TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Comarca de Alto Taquari homenageia juíza vítima de feminicídio

O prédio do Fórum da Comarca de Alto Taquari (509 km de Cuiabá) já era nomeado em homenagem à juíza Glauciane Chaves de Melo, mas ganhou no dia 20 de novembro, o letreiro em sua fachada. A ação fez parte da campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desenvolvida em Mato Grosso, pelo Poder Judiciário em todas as comarcas. Além disso, a unidade jurisdicional realizou um mutirão, a fim de dar celeridade ao julgamento de processos envolvendo violência doméstica, e a elaboração de projetos e o fortalecimento de vínculos com projetos sociais municipais já existentes, como o Projeto de Tênis Juíza Glauciane Chaves de Melo, que atende crianças da rede municipal de ensino.
 
A magistrada homenageada, vítima de feminicídio, foi morta a tiros pelo ex-marido, dentro de seu gabinete no Fórum de Alto Taquari, em junho de 2013. O projeto social leva seu nome porque foi criado por ela e estava em fase de implantação quando foi assassinada.
 
Foi a juíza Marina Dantas Pereira que percebeu, que apesar de o prédio ter o nome da juíza Glauciane, não havia nenhuma identificação no prédio e propôs a instalação do letreiro. “O Fórum está com o nome da dra. Glauciane Chaves de Melo exposto, grande, para que todos saibam e não esqueçam o que aconteceu. E que a gente não deixe isso passar, que não tenha sido em vão. A violência doméstica é muito estrutural e muito institucional também. Ela não chega ao nível de agressão física tão rapidamente. Existem vários níveis de violência antes e elas acontecem de várias formas como na forma de violência psicológica, moral, sexual”.
 
A cerimônia para inaugurar o letreiro na fachada do Fórum foi prestigiada pelo procurador da prefeitura de Alto Taquari, Tiago Agricio Lizaldo Fagundes, o advogado Edson Roberto Castanho, representante da OAB-MT, pela presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Antônia Buscariol e todos os servidores da Comarca.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: a imagem em plano aberto mostra a fachada verde claro do Fórum de Alto Taquari com o letreiro em metal onde se lê Fórum Juíza Glauciane Chaves de Melo. Todos os servidores do fórum estão posando para a foto, perfilados em pé, sorrindo para a câmera.
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Grupo de Estudos da Magistratura de Mato Grosso ganha novos integrantes
Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Curso do STJ reforça políticas nacionais de equidade racial no Judiciário

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou um curso nacional voltado à aplicação prática dos enunciados de equidade racial, fortalecendo políticas públicas já consolidadas no âmbito do Judiciário.

A iniciativa está alinhada ao Pacto Nacional do Judiciário Pela Equidade Racial e ao Protocolo Para Julgamento com Perspectiva Racial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orientam a atuação judicial com foco na promoção da igualdade.

O curso apresenta conteúdo baseado nos 49 enunciados elaborados pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), resultado de um amplo debate institucional promovido durante a I Jornada da Justiça Federal Pela Equidade Racial.

Com apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD), a formação busca ampliar o alcance dessas diretrizes e incentivar sua aplicação prática nas decisões judiciais.

A capacitação, que tem carga horário de 12 horas, é gratuita, online e aberta a todos os interessados, especialmente profissionais do sistema de Justiça.

👉 Inscreva-se: https://ead.stj.jus.br/course/view.php?id=613

Autor: Ana Assumpção

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Leia Também:  Enfermeira aprovada em concurso será nomeada após prefeitura manter contratações temporárias

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA