VÁRZEA GRANDE MT

Produção de maxixe chega a mais de 1 tonelada em uma semana no Sadia III

Publicados

em

A agricultura familiar de Várzea Grande vem ampliando a produção e diversificando as culturas nas propriedades rurais. No Sadia III, o produtor Francisco Villas Boas acaba de iniciar a colheita de maxixe e, em apenas uma semana, retirou mais de 1 tonelada do produto de uma área de 1,6 hectare, onde foram plantadas cerca de 22 mil covas.

A produção é acompanhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e destinado parte parra a Coopeveg, cooperativa responsável pelo fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar da rede municipal.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, o acompanhamento da Prefeitura vai além da orientação para o plantio.

“Nosso trabalho é acompanhar o produtor em todas as etapas, desde a orientação técnica para o plantio e o cultivo até a colheita e o escoamento da produção. Isso fortalece a agricultura familiar, gera renda para o produtor e contribui para colocar alimentos produzidos em Várzea Grande na mesa dos estudantes da rede municipal”, destaca o secretário.

Leia Também:  Conselho da Mulher promove manhã de conhecimento e cuidado em Várzea Grande

Produção diversificada – Além do maxixe, Francisco Villas Boas mantém outras culturas na propriedade. Daqui a aproximadamente 20 dias, está prevista a primeira colheita de abacaxi, que conta com cerca de 4 mil covas. O produtor também cultiva quiabo, cuja colheita deve começar em aproximadamente 30 dias.

A propriedade já produziu este ano abóbora cabotiá, melão espanhol e melancia. A diversificação permite ao agricultor manter diferentes produtos em ciclos de produção distintos.

Para o coordenador de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Leandro Silva, o acompanhamento próximo permite identificar as necessidades do produtor em cada fase da produção.

“A assistência técnica começa na preparação e orientação do plantio, mas não termina ali. Estamos acompanhando a produção, a colheita, a comercialização e também o transporte para garantir o escoamento. Esse acompanhamento mais próximo ajuda o agricultor a produzir melhor e ter segurança para comercializar o que foi plantado”, explica.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Prefeitura intensifica recapeamento da Avenida Tricolor, no Grande Cristo Rei

Publicados

em

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, realiza o recapeamento total da Avenida Tricolor, localizada na região do Grande Cristo Rei.

A avenida está entre as vias contempladas pelo convênio firmado entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo de Mato Grosso, que destina R$ 15 milhões para obras de recapeamento asfáltico em quatro bairros do município.

Antes do recapeamento, foram executados serviços de limpeza e manutenção de bocas de lobo, além de remendo profundo em trechos que apresentavam danos no pavimento. As intervenções têm como objetivo melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança a motoristas e pedestres.

O remendo profundo é uma técnica de engenharia utilizada para corrigir danos severos no pavimento provocados por problemas nas camadas inferiores do asfalto. O serviço consiste na remoção das partes comprometidas, com escavação e substituição da base, da sub-base ou do subleito danificados, até alcançar uma fundação estável. Dessa forma, o reparo apresenta maior durabilidade em comparação com uma operação convencional de tapa-buracos.

Leia Também:  Gestão Fazendária e TCE fazem reunião de alinhamento para aprimorar prestação de contas

“Esta é uma importante avenida da região do Grande Cristo Rei, que interliga bairros populosos. Por isso, essa manutenção é fundamental para garantir melhores condições de tráfego, mais segurança aos condutores e mais qualidade de vida para a população”, destaca o secretário de Viação e Obras, Celso Pereira.

“Com o recapeamento, a Avenida Tricolor terá seu pavimento totalmente renovado, assim como as demais ruas incluídas no projeto, proporcionando mais durabilidade, conforto e segurança para quem utiliza essas vias diariamente”, conclui Celso.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA