CUIABÁ
Projeto Geladeira Solidária completa um ano atendendo mais de 500 famílias em situação de vulnerabilidade
O projeto ‘Geladeira Solidária’, coordenado pela Associação do Mercado do Porto em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e o Grupo Solar, completa um ano de realização. Para celebrar, será realizada nesta sexta-feira (12) a solenidade de entrega das moções de agradecimento aos parceiros e colaboradores do projeto. O evento ocorre a partir das 9h30, no pátio do Mercado do Porto.
A ação consiste na arrecadação de alimentos perecíveis e não perecíveis dos 160 permissionários e parceiros que todos os dias entregam os produtos que não podem mais ser vendidos nas bancas, mas que estão em perfeitas condições de uso, para que sejam doados para famílias em situação de vulnerabilidade social.
O presidente da Associação do Mercado do Porto, Jorge Antônio Lemos Júnior, destaca que ao longo de um ano foram realizados mais de 7 mil atendimentos, com aproximadamente 35 toneladas de alimentos doados para 580 famílias cadastradas no projeto.
“Nós já realizamos mais de 7 mil atendimentos durante esse um ano de projeto e o número de pessoas que nos procuram para receber a ajuda tem aumentado. Para conseguir a doação, basta comparecer no Mercado do Porto das 7h às 8h, de terça a sábado, fazer um cadastro socioeconômico informando quantas pessoas moram na casa, comprovante de residência e documentação, e já pode marcar o dia para retirar as frutas e verduras aqui no Mercado. O que nos deixa muito feliz com esse projeto é destinar essa verdura que não está em condição de venda, mas que ainda está boa para consumo para quem realmente precisa”, disse.
“A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico tem a satisfação de ser parceira do projeto Geladeira Solidária, porque a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro tem como uma das premissas a articulação de ações que amparem o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Um projeto como esse tem grande valor, principalmente, para aqueles que mais precisam”, finaliza o secretário Francisco Vuolo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Doação de órgãos realizada no HMC beneficia pacientes de quatro estados
Em meio à dor de uma despedida, um gesto de solidariedade pode significar o recomeço para outras famílias. Foi com esse sentimento que o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), administrado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), realizou, na manhã desta quarta-feira (2), a captação de múltiplos órgãos e tecidos de um paciente de 51 anos, vítima de traumatismo craniano após uma queda de aproximadamente 1,5 metro.
Antes do início do procedimento, profissionais do hospital realizaram o tradicional corredor da honra, também conhecido como corredor de aplausos. O momento foi marcado por respeito e emoção em homenagem ao doador e à família, que, mesmo diante de uma perda irreparável, autorizou a doação dos órgãos.
A captação teve início às 10h50 e mobilizou mais de 50 profissionais, entre equipes do próprio HMC e especialistas que vieram de Campo Grande (MS) para participar do procedimento.
Foram captados fígado, dois rins e córneas. O fígado foi destinado a Mato Grosso do Sul. O rim direito seguirá para o Rio Grande do Sul, enquanto o rim esquerdo será encaminhado para Pernambuco. As córneas foram captadas para implante local.
A ação representa a possibilidade de salvar quatro vidas e ainda beneficiar pacientes que aguardam por transplante de córnea.
Para a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a doação representa um gesto de extrema generosidade em um momento de profunda dor para a família.
“É uma perda irreversível para a família, mas, ao mesmo tempo, uma oportunidade de ajudar outras vidas. A nossa gratidão a esses familiares é imensa. Neste Setembro Verde, precisamos reforçar a importância de conversar sobre a doação de órgãos dentro de casa, com nossos parentes, para que, se uma tragédia vier a acontecer, essa possibilidade seja analisada com carinho e sensibilidade. Existe uma longa fila de pessoas esperando por um transplante, e hoje essa família está ajudando a mudar a história de outras pessoas.”
A captação realizada no HMC ocorre justamente no mês em que são ampliadas as ações de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. O Setembro Verde busca estimular o diálogo sobre o tema e mostrar à população que uma única decisão pode representar uma nova oportunidade para várias pessoas.
A diretora-geral de Saúde Pública, Kelluby Oliveira, destacou que a captação é resultado de uma grande mobilização das equipes e reforçou o significado do corredor da honra como uma forma de reconhecer a família e o doador.
“Hoje mais de 50 profissionais se mobilizaram para que essa doação pudesse acontecer. O corredor da honra é um momento de respeito, gratidão e reconhecimento. É a nossa forma de homenagear esse paciente e, principalmente, essa família, que, em meio à dor, possibilitou que outras pessoas tivessem uma nova chance.”
A captação desta quarta-feira reforça que, mesmo diante de uma despedida marcada pela dor, a solidariedade pode permanecer como legado. Para quatro pessoas que aguardam por um transplante, a decisão de uma família significará uma nova oportunidade de vida.
O médico Eduardo Andraus, responsável técnico do HMC, explicou que a doação só ocorre após protocolos rigorosos que confirmam a morte encefálica.
“A morte encefálica é uma condição irreversível, diagnosticada por protocolos muito rígidos que comprovam que o cérebro deixou de funcionar. Mesmo que o coração continue batendo por um período, a pessoa já faleceu. A confirmação é feita de maneira criteriosa e segura, permitindo que, quando a família autoriza a doação, os órgãos sejam preservados e encaminhados para pacientes que aguardam por um transplante.”
No Brasil, a autorização da família é fundamental para que a doação de órgãos de um potencial doador falecido possa ocorrer. Por isso, além de ter o desejo de ser doador, é importante conversar com os familiares e deixar clara essa vontade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina se revolta com PL do sogro e admite: “Se soubesse, poderia ter saído independente” – veja entrevista
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça manda soltar empresária de Cuiabá presa em operação da PF que investiga tráfico internacional
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásNovo acesso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMedeiros fala em “melancia” e expõe apelido de Wellington Fagundes, aliado do próprio PL
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDilmar detona Wellington Fagundes, diz que senador “nunca fez nada por MT” e declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDepois de declaração de apoio de prefeito, Pivetta fecha asfalto em 100% de Rondonópolis e Cláudio diz: “Não é conversa fiada, é entregar de verdade” – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPedro Taques, irmão de Emanuel, Pedro Taques e Antero acumulam quase R$ 200 mil em multas após ataques contra Mauro Mendes – veja julgamento no TRE
-
POLICIAL3 dias atrásDescoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá


