TECNOLOGIA
Ministra do MCTI defende políticas afirmativas para ampliar presença feminina na tecnologia
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, participou, na quinta-feira (23), do lançamento da 4ª edição do projeto Tech Woman, no Recife (PE). A iniciativa tem como foco promover a presença, o protagonismo e o desenvolvimento de mulheres no universo da tecnologia.
Durante o encontro, a ministra reforçou a importância de ampliar a participação feminina nas carreiras científicas e tecnológicas e defendeu o papel de iniciativas que trabalham temas como inclusão e diversidade.
“A área de TI é disruptiva, uma área transversal, que passa por todas as cadeias produtivas do País e, cada vez mais, ganha relevância. Precisamos garantir que mais e mais mulheres estejam inseridas nesse processo”, disse Luciana Santos, no evento que ocorreu na semana em que é celebrado o Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias da Informação e Comunicação.
A ministra também pontuou o desafio histórico da baixa presença feminina em áreas como engenharia e computação, além do chamado efeito tesoura, que se refere ao fato de as mulheres perderem participação para os homens ao avançar na carreira, mesmo sendo maioria entre os matriculados na graduação e na pós-graduação.
“Embora sejamos maioria das acadêmicas, inclusive entre mestres e doutores no nosso País, ainda somos minoria em áreas como ciência da computação e engenharia. Precisamos superar isso com políticas afirmativas porque a inclusão da mulher não é só uma questão de justiça social, é uma questão de excelência”, afirmou.
Outro ponto enfatizado foi a necessidade de aproximar a ciência das pessoas, sobretudo em tempos de enfrentamento ao negacionismo. “Precisamos mostrar que a ciência não é algo distante. Ela está nas soluções dos problemas dos mais simples aos mais complexos”, colocou a ministra, para, em seguida, defender a união entre a administração pública, a iniciativa privada e a academia para fortalecer o setor.
De acordo com ela, a luta pela inclusão deve ser não apenas das mulheres, mas de todos — inclusive do Estado brasileiro. Luciana Santos destacou que o MCTI, desde o início da sua gestão, já investiu cerca de R$ 1,7 bilhão em iniciativas femininas ou que incentivam a participação, a permanência e a ascensão de meninas e mulheres nas ciências.
Na ocasião, as fundadoras do Tech Woman, Kássia Alcântara e Laís Xavier, anunciaram as novidades da 4ª edição do projeto, que ocorrerá em 29 de agosto, no Recife Expo Center, no bairro de Santa Rita. A expectativa é reunir cerca de 2 mil participantes em uma programação voltada exclusivamente para pessoas que se reconhecem como mulheres.
Neste ano, além das trilhas de Carreiras, Técnica e Soft Skills, haverá uma trilha para quem não é da área de tecnologia. “A gente vai falar de fake news, de como se proteger nas redes, de inteligência artificial para quem não entende nada e está perdido, vamos conversar sobre tudo isso, além de ampliar a nossa atuação na área de empreendedorismo”, adiantou Laís Xavier.
TECNOLOGIA
Nota de Pesar
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do economista e ex-deputado estadual pernambucano Waldemar Borges, aos 67 anos, ocorrido neste sábado (4). Expressamos irrestrita solidariedade à ministra Luciana Santos, esposa de Borges, e aos três filhos do casal diante da perda familiar.
Nascido no Recife em 1958, o parlamentar construiu uma trajetória no setor público local ao longo de quase 40 anos. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele exerceu funções no legislativo e no executivo. Atuou como vereador na capital por quatro mandatos e como deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de 2011.
Sua experiência profissional incluiu passagens por secretarias de estado e a presidência da Empresa de Processamento de Dados do Recife (Emprel). Servidores e colaboradores do ministério e suas unidades vinculadas unem-se no luto e no respeito à memória do ex-parlamentar. O comunicado oficial divulgado pelos familiares ressalta que sua retidão permanece como “um farol para as próximas gerações”.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro aniquila adversários, “mata” pedras do caminho nas urnas e sai como grande vencedor político de 2026
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPolíticos de direita de Mato Grosso se unem em apoio a Flávio Bolsonaro: “É 22 neles”
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEuzébio Diniz, secretário-geral do Progressistas, divulga nota da federação fechando apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPT reúne militância em MT e traça estratégia para tentar reduzir vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC divulga balança comercial de setembro de 2026
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputados de MT fecham aliança com Flávio Bolsonaro para o 2º turno
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásExportação de suco cresce 9,6% e receita atinge R$ 2,46 bilhões
