Sinop

Prefeitura de Sinop abre UCT neste sábado (6) para reforçar estoque de sangue

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT Sinop) abrirá neste sábado (6), das 7h às 11h, em atendimento especial para coleta de sangue. A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, para ampliar o acesso dos doadores e fortalecer o estoque que abastece o município e outras cidades da região norte de Mato Grosso.
 
A abertura em sábados selecionados passou a ocorrer em junho deste ano, após avaliação da Secretaria de Saúde sobre a dificuldade enfrentada por muitos trabalhadores para comparecer de segunda a sexta-feira. Com horários adicionais, a gestão busca elevar o número de doações e garantir estabilidade ao banco de sangue que atende unidades de saúde de Sinop, municípios vizinhos e até hospitais da capital.
 
O secretário municipal de Saúde, Érico Stevan, destacou a relevância da medida para atender à população e fortalecer o serviço. “A população fez esse pedido ao prefeito Roberto Dorner e ao vice Paulinho e adotamos esse atendimento estendido em alguns sábados. Ações como essa mostram nosso compromisso em cuidar das pessoas. Abriremos neste sábado para facilitar a vida de quem deseja doar e não consegue durante a semana. É uma forma de acolher a população e reforçar a importância da doação de sangue”, explicou.
 
O estoque atual da UCT está em nível crítico e todas as tipagens sanguíneas apresentam baixa disponibilidade. A unidade, que fica localizada na Rua das Amendoeiras, no Setor Comercial, anexa ao Hospital Regional, mantém papel essencial no atendimento de emergências, cirurgias e tratamentos contínuos que dependem do fluxo regular de doadores.
 
Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto e informar o CEP de residência. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, com peso acima de 51 kg, em boas condições de saúde e que tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Não é permitida a ingestão de bebidas alcoólicas ou o uso de drogas ilícitas nas 24 horas anteriores. Menores de idade só podem doar com autorização e presença dos responsáveis, enquanto pessoas acima de 60 anos devem já ter doado pelo menos uma vez antes dessa idade.
 
A UCT reforça que quem passou por cirurgia de grande porte nos últimos seis meses, ou de pequeno porte nos últimos três meses, não pode doar. O mesmo vale para quem realizou procedimentos odontológicos recentes, gestantes, mães em período de amamentação e pessoas que passaram por parto normal nos últimos três meses ou cesariana nos últimos seis meses. Sintomas gripais ou febre nos últimos sete dias também impedem a doação.
 
Há prazos específicos para quem recebeu vacinas. A vacina contra a gripe exige espera de 48 horas para a doação. Para imunizantes de vírus ou bactérias vivos, como sarampo ou febre amarela, o intervalo recomendado é de quatro semanas. O uso de medicamentos deve ser informado à equipe de triagem, que avaliará cada situação.
 
As coletas acontecem por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Para orientações adicionais, dúvidas ou informações sobre requisitos, a UCT disponibiliza atendimento pelo whatsApp (66) 99292-2634.

Leia Também:  Esporte: Sinop sedia circuito mundial profissional e juvenil inédito de beach tênnis

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Campanha "Amor Não Causa Dor" avança e leva conscientização a bares e restaurantes de Sinop

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Agosto Lilás: prefeito repudia feminicídio ocorrido em Sinop e reforça canais de denúncia para população

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA