VÁRZEA GRANDE MT

Prefeitura estuda medidas para reorganizar espaço e melhorar circulação dos passageiros

Publicados

em

São focos das alterações a definição de áreas mais adequadas para a circulação de pessoas, embarque e desembarque de passageiros, além de um espaço específico para vendedores ambulantes

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, estuda medidas para reorganizar o espaço físico do Terminal André Maggi, no centro da cidade. O estudo tem por objetivo melhorar a circulação de passageiros, ampliar a segurança e tornar o ambiente mais acessível aos usuários do transporte público.

Entre as ações em análise está a definição de áreas mais adequadas para a circulação de pessoas, embarque e desembarque de passageiros, além da avaliação da ocupação de espaços por vendedores ambulantes. A proposta é promover uma organização que contribua para o bom funcionamento do terminal, respeitando também o direito ao trabalho dos ambulantes.

De acordo com o secretário da Pasta, Gerson Scarton, a presença de vendedores em parte do espaço pode impactar na organização do fluxo, principalmente, nos horários de maior movimento, quando há grande concentração de passageiros. Essa ocupação dentro das áreas de circulação pode gerar aglomerações e dificultar o acesso dos passageiros aos ônibus.

Leia Também:  Prefeita acompanha megaoperação tapa-buraco em Várzea Grande

Mesmo diante desse cenário, a Prefeitura avalia alternativas para melhorar a organização do espaço, incluindo a possibilidade de destinar áreas específicas para a atuação dos vendedores ambulantes, desde que isso não comprometa a circulação de passageiros nem o funcionamento do transporte coletivo.

A presença de ambulantes no terminal também está amparada por legislação municipal. A Lei nº 3.117/2007 estabelece a obrigatoriedade de cessão de espaço no interior do Terminal André Maggi para a Associação de Vendedores Ambulantes.

Outra medida em estudo é a formação de uma equipe responsável por atuar no local com o objetivo de organizar o fluxo de pessoas, orientar os usuários e contribuir para maior segurança dentro do terminal.

A Secretaria orienta que os usuários do transporte público registrem sugestões, críticas ou reclamações por meio do WhatsApp (65) 98464-7476 ou pela Ouvidoria Municipal, no telefone 0800 647 4142.

Leia Também:  'Dinâmica do urso' ajuda alunos a desenvolver empatia e combater o bullying

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Alunos de 5 anos aprendem sobre metamorfose da borboleta em atividade lúdica

Publicados

em

Os alunos do 5 anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Líbia da Costa Rondon participaram de uma experiência lúdica e significativa para aprender, na prática, sobre o processo de metamorfose da borboleta. A atividade teve início com a contação da história “A Lagartinha Comilona”, que apresenta, de forma divertida e acessível, as diferentes etapas da transformação da lagarta em borboleta.

A partir da narrativa, os estudantes puderam conhecer e compreender melhor esse processo natural. Após a história, foram convidados a procurar lagartas no espaço escolar e, em seguida, participaram de uma atividade de pintura e confeccionaram um bracelete de borboleta para levar para casa.

Segundo a diretora da unidade, Vânia Mendes, durante a atividade, os estudantes dialogaram com a professora Taylana sobre a transformação e a metamorfose, compartilharam suas descobertas e despertaram a curiosidade pela natureza.

A diretora ressaltou ainda que cada criança encerrou a atividade encantada e feliz, levando consigo o propósito de contar aos familiares sobre a descoberta relacionada à transformação da borboleta.

“A proposta favoreceu a criatividade, a expressão artística, a linguagem oral e o desenvolvimento da coordenação motora, proporcionando uma aprendizagem prazerosa por meio das interações e brincadeiras”, comentou.

Leia Também:  Prefeita acompanha megaoperação tapa-buraco em Várzea Grande

A atividade uniu literatura, observação da natureza e atividades artísticas, estimulando a curiosidade, a criatividade e a construção do conhecimento de maneira prazerosa e significativa.

APRENDIZADO

De acordo com Vânia Mendes, a atividade foi importante por integrar a história, a observação da natureza e as atividades artísticas, aproximando o conteúdo da realidade dos estudantes.

“Conseguimos despertar a curiosidade dos alunos e tornar o conteúdo ainda mais próximo da realidade deles. Dessa forma, eles aprendem de maneira prática, criativa e significativa, ampliando seus conhecimentos e despertando ainda mais a curiosidade sobre o mundo em que vivemos”, completou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA