VÁRZEA GRANDE MT
Prefeitura de Várzea Grande promove curso de Inteligência Artificial voltado à gestão pública
Atual gestão quer tornar o serviço prestado à população mais ágil, mas assertivo e resolutivo. Novas ferramentas teológicas são bem-vindas e colocam o Município no patamar das grandes cidades brasileiras
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT) iniciou hoje (22), curso de capacitação voltado ao uso da Inteligência Artificial na gestão pública. Serão dois dias de imersão ao conhecimento.
Com o mundo cada vez mais em crescimento, e a passos largos em relação à adoção de novas tecnologias, torna-se necessário o uso desses recursos para a solução de problemas diários. O palestrante, dr. Bruno Henrique, trouxe essa visão para Várzea Grande, com uma capacitação voltada a eficiência da gestão pública. “Venho falar aqui sobre a implantação da Inteligência Artificial generativa na gestão pública e quais as vantagens e desvantagens, para que o servidor possa ter ganho na produtividade e ofertar melhor atendimento às demandas do contribuinte”.
A prefeita Flávia Moretti (PL) esteve presente neste primeiro dia de curso, garantindo o apoio da capacitação para os funcionários públicos. “É mais um desafio nosso, transformar o serviço público de Várzea Grande, a gestão pública em si, numa forma tecnológica de informação. Vamos transformar Várzea Grande numa cidade mais interativa, rápida, não podemos ficar mais para trás, já estamos nos planejando para aderir a equipamentos e tecnologias com o auxílio da Inteligência Artificial e que possam otimizar e tornar mais eficiente os serviços prestados por cada secretaria municipal”.
Mostrando disposição, visão e atenção ao funcionário público, a padronização e apoio as novas tecnologias e auxílio da IA, a prefeita relata a busca por melhorias constantes: “Aqui a gente trabalhou todos esses meses para gente trazer um planejamento de valorização do servidor público, o primeiro passo para depois evoluir juntos com o novo município inteligente”, finalizou Moretti.
O secretário de Desenvolvimento, Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, busca avançar na sua pasta, trazendo muitos progressos para a cidade de Várzea Grande. “A inteligência artificial se torna mais forte a cada dia em um curto espaço de tempo e a prefeitura de Várzea Grande não pode ficar de fora desse momento de avanço, utilizando também, dentro da gestão pública, as tecnologias para otimizar o serviço ao cidadão”, expressou Mário.
Os funcionários públicos presentes na capacitação, gostaram muito do curso descrevendo que de início já abriu os horizontes para seguirem em progresso, tendo um norte da vasta possibilidade do auxílio da IA na gestão e departamentos públicos para a otimização de demandas e documentações administrativas.
A Controladora-Geral do Município, Elizangela Oliveira, disse que o curso foi de grande entendimento. “Vai agregar muito para a controladoria. Precisamos ser ágeis na emissão de pareceres, sejam via ofícios, como também para outras controladorias e setores. Temos ferramentas que passarão a agregar ao nosso trabalho”.
O coordenador da secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Tecnologia e Turismo (SDETT), Rogério Silva, afirma que a inteligência artificial veio para somar nos departamentos e bem atender ao público pela agilidade. “A IA veio para somar e nos tornar mais produtivos e assim a gente poder crescer junto com essas tecnologias e poder ajudar toda a população várzea-grandense”, finalizou.
VÁRZEA GRANDE MT
Biblioteca Infantil Professora Nhazinha conquista certificação nacional e amplia acesso a investimentos para Várzea Grande
A Biblioteca Pública Infantil Professora Nhazinha, antigo Farol do Saber, localizada no Complexo Esportivo e Cultural do Fiotão, na região central de Várzea Grande, conquistou um importante reconhecimento nacional ao receber a certificação da plataforma BiblioBR, sistema vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) que reúne e reconhece oficialmente as bibliotecas públicas brasileiras.
A certificação comprova que a unidade atende aos critérios técnicos exigidos pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, tornando-a oficialmente habilitada a participar de programas, políticas públicas, editais e receber investimentos destinados ao fortalecimento das bibliotecas em todo o país.
O bibliotecário responsável pela unidade, Odiley Santiago de Souza, explica que a certificação é resultado de um rigoroso processo de avaliação.
“O cadastro reúne todas as informações da biblioteca, como realização de eventos culturais, aquisição de novos livros, participação em programas e políticas públicas, estrutura da equipe, capacitação dos servidores, presença de bibliotecário e regularidade técnica da unidade. Tivemos algumas adequações solicitadas durante a análise, fizemos todas as correções e fomos aprovados em todos os critérios”, destacou.
Segundo Odiley, o reconhecimento representa muito mais do que um certificado.
“É como ter um documento oficialmente válido. Antes ficávamos limitados em diversas oportunidades. Agora somos reconhecidos nacionalmente como biblioteca pública, e isso abre portas para novos editais, programas e investimentos. Também aumenta as chances de recebermos remessas de livros enviadas pelo Ministério da Cultura, ampliando ainda mais o nosso acervo.”
O certificado tem validade de um ano e será renovado mediante nova avaliação, que passará a exigir, a cada ciclo, novos critérios de qualidade e modernização.
Biblioteca se prepara para uma nova fase
Além da certificação, a Biblioteca Professora Nhazinha passa por um processo de reorganização do acervo e implantação de novas tecnologias de gerenciamento bibliográfico.
De acordo com o bibliotecário, o objetivo é transformar a unidade em um espaço cada vez mais dinâmico e atrativo.
“Hoje, a biblioteca vai muito além das estantes de livros. Ela é um espaço multicultural, onde podemos desenvolver atividades culturais, incentivar a leitura e atrair novos usuários. Estamos informatizando todo o acervo e ampliando as opções para atender não apenas as crianças, mas também o público infantojuvenil.”
A Biblioteca Pública Infantil Professora Nhazinha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço. Durante esse período, a população pode consultar o acervo, realizar pesquisas, utilizar os espaços de leitura e fazer o empréstimo domiciliar de livros, conforme as normas da unidade.
Município fortalece rede de bibliotecas
A superintendente de Cultura, Lu Arruda, destaca que Várzea Grande possui atualmente duas bibliotecas públicas em funcionamento.
Além da Biblioteca Pública Infantil Professora Nhazinha, o município conta com a Biblioteca Pública Municipal Professora Laurinda Coelho Pereira, localizada no bairro Cristo Rei, que também está em processo de certificação nacional.
“A Biblioteca Nhazinha atende principalmente o público infantil, enquanto a Biblioteca Professora Laurinda Coelho Pereira possui um acervo mais amplo, voltado para estudantes, pesquisadores, universitários e toda a comunidade. A certificação da Nhazinha representa um avanço importante, e agora estamos trabalhando para que a Laurinda também receba esse reconhecimento.”
As duas bibliotecas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo consulta local, espaços de estudo, incentivo à leitura e serviço de empréstimo domiciliar de obras literárias.
Novas bibliotecas e valorização da literatura várzea-grandense
Entre os projetos da Superintendência de Cultura está a reativação da Biblioteca Maria da Glória, que deverá funcionar futuramente no Centro Cultural da Orla Alameda.
Segundo Lu Arruda, o novo espaço terá uma proposta diferenciada, voltada à valorização da produção literária local.
“Queremos criar uma biblioteca dedicada aos escritores de Várzea Grande, dando visibilidade às obras produzidas no município e fortalecendo a identidade cultural da nossa cidade.”
Outra frente de trabalho é a construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB), iniciativa que reunirá escritores, editoras, educadores e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas permanentes para o setor.
“Nossa meta é estruturar esse plano ainda este ano. Com ele, Várzea Grande poderá acessar recursos federais específicos para modernização das bibliotecas, aquisição de novos acervos, reformas, ampliação dos espaços e investimentos em tecnologia. Queremos transformar nossas bibliotecas em ambientes cada vez mais modernos, acessíveis e acolhedores para toda a população.”
Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda de Figueiredo, a certificação representa um marco para o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à leitura no município.
“Essa certificação demonstra o compromisso da gestão municipal com a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Investir nas bibliotecas é investir em educação, cultura, conhecimento e inclusão. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esses espaços, tornando-os ambientes vivos, modernos e capazes de despertar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos.”
Galeria de Fotos (6 fotos)
-
CUIABÁ3 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT5 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
SAÚDE4 dias atrásDr. José Curvo abre agenda exclusiva em Cuiabá para avaliações e procedimentos estéticos nos dias 9 e 10 de julho
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTRE multa Pedro Taques em R$ 10 mil por impulsionar conteúdo contra Mauro Mendes nas redes sociais
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeitura regulamenta expediente de escolas, unidades de saúde e demais serviços para jogo da Seleção Brasileira
