TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Conheça a estrutura do Núcleo 4.0 do Juízo das Garantias em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso colocou em funcionamento, nesta semana, o Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias. A nova estrutura organiza a atuação de magistrados responsáveis pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela proteção dos direitos fundamentais na fase pré processual.

Com isso, os procedimentos relacionados à fase de investigação deixam de tramitar pelo Plantão Judicial e passam a ser analisados pelos juízes das Garantias e pelas varas especializadas, conforme a competência. Nos finais de semana e feriados, os encaminhamentos permanecem sob responsabilidade do Plantão Criminal.

O Núcleo 4.0 (com os gabinetes dos juízes das garantias e secretaria unificada) está sediado do Fórum da Capital, mas funciona de forma regionalizada e atende todas as comarcas do Estado. A juíza Laura Dorileo Cândido é a coordenadora do Juízo das Garantias e a juíza coordenadora adjunta, Edna Ederli Coutinho. O gestor-geral é servidor Franck Robson de Oliveira, que já atuava no Núcleo de Custódia de Cuiabá e o atendimento ao público e às instituições ocorre pelo WhatsApp (65) 3648-6120.

O Juízo das Garantias atua desde a comunicação da prisão até o oferecimento da denúncia. Após essa etapa, outro magistrado assume o processo, o que assegura a separação de funções e a imparcialidade no julgamento. O instituto foi criado pela Lei nº 13.964 de 2019, conhecida como Pacote Anticrime.

A organização em Núcleo 4.0 permite que magistrados atuem de forma integrada, com uso intensivo de tecnologia, superando limites geográficos e garantindo atendimento contínuo às demandas urgentes do sistema de justiça criminal.

Leia Também:  Comitê de Regularização Fundiária Urbana se reúne para agilizar entrega de títulos em Diamantino

Organização regional

O Núcleo do Juízo das Garantias está dividido em sete regionais e 10 gabinetes responsáveis por grupos de comarcas.

Regional 1 – Cuiabá
A juíza Henriqueta é uma mulher branca, de cabelos castanhos aos ombros, ela está vestindo um blazer branco e uma blusa bege
Juízes:
Gabinete 1 – Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima
Gabinete 2 – Edna Ederli Coutinho
Gabinete 3 – Cássio Leite de Barros Netto

Comarcas atendidas: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Nobres, Rosário Oeste, Jaciara, Juscimeira, Campo Verde e Dom Aquino.

Regional 2 – Sinop

Juízas:
Gabinete 4 – Laura Dorileo Cândido
Gabinete 5 – Cláudia Anffe Nunes da Cunha

Comarcas atendidas: Sinop, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Cláudia, Terra Nova do Norte, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera e Tapurah.

Regional 3 – Rondonópolis
Juiz:
Gabinete 6 – Pedro Flory Diniz Nogueira

Comarcas atendidas: Rondonópolis, Primavera do Leste, Poxoréu, Paranatinga, Pedra Preta e Itiquira.

Regional 4 – Barra do Garças


O juiz Luís Felipe é um homem branco, de cabelos escuros curto e óculos. Ele usa um terno cinza claro, camisa azul listrada e uma gravata azul.
Juiz:
Gabinete 7 – Luís Felipe Lara de Souza

Comarcas atendidas: Barra do Garças, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Campinápolis, Água Boa, Canarana, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Querência e Ribeirão Cascalheira.

Regional 5 – Cáceres

Juiz:
Gabinete 8 – Antonio Fábio da Silva Marquezini

Comarcas atendidas: Cáceres, Jauru, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Araputanga e Comodoro.

Regional 6 – Juína

Juíza:
Gabinete 9 – Marina Carlos França

Comarcas atendidas: Juína, Juara, Aripuanã, Brasnorte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Colniza, Cotriguaçu, Alta Floresta, Apiacás, Paranaíta, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo e Matupá.

Regional 7 – Tangará da Serra

Juíza:
Gabinete 10 – Lílian Bartolazzi Laurindo Bianchini

Comarcas atendidas: Tangará da Serra, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Diamantino, Arenápolis, Nortelândia, Nova Mutum e São José do Rio Claro.

