suco cresce 9,6% e receita atinge R$ 2,46 bilhões
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSamantha se elege deputada estadual e outros 11 vereadores de Cuiabá e VG ficam na suplência
