VÁRZEA GRANDE MT
CAPS AD III leva usuários para manhã de convivência e cuidado no Parque Berneck
Em meio às árvores, caminhada, conversa e momentos de descontração, pacientes e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Várzea Grande (CAPS AD III-VG) tiveram uma manhã diferente nesta última sexta-feira (4), durante uma atividade realizada no Parque Berneck. A ação fez parte da programação do Setembro Amarelo e teve como objetivo promover a valorização da vida, o cuidado com a saúde mental e o fortalecimento dos vínculos entre os usuários.
A programação contou com palestras sobre o Setembro Amarelo e a importância de cuidar da saúde mental, além de uma caminhada pelo parque e um lanche compartilhado entre pacientes e profissionais.
Mais do que sair da rotina, a atividade criou um espaço para conversar, ouvir, sorrir e conviver. Para a equipe do CAPS AD III, momentos como esse também fazem parte do tratamento, já que o cuidado com a saúde mental não acontece apenas dentro da unidade.
A gerente do CAPS AD III, Marcela Consolini Bueno, destaca que ações como essa ajudam a levar a discussão sobre saúde mental para além do atendimento tradicional.
“É muito importante esse projeto para conscientizar e mostrar que o cuidado com a saúde mental precisa acontecer todos os dias”, destacou Marcela.
Para o coordenador de Saúde Mental de Várzea Grande, Weverton Lucas, atividades de convivência são importantes porque ajudam os usuários a fortalecer vínculos, recuperar a autoestima e perceber que fazem parte da comunidade.
“Quando a gente fala em saúde mental, estamos falando também de convivência, de vínculo, de acolhimento e de pertencimento. Tirar o usuário um pouco da rotina do serviço e proporcionar momentos como esse é uma forma de cuidado. O Setembro Amarelo reforça essa mensagem, mas a valorização da vida e a atenção à saúde mental precisam acontecer durante todo o ano”, afirmou Weverton.
A paciente Daniele, como prefere ser chamada, aprovou o passeio e já fez um pedido: que a atividade seja realizada pelo menos uma vez por mês.
A iniciativa contou com a presença de médicas, psicólogos, assistente social e técnicas de enfermagem, reforçando que cuidar da saúde mental também significa criar oportunidades para que as pessoas convivam, participem da comunidade e tenham momentos de lazer e interação.
A atividade também contribuiu para fortalecer a autonomia, os vínculos e a qualidade de vida dos usuários atendidos pelo CAPS AD III.
Galeria de Fotos (4 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Flávia Moretti celebra dia de Nossa Senhora em missa no distrito de Praia Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, participou da celebração religiosa em homenagem a Nossa Senhora, no distrito de Praia Grande, nesta segunda-feira (12.10).
O evento iniciou logo pela manhã com uma procissão pela comunidade, logo em seguida foi realizada uma missa e posteriormente o almoço.
Durante a ocasião, a presença da prefeita destacou a importância do diálogo com os moradores dos distritos e do reconhecimento das tradições que fazem parte da história de Várzea Grande.
“Eu sou devota de Nossa Senhora. A celebração marca a data dedicada à santa, reforçando a importância da religiosidade para os moradores e o papel das manifestações de fé na preservação da cultura e dos costumes da comunidade”, conta Moretti.
Um dos organizadores do evento, Walmir Dias, conta que a comemoração já ocorre há uns 20 anos. “Esta é uma festa tradicional em nosso município. Fico feliz da presença da prefeita, pois isso mostra que nosso município valoriza a cultura religiosa, isso que faz parte da história de Várzea Grande”, declarou.
Galeria de Fotos (43 fotos)
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
ECONOMIA7 dias atrásMDIC divulga balança comercial de setembro de 2026
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEuzébio Diniz, secretário-geral do Progressistas, divulga nota da federação fechando apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMercado externo absorve mais 6,3 milhões de toneladas de soja brasileira
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputados de MT fecham aliança com Flávio Bolsonaro para o 2º turno
-
ECONOMIA4 dias atrásJustiça determina penhora de 4,3 mil cabeças de gado para quitar dívida de R$ 9,2 milhões com advogados em MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásExportação de suco cresce 9,6% e receita atinge R$ 2,46 bilhões

