VÁRZEA GRANDE MT
Prefeitura capacita servidores em Libras para ampliar acessibilidade e qualificar atendimento à população
Servidores da Prefeitura de Várzea Grande participam, nesta quinta-feira (23), de um curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A formação reúne profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), além de advogados, com o objetivo de tornar o atendimento ao público mais acessível e inclusivo.
Conforme a subsecretária de Assistência Social, Taynara Morais, a iniciativa reforça o compromisso da gestão da prefeita Flávia Moretti (PL) com a acessibilidade e a inclusão.
“O curso contribui para eliminar barreiras de comunicação, assegurando que os cidadãos com deficiência auditiva tenham acesso aos serviços públicos com mais facilidade. Com servidores capacitados em Libras, o atendimento torna-se mais acolhedor na ponta e fortalece o exercício da cidadania. A prefeita Flávia Moretti nos orientou a olhar com carinho e atenção para todas as pessoas com deficiência, e esta é mais uma ação inclusiva e inovadora da gestão”, destacou Taynara.
A gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Gleicy Kelly, afirma que a capacitação trará mais eficiência e qualidade aos atendimentos.
“Fico feliz em participar de uma capacitação como essa, pois sei que será muito importante para oferecer mais qualidade, acessibilidade e dignidade às pessoas surdas. Sempre tive curiosidade em conhecer mais a fundo a Libras e não deixei essa oportunidade passar novamente”, disse.
A professora e intérprete de Libras, Helen Patrícia da Silva Campos, explica que o curso possui carga horária de 40 horas e abordará comunicação interpessoal e os principais sinais utilizados no atendimento ao público.
“Essa capacitação é fundamental, não apenas para garantir acessibilidade no atendimento, mas também para promover o acolhimento da pessoa surda. Durante o curso, trabalharemos os principais sinais utilizados na recepção, na inclusão, no atendimento e na conversação. Cerca de 90% das aulas serão práticas, permitindo que os participantes desenvolvam efetivamente a comunicação em Libras”, explicou.
A servidora do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, Anésia Auxiliadora, relata que a capacitação chega em um momento oportuno.
“Recentemente atendi uma pessoa surda. Mesmo sem conhecer Libras, consegui me comunicar por meio de gestos. Agora, com esse curso, poderei oferecer um atendimento muito melhor aos usuários surdos”, afirmou.
Galeria de Fotos (10 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Prefeitura de Várzea Grande oferece curso gratuito de Inteligência Artificial no CRAS Santa Maria
A Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Instituto Serventia Social, oferece um curso gratuito de Inteligência Artificial (IA) para moradores interessados em aprender a utilizar a tecnologia no trabalho, nos estudos e no dia a dia.
A capacitação será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Maria. Para se inscrever, os interessados devem procurar a unidade, munidos de documento com foto.
O curso terá carga horária de 80 horas, será oferecido na modalidade híbrida e contará com emissão de certificado ao final da formação.
As aulas começam no dia 14 de setembro e serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h.
Segundo a coordenadora do programa Qualifica VG, Milca Eliane Oliveira, a iniciativa busca ampliar o acesso da população às novas tecnologias e contribuir para a qualificação profissional.
“A iniciativa busca promover a qualificação dos participantes e ampliar o acesso às novas tecnologias, contribuindo para a formação profissional e para a criação de novas oportunidades no mercado de trabalho”, destacou.
Serviço
Assunto: Curso de Inteligência Artificial
Local: CRAS Santa Maria – Várzea Grande
Início: 14 de setembro
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 80 horas
Modalidade: Híbrida
Inscrições: Presenciais
Galeria de Fotos (1 foto)
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAdelcino Lopo começa campanha com Wellington, muda de lado e vira alvo de “traíra” e “melancia” no Araguaia – veja posts
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMarimax reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá e fecha apoio a Pivetta, Mauro, Buzetti, Max Russi e Virginia Mendes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLuiza Böer repercute novas revelações envolvendo Daniel Vorcaro, Alexandre de Moraes e o Banco Master
-
POLÍTICA MT6 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta mira pobreza zero em Mato Grosso e diz que filas na saúde estão ficando no passado – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásBotelho sai em defesa de Janaina, detona Medeiros e manda aliado do PL colocar “melancia na cabeça” veja entrevista
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVeritá: Pivetta cresce, chega a 32,1% e vira sobre Wellington Fagundes na disputa pelo Governo
