Sinop

Prefeitura de Sinop e Governo de MT abrem inscrições para curso gratuito de socorrista de emergência

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), abrem nesta terça-feira (9) as inscrições gratuitas para o curso de formação de Socorrista de Emergência. A capacitação será realizada nos dias 17 e 18 de junho, das 18h às 22h, na Escola de Governo da Prefeitura de Sinop. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp da Diretoria de Turismo, no número (66) 99995-4297.

A iniciativa integra as ações de estruturação e qualificação do turismo em Mato Grosso, com foco na preparação de profissionais e atores locais para atuação em situações de primeiros socorros e atendimento emergencial. A proposta considera os riscos relacionados às atividades turísticas, aos deslocamentos de visitantes, à realização de eventos e às experiências desenvolvidas em ambientes urbanos, rurais e naturais.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou que a capacitação contribui para elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes e fortalecer a segurança nas atividades ligadas ao turismo. “Investir na qualificação dos profissionais do turismo é investir diretamente na segurança, na qualidade do atendimento e na credibilidade do destino turístico. O curso de Socorrista oferece conhecimentos fundamentais para que os prestadores de serviços turísticos estejam preparados para agir de forma rápida e adequada em situações de emergência, proporcionando mais tranquilidade aos visitantes e à comunidade local”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop convoca mais 158 aprovados e amplia para 95,4% o preenchimento das vagas do concurso

Leidiane Viegas também ressaltou a importância da parceria entre município e estado para ampliar as oportunidades de formação profissional na região. “Destacamos também a importância da parceria com o Governo do Estado, que tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de qualificação profissional em nossa região. Essa união de esforços demonstra o compromisso conjunto com o desenvolvimento do turismo, a valorização dos trabalhadores do setor e a construção de destinos cada vez mais seguros, competitivos e preparados para receber bem nossos visitantes”, disse.

O coordenador de Estruturação e Qualificação do Turismo da Sedec, Marcos Sena, destacou que o conhecimento em primeiros socorros representa um diferencial importante para os profissionais que atuam diretamente com visitantes e atividades turísticas. “Quem trabalha com turismo sabe que cada experiência envolve cuidados, responsabilidades e atenção com as pessoas. Em situações inesperadas, os primeiros minutos fazem toda a diferença. Saber agir com calma e prestar os primeiros atendimentos é necessário para acionar o socorro de forma correta e proteger vidas. Essa capacitação não é apenas um curso, é um compromisso com a segurança, com o acolhimento e com a qualidade do nosso turismo. Por isso, participar é uma oportunidade para se preparar melhor, para ter mais confiança e contribuir para que nossos visitantes vivam experiências mais seguras e inesquecíveis”, pontuou.

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para o Circuito Sinop em várias modalidades esportivas

Com carga horária total de oito horas, o curso abordará conteúdos voltados ao atendimento inicial de emergências para oferecer conhecimentos técnicos para atuação segura diante de situações que exigem resposta rápida e adequada. A capacitação é destinada a profissionais do turismo, trabalhadores de eventos, condutores, guias, empreendedores e demais interessados em ampliar seus conhecimentos na área.

No primeiro dia de curso, os participantes terão acesso a conteúdos relacionados ao suporte básico de vida, princípios do atendimento inicial, segurança da cena, acionamento do socorro e avaliação da vítima. A programação também contempla orientações sobre parada respiratória, parada cardíaca, noções de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), obstrução respiratória, crise convulsiva, epilepsia, desmaio e vertigem.

No segundo dia, os participantes receberão orientações sobre ferimentos diversos, atendimento a vítimas de arma branca e arma de fogo, controle de hemorragias, aplicação de torniquete, realização de curativos, técnicas de imobilização e utilização de prancha para remoção e transporte de vítimas.

As vagas para o curso são limitadas e o preenchimento ocorrerá por ordem de inscrição. A Prefeitura de Sinop orienta os interessados a realizarem o cadastro o quanto antes para garantir participação na capacitação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo número (66) 99995-4297.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Festeja Sinop:  3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop – em parceria com a Igreja Católica, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – deu início, neste domingo (30), à programação do Festeja Sinop 2026 com a realização da 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e da Santa Missa na Praia do Cortado. Cerca de 90 embarcações participaram da procissão fluvial e aproximadamente mil pessoas acompanharam a celebração religiosa, realizada em uma supertenda montada na Praia do Cortado.

A Romaria partiu da Praia Barra do Rio Verde e percorreu cerca de 10 quilômetros pelo Rio Teles Pires até a Praia do Cortado. A procissão fluvial foi acompanhada por fiéis e famílias, em um momento de fé, união e valorização das belezas naturais do município. Na chegada, os participantes acompanharam a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus e concelebrada pelos padres Beto Konzen e Marcos Quaini.

Dom Canísio destacou a importância da Romaria como um momento de agradecimento a Deus e de valorização da natureza, especialmente das águas do Rio Teles Pires. “Com muita alegria, no início desse festejo dos 52 anos do município de Sinop, estivemos hoje pela manhã sobre as águas do Rio Teles Pires, na terceira Romaria nas Águas. Queremos trazer presente toda a obra da criação que Deus nos presenteou nesta cidade bonita e maravilhosa, que é também banhada por um rio tão importante, com tanta força e tanta água, que irriga e ajuda a promover a vida da natureza, dos peixes, da água, da floresta e também da vida humana”, afirmou.

O bispo ressaltou a responsabilidade da população na preservação da criação. “Essa Romaria tem esse objetivo de valorizar os benefícios que Deus nos concede ao criar a natureza. Tudo foi criado para o bem da pessoa humana e nós somos cuidadores, guardiões desta natureza, que é obra de Deus. O município de Sinop, ao completar 52 anos, é prova de que aqui o povo constrói a sua história a partir da obra de Deus, valorizando a água, a natureza, as árvores, a flora, a fauna e também a pessoa humana”, completou.

Moradora do Residencial Nossa Senhora Aparecida, Simone Besold participou da Romaria pela primeira vez com a família e destacou a experiência vivida na Praia do Cortado. “Foi maravilhoso. Foi a primeira vez que viemos participar. Trouxemos a nossa família para prestigiar e os nossos filhos vieram servir na Santa Missa. Foi algo muito grandioso ver o nosso bispo diocesano, com a idade e a vitalidade que ele tem. Ele fez uma belíssima celebração. Recomendo a todos participarem da Romaria. Quem puder vir pelas águas, venha, e quem puder acompanhar aqui na Praia do Cortado também.”, afirmou.

O prefeito Roberto Dorner destacou o crescimento da Romaria desde a primeira edição e a participação do público na celebração deste ano. “Nós conseguimos realizar a Romaria Náutica há três anos e, a cada ano, ela vem melhorando mais. O povo está aderindo e está achando bom. Hoje, você vê a tenda lotada de gente e ficamos felizes. Agradecemos a Deus por essa oportunidade de fazer tudo com alegria, tudo na paz e sem nenhum acidente. Vamos trabalhar para a nossa Sinop crescer cada vez mais, aumentando o turismo, os trabalhos, a educação e a saúde”, declarou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop convoca mais 158 aprovados e amplia para 95,4% o preenchimento das vagas do concurso

Dorner também ressaltou o trabalho realizado para receber a população na Praia do Cortado. “O conjunto da força é que faz a diferença. Quando temos um grupo trabalhando em prol de uma situação, as coisas acontecem. Aqui estamos trabalhando com uma equipe muito grande e vimos o trabalho feito nesta praia, com a regularização das areias. Fizemos isso com carinho, porque a população de Sinop merece”, afirmou.

Para o vice-prefeito Paulinho Abreu, a programação do Festeja Sinop contempla diferentes públicos e também contribui para movimentar a economia do município. “Sempre iniciamos com o dia dos católicos, com a Romaria e, dessa vez, com o show do Padre Fábio de Melo. A festividade de Sinop é de toda a população: católicos, evangélicos, com shows para todos os gostos, comemorando e celebrando os 52 anos dessa história tão linda que tem a cidade de Sinop”, destacou.

Paulinho também lembrou que os eventos atraem visitantes de outros municípios. “Eles acabam gastando aqui no nosso município, fomentando o comércio, os hotéis, os postos de combustível e as lojas. Enfim, toda a economia também é movimentada pelos eventos. Todo dinheiro investido, além de proporcionar lazer e entretenimento para a população, traz esse retorno para a economia”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, avaliou positivamente a abertura da programação e destacou a organização e a segurança do evento. “Hoje tivemos a bênção dessa maravilhosa Romaria, culminando com a Missa. Tudo muito bem organizado e sem acidentes. Vimos o respeito do sinopense por esse grande evento e ficamos muito felizes em poder realizar essa primeira parte. Agora, a partir das 17h30, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e, à noite, o show com o Padre Fábio de Melo. Tudo sempre gratuito, com toda a organização e estrutura para que a população possa se divertir e celebrar esse grande momento dos 52 anos do nosso município”, afirmou.

A 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires foi promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Igreja Católica, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A edição deste ano contou com um novo percurso, reduzido para aproximadamente 10 quilômetros, entre a Praia Barra do Rio Verde e a Praia do Cortado, com o objetivo de facilitar a participação de embarcações e ampliar a adesão dos fiéis.

A programação do Festeja Sinop segue neste domingo (30), no Estádio Municipal Massami Uriú, o Gigante do Norte, com a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, às 17h30, e o show católico gratuito com o Padre Fábio de Melo, às 20h.

Leia Também:  Segunda fase da Copa Marcelinho Boiadeiro inicia hoje (11) e promete disputas acirradas

O Festeja Sinop 2026 será realizado de 30 de agosto a 14 de setembro pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. Toda a programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.

Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:

30 de agosto (domingo)
8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).
9h – Santa Missa – Praia do Cortado.
17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.

6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.

7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.

13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.

14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA