VÁRZEA GRANDE MT

Secretaria alerta que inscrições são limitadas

O evento tem como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”

Em um período do ano vivenciamos altas temperaturas, seca e queimadas, em outro, nos deparamos com chuvas e alagamentos, situações que mostram a vulnerabilidade das cidades e reforçam a urgência de debater soluções para a crise climática global. Este será o tema central da 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que acontece no próximo dia 21 de janeiro, das 8h às 17h, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Organizado pela prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), o evento tem como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser realizadas exclusivamente de forma online pelo link https://forms.gle/2RQ7WVsbxMqmfumN8. Os participantes receberão certificado.

“A conferência é uma oportunidade única de reunirmos professores, estudantes, profissionais, sociedade civil organizada e cidadãos interessados para debater soluções concretas diante dos desafios climáticos que enfrentamos diariamente. Esse diálogo é essencial para construirmos um futuro mais sustentável”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Costa Amorim.

Leia Também:  Prefeitura protocola cinco novos Planos de Carreiras, Cargos e Salários do serviço público

O evento conta com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Universidade de Brasília (UnB) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do governo federal. Durante o encontro, serão eleitos 10 delegados que representarão Várzea Grande na Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para os dias 18 e 19 de fevereiro, e na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, a ser realizada ainda este ano.

“A prefeita Flávia Moretti está comprometida em liderar ações que garantam sustentabilidade para as futuras gerações bem como de preparar nosso município para enfrentar os impactos da crise climática, envolvendo a população em ações práticas e no planejamento de soluções inovadoras”, afirmou Amorim.

Importante lembrar que a programação da conferência inclui um evento principal na parte da manhã, seguido por cinco salas temáticas no período da tarde. Os subtemas abordam desafios específicos da crise climática: Mitigação – Ações para reduzir emissões de gases de efeito estufa; transformação ecológica – Mudanças estruturais para sustentabilidade; Justiça climática – Inclusão e equidade nas soluções climáticas; Adaptação e preparação para catástrofes – Resiliência a desastres naturais; e, Educação ambiental e governança – Promovendo consciência e liderança.

Leia Também:  DAE participa do 5º Mutirão de Cidadania Social no Jardim Maringá

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Flávia Moretti lança recapeamento e assegura mais de R$ 15 milhões em investimentos para bairros de Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), lançou, na manhã desta quinta-feira (09.07), em parceria com o Governo de Mato Grosso, as obras de recapeamento asfáltico nos bairros Costa Verde, Parque do Lago, Chapéu do Sol e Marajoara.

Conforme a prefeita, o investimento total é de R$ 15.116.196,21 (quinze milhões, cento e dezesseis mil, cento e noventa e seis reais e vinte e um centavos), por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado.

“Desde o ano passado temos realizado diversas ações de tapa-buracos. Neste ano, lançamos o programa Acelera VG Tapa-Buracos e, agora, em parceria com o Governo de Mato Grosso, iniciamos essa grande ação de recapeamento em quatro importantes regiões do município. Fico muito feliz com essa parceria, que contribui para o desenvolvimento de Várzea Grande”, destacou a prefeita Flávia Moretti.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo Oliveira, ressaltou que Várzea Grande vem sendo contemplada com importantes investimentos do Governo do Estado.

“O atual Governo de Mato Grosso tem uma atuação municipalista. Esse recapeamento atende a um pedido da prefeita Flávia ao governador Otaviano Pivetta. Além disso, Várzea Grande também está recebendo investimentos como o novo Hospital e Pronto-Socorro. É um governo que trata os municípios com respeito e investe na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

Leia Também:  NOTA DE ESCLARECIMENTO

O secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira, informou que 15 vias serão contempladas com o novo pavimento.

“A intervenção vai renovar completamente o asfalto das ruas e avenidas contempladas, proporcionando mais segurança, conforto e fluidez ao trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Esses projetos foram protocolados ainda no ano passado e, felizmente, os recursos estaduais começaram a ser liberados”, explicou.

A líder comunitária dos bairros Nova Ipê, Nova Esperança e Chapéu do Sol, Elen Regina, agradeceu à Prefeitura e ao Governo do Estado pela iniciativa.

“Essas obras são muito importantes para nossa comunidade. Em nome dos moradores do Chapéu do Sol, agradeço à prefeita Flávia Moretti e ao governador por esse investimento, que vai melhorar a qualidade de vida de todos”, afirmou.

As vias contempladas são:

  • Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes;
  • Rua Benedito Curvo;
  • Rua Francisco Alves;
  • Rua Jacob Badolm;
  • Rua Elvira Monteiro;
  • Avenida Tricolor;
  • Rua São Gonçalo;
  • Avenida Um;
  • Avenida Tiradentes;
  • Avenida A;
  • Rua das Margaridas;
  • Rua Tenente Souza Marques;
  • Rua Doutor Paulo dos Santos;
  • Rua Doutor Miranda Ribeiro;
  • Rua Tenente J. Cunha Pires.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA