SAÚDE
Programa Agora Tem Especialistas chega a 80 carretas de saúde em operação e já atendeu pacientes de mais de 2,5 mil municípios
A partir desta sexta-feira (22), as unidades móveis do programa Agora Tem Especialistas chegam a mais 12 municípios brasileiros com atendimentos em saúde da mulher e exames de imagem voltados ao diagnóstico precoce de doenças. A iniciativa do Ministério da Saúde já soma 80 carretas em circulação, cinco delas novas, atendendo os primeiros pacientes nessa rodada. Ao todo, pacientes de 2.568 municípios em todas as regiões do país foram atendidos desde outubro de 2025.
A nova rodada reforça a estratégia do Governo do Brasil de levar atendimento especializado para mais perto da população, especialmente em áreas com dificuldade de acesso à rede de saúde. Equipadas com tecnologia moderna e equipes multiprofissionais, as carretas oferecem consultas, exames e procedimentos essenciais para diagnóstico e encaminhamento de tratamentos.
Desde o início da iniciativa, as unidades móveis já percorreram mais de 54,1 mil quilômetros pelo país — distância equivalente a quase uma volta e meia ao redor da Terra. Até o momento, 127 mil pessoas foram atendidas nas carretas e 352,2 mil procedimentos foram realizados, inclusive cirurgias de catarata que devolveram a visão para 18,9 mil pessoas, números que contribuíram para zerar as filas em 40 municípios de todo o país.
O impacto positivo do Agora Tem Especialistas foi celebrado pelo ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, durante a inauguração de uma nova unidade de exames de imagem em Atibaia (SP).
“O programa Agora Tem Especialistas vem para enfrentar uma lacuna histórica do nosso Sistema Único de Saúde, que é a organização da atenção especializada no SUS. Estamos ampliando o acesso da população a consultas, exames e procedimentos com qualidade, utilizando estruturas móveis equipadas, equipes qualificadas e trazendo novos parceiros para ampliar a oferta de serviços especializados. Com as carretas, conseguimos levar atendimento para mais perto da população. É uma estratégia que reduz distâncias e garante mais acesso para quem mais precisa”, afirmou Adriano Massuda durante o início dos atendimentos no município paulista.
Exames de imagem e cuidado integral à saúde da mulher
As cidades de Penedo (AL), Itaberaba (BA), Vitória da Conquista (BA), Baturité (CE), Assunção (PB) e Atibaia (SP) recebem as carretas de exames de imagem, que realizam procedimentos fundamentais para o apoio ao diagnóstico e definição de tratamentos no tempo adequado.
Já as unidades de saúde da mulher estarão Teresina de Goiás (GO), Sumé (PB), Queimadas (PB), Apiaí (SP), Gurupi (TO) e no Gama (DF). As carretas oferecem atendimento integral, com consultas ginecológicas, mamografias, ultrassonografias e até biópsias, fortalecendo o cuidado preventivo e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Mais oferta de atendimento especializado em todo o país
Além das carretas, o programa Agora Tem Especialistas atua em diversas frentes para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no SUS. Entre as ações estão mutirões aos fins de semana, reativação de espaços ociosos em hospitais públicos, ampliação do horário de funcionamento de policlínicas, contratação de médicos especialistas e ampliação do atendimento a pacientes do SUS em hospitais privados e filantrópicos credenciados.
As iniciativas já contribuíram para resultados expressivos na rede pública. Em 2025, o país alcançou a marca de 14,9 milhões de cirurgias eletivas — crescimento de 42% em relação a 2022 —, além de registrar 1,3 milhão de exames especializados e 14 milhões de internações realizadas pelo SUS.
Saiba mais sobre o programa Agora Tem Especialistas
Isis Capistrano
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
SAÚDE
Julho Verde reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço
Feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente, dificuldade para engolir e caroços no pescoço são sinais que merecem atenção e podem indicar câncer de cabeça e pescoço. Durante o Julho Verde, mês nacional de conscientização sobre a doença, o Ministério da Saúde reforça as orientações à população sobre prevenção e diagnóstico precoce, além do acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os cânceres de cabeça e pescoço reúnem tumores que atingem estruturas como boca, língua, garganta, laringe, faringe, cavidade nasal, tireoide e glândulas salivares. Grande parte dos casos está relacionada ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas. Alguns tipos também estão associados à infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV), especialmente pelo HPV-16, um dos principais fatores de risco para o câncer de orofaringe.
Instituída pela Lei nº 14.328/2022, a campanha Julho Verde busca ampliar o conhecimento da população sobre os fatores de risco e os sinais da doença, além de incentivar a prevenção e a procura pelos serviços de saúde diante de sintomas suspeitos.
Sinais de Alerta e Tratamento pelo SUS
Os principais sinais de alerta incluem feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas na boca, rouquidão por mais de três semanas, dor ou dificuldade para engolir, sensação de corpo estranho na garganta, ínguas persistentes no pescoço, sangramento nasal recorrente e perda de peso sem causa aparente.
No caso de câncer de tireoide, o principal sinal é o aparecimento de um nódulo no pescoço, especialmente quando apresenta crescimento rápido ou é acompanhado de rouquidão ou dificuldade para engolir.
Ao identificar um desses sinais, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Após a avaliação, o paciente será encaminhado, se necessário, para atendimento especializado. A confirmação do diagnóstico é feita por biópsia, seguida de exame anatomopatológico.
O cuidado é organizado pela Rede de Prevenção e Controle do Câncer, que integra ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento especializado. Conforme a indicação clínica, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia, de forma isolada ou combinada.
Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de sucesso do tratamento e menores os riscos de sequelas. Nos estágios iniciais, muitos casos podem ser tratados com apenas uma modalidade terapêutica, o que contribui para preservar funções importantes, como fala, deglutição e respiração.
Nos últimos cinco anos, o SUS realizou mais de 500 mil procedimentos relacionados ao tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço.
Medidas de prevenção
Para ajudar a prevenir a doença, é recomendado evitar o cigarro e outros produtos derivados do tabaco, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável, cuidar da saúde bucal, consultar o dentista regularmente e proteger os lábios e o rosto durante a exposição ao sol.
A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS para pessoas de 9 a 14 anos, também ajuda a prevenir infecções associadas a diferentes tipos de câncer, incluindo alguns tumores de orofaringe.
Camila Marques
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta define equipe de campanha e entrega coordenação política a trio de ex-secretários e ex-senador
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFaissal Calil apresenta projetos para ampliar segurança e fortalecer a atividade dos motoboys em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVeja quem são os 50 convencionais que decidirão a disputa entre Jayme e Mauro no União Brasil
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJayme confirma reunião com Max Russi e diz que próximas horas podem redefinir cenário da disputa ao Paiaguás – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCST debate desembargos ambientais à agricultura familiar em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“SAMU E CORPO DE BOMBEIROS SÃO COMPLEMENTARES. APROVAÇÃO DESTE PROJETO AMPLIA A CAPACIDADE DE SALVAR VIDAS”, DESTACA WELLINGTON
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington convoca convenção estadual do PL para o dia 22 e oficializa largada da campanha ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásFávaro banca Natasha ao Governo, esvazia movimento de Emanuel e articulação pode respingar na candidatura do filho