Leia Também:  e-Juris: 9ª Edição do Ementário Eletrônico do TJMT já está disponível

Atendimento integrado

Com 10 magistrados distribuídos nas sete regionais, o Núcleo 4.0 centraliza decisões da fase pré-processual, como audiências de custódia e medidas urgentes, garantindo mais agilidade, padronização de procedimentos e melhor comunicação entre Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, forças de segurança e advocacia.

A estrutura segue o modelo definido pela Portaria Conjunta TJMT PRES CGJ nº 11 de 2025 e representa uma reorganização da Justiça Criminal no Primeiro Grau, com foco na eficiência do serviço e no atendimento ao cidadão.

Leia também:

Autor: Alcione dos Anjos

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Cidadania e acolhimento marcam passagem da Justiça Sem Fronteiras por Santa Clara de Monte Cristo

A passagem da segunda edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras por Santa Clara de Monte Cristo, distrito de Vila Bela da Santíssima Trindade, foi marcada por histórias de acolhimento, cidadania e acesso a direitos.
Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), por meio da Justiça Comunitária, a iniciativa reúne instituições parceiras para oferecer atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, orientação jurídica, emissão de documentos e acesso a benefícios sociais em comunidades localizadas na faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia.
Aos 101 anos, o aposentado Mediocyr Borges Barcelo procurou a expedição em busca de atendimento oftalmológico. Mais do que a consulta, ele destacou o acolhimento recebido durante a ação. “Foi ótimo. Nunca fui tão bem atendido como fui hoje. Aqui as pessoas tratam a gente com carinho, com respeito. Isso faz toda a diferença”, afirmou.
Outro morador que saiu satisfeito foi Zacarias de Lima Ortelhado, de 60 anos. Com apoio da equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ele conseguiu dar entrada ao processo de aposentadoria. “Se eu tivesse que resolver isso fora daqui seria muito mais complicado. Tem que correr atrás de agendamento, voltar várias vezes, gastar dinheiro e tempo. Aqui foi tudo resolvido. Para mim é uma maravilha. Tenho quase certeza de que agora vou conseguir minha aposentadoria”, comemorou.
Moradora da comunidade Santa Mônica, Gizelia Hurtado buscou orientação junto à Caixa Econômica Federal para garantir o benefício Pé-de-Meia para a filha de 17 anos, que está concluindo o Ensino Médio. “Graças a Deus deu tudo certo. Fui muito bem atendida. Se tivesse que ir para a cidade seria muito difícil, porque tem o custo do transporte e muitas vezes a gente vai e não consegue resolver. Aqui consegui resolver tudo perto de casa. Isso ajuda muito”, relatou.
Histórias como as de Mediocyr, Zacarias e Gizelia foram algumas das centenas que se repetiram ao longo dos dois dias de atendimento. Para o diretor da Escola Municipal Ponta do Aterro, localizada no distrito, José Aldo Bazan da Silva, receber novamente a Expedição Justiça Sem Fronteiras foi motivo de comemoração para toda a comunidade.
“Eu acredito que essa expedição é uma bênção para a nossa região. Muitas pessoas nasceram e cresceram aqui e nunca tiveram acesso a tantos serviços reunidos em um só lugar. Ficamos felizes em ver nossos familiares, amigos e moradores sendo beneficiados. Muitas dessas pessoas dificilmente conseguiriam buscar esses atendimentos em outras cidades. A expedição traz oportunidades que fazem diferença na vida de quem mora aqui”, destacou.
A última etapa da edição 2026 da Expedição Justiça Sem Fronteiras segue para o distrito de Vila Picada, no município de Porto Esperidião. Os atendimentos serão realizados nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), na Escola Municipal Dona Lila Hill de Souza.

Autor: Emily Magalhães

Leia Também:  Justiça e Exército se unem em Rondonópolis para defender cultura da paz e acesso aos direitos

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA