Sinop

Prefeitura intensifica trabalhos de recuperação de estradas vicinais visando período de plantio e colheita

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, intensifica esforços nas melhorias das estradas vicinais, visando o período chuvoso, e o período de plantio e colheita da safra 2025/2026. Essa semana, os esforços estão concentrados em 5,5 quilômetros da estrada municipal que liga a Gleba Mercedes V à Estrada Cruzeiro do Sul, região rural de Sinop.
 
Os trabalhos realizados na gleba, são de levantamento da estrada com cascalhamento e construção de valas e/ou bacias de contenção para captação de água, para auxiliar na drenagem de água pluvial. Esses serviços são importantes para conservar a trafegabilidade da via e evitar pontos de atolamento.
 
“Então, esse é um trabalho preventivo. A gente faz nesse período que antecede as chuvas para melhorar as condições da estrada e não termos problemas no período de plantio e colheita. A Prefeitura está fazendo um trabalho para amenizar essa situação e dar condição dos nossos produtores fazerem um trabalho bem digno e, assim, vamos contemplando toda a sociedade”, destacou o prefeito Roberto Dorner.
 
O secretário da pasta, Vilmar Scherer, destaca que esse é um trabalho de manutenção e de prevenção. “No princípio da gestão passada o prefeito Roberto Dorner realizou a o programa “Arranca Safra” que deu boas condições às nossas estradas municipais. Os trabalhos que nós estamos fazendo agora é dando a manutenção necessária para garantir que os produtores tenham uma via boa para fazer o seu plantio e a colheita de suas produções”, comentou ele, acrescentando que simultaneamente à estrada da gleba “os servidores da Obras também fazem um serviço similar na Estrada Virgínia e outras estradas municipais devem receber esse trabalho ao longo dos próximos meses”, finalizou.
 
Outra Frente
 
Paralelo aos trabalhos de melhorias, a Prefeitura de Sinop mantém a realização os trabalhos de asfaltamento da Estrada Selene. A obra interliga o Residencial Iguatemi às estradas Virgínia e Nanci (que levam à MT-220). Serão 6,8 quilômetros de extensão e um investimento de R$ 10,4 milhões.
 
“É uma obra muito importante para as famílias dessa região e que atende, também, a agricultura familiar, a várias pessoas. Inclusive, é uma via alternativa para acesso à Estrada Nanci. Isso mostra que a Prefeitura está investindo na melhoria da qualidade de vida da população, na zona rural, e, também, na expansão urbana”, disse o vice-prefeito, Paulinho Abreu em visita à obra.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop recebe de entidade projeto de Centro de Inovação Tecnológica

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Construção civil cresce em Sinop e registra quase o dobro de área construída em outubro

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop promove treinamento em comunicação assertiva para servidores do Procon

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA