ARTICULAÇÃO POLÍTICA
Janaina Riva reforça apoio a Flávio Bolsonaro e MDB de MT integra aliança para o segundo turno
Após disputa pelo Senado, deputada participa de encontro em São Paulo que oficializou a adesão de 17 diretórios estaduais do MDB à candidatura presidencial do PL
A deputada estadual Janaina Riva, presidente do MDB em Mato Grosso, participou nesta terça-feira (13), em São Paulo, de um encontro político que marcou a declaração de apoio de 17 diretórios estaduais do partido à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República no segundo turno das eleições.
O evento reuniu lideranças nacionais e estaduais do MDB e representantes do grupo político do presidenciável. Durante o encontro, Flávio agradeceu o apoio recebido e destacou a convergência de propostas entre sua candidatura e os setores da legenda que decidiram apoiá-lo.
Janaina, que não conseguiu se eleger ao Senado no primeiro turno, esteve acompanhada dos deputados estaduais Dr. João e Thiago Silva, além do deputado estadual eleito Leonardo Bortolin. A presença da comitiva reforçou o posicionamento do diretório mato-grossense, que já havia manifestado apoio a Flávio durante a primeira etapa da disputa presidencial.
Em seu pronunciamento, o candidato do PL agradeceu ao presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e à presidente estadual da sigla em Mato Grosso, Janaina Riva.
“O que eu estou achando mais cativador em todo esse apoio partidário que a gente está fechando é que está todo mundo tratando de pautas programáticas. E que mostram que tem esse alinhamento programático, sim”, afirmou Flávio.
O presidenciável também mencionou o legado do ex-presidente Michel Temer (MDB), especialmente a proposta intitulada “Ponte para o Futuro”, utilizada como referência para a agenda política e econômica de seu governo.
Flávio relacionou a iniciativa ao projeto que pretende desenvolver caso seja eleito presidente, destacando a participação de integrantes do MDB na administração de Jair Bolsonaro.
“Quando a gente pega um governo, após essa transição que ele fez, um governo consciente que era essa ponte para o futuro, como nós queremos ser também essa ponte para a prosperidade. Inclusive, alguns quadros do MDB foram aproveitados no nosso governo, de pessoas que eram muito competentes”, declarou.
A reunião ocorreu no comitê político do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e contou com a participação do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), além de Baleia Rossi.
Durante a articulação, o presidente nacional do MDB anunciou a adesão dos 17 diretórios estaduais à candidatura de Flávio Bolsonaro para a etapa decisiva da eleição presidencial.
Em Mato Grosso, o posicionamento mantém Janaina Riva e outras lideranças emedebistas alinhadas à candidatura do PL, apesar das diferenças partidárias e das disputas locais registradas ao longo do processo eleitoral.
O apoio anunciado representa a posição dos diretórios estaduais participantes da articulação e amplia a composição partidária em torno da candidatura de Flávio Bolsonaro no segundo turno.

POLÍTICA NACIONAL
Flávio Bolsonaro aparece com 52% dos votos válidos contra 48% de Lula, aponta BTG/Nexus
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) mostra diferença de quatro pontos percentuais entre os candidatos; rejeição ao presidente chega a 51%
O senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 52% das intenções de voto válidas na disputa pela Presidência da República, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 48%, segundo pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta terça-feira (13).
O levantamento aponta uma diferença de quatro pontos percentuais entre os candidatos no segundo turno das eleições presidenciais de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na contagem dos votos totais, que considera também os eleitores que pretendem votar em branco, anular o voto ou ainda não definiram sua escolha, Flávio Bolsonaro aparece com 48%, enquanto Lula registra 45%.
Os votos brancos e nulos representam 5% das respostas, e outros 2% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Os votos válidos, utilizados pela Justiça Eleitoral para definir o resultado das eleições, desconsideram votos brancos e nulos. Nas pesquisas, o cálculo também exclui os indecisos.
Rejeição de Lula chega a 51%
O levantamento também avaliou a resistência dos eleitores aos dois candidatos.
Segundo os dados, 51% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Lula de maneira alguma. Já Flávio Bolsonaro apresenta rejeição de 47%.
A diferença entre os índices é de quatro pontos percentuais, indicando que ambos enfrentam resistência de parcelas expressivas do eleitorado.
No primeiro turno, realizado em 4 de outubro, Flávio Bolsonaro recebeu 47,03% dos votos válidos, enquanto Lula obteve 45,16%, conforme os resultados apresentados na reportagem.
Campanhas intensificam mobilização para o segundo turno
Com a proximidade da votação decisiva, os dois candidatos ampliaram suas estratégias de campanha.
Lula tem concentrado esforços em manifestações públicas e mobilizações nas redes sociais. Nos últimos dias, atos políticos reuniram apoiadores em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Flávio Bolsonaro, por sua vez, tem buscado ampliar alianças partidárias e fortalecer sua presença digital. O candidato também intensificou iniciativas jurídicas contra conteúdos divulgados por adversários, com ações apresentadas à Justiça Eleitoral.
A disputa ocorre em um cenário de polarização, no qual os índices de rejeição e a mobilização dos eleitores podem influenciar o resultado das urnas.
Dados da pesquisa
A pesquisa BTG/Nexus entrevistou 2.002 eleitores por telefone entre os dias 10 e 12 de outubro.
O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07997/2026.
Os percentuais representam as intenções de voto registradas no período da pesquisa e não constituem previsão do resultado eleitoral.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMercado externo absorve mais 6,3 milhões de toneladas de soja brasileira
-
ECONOMIA4 dias atrásJustiça determina penhora de 4,3 mil cabeças de gado para quitar dívida de R$ 9,2 milhões com advogados em MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásEuzébio Diniz, secretário-geral do Progressistas, divulga nota da federação fechando apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira
-
ECONOMIA5 dias atrásSelo de Boas Práticas Regulatórias recebe número recorde de atos em 2026
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputados de MT fecham aliança com Flávio Bolsonaro para o 2º turno
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMDB confirma apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno e prepara anúncio oficial para terça-feira (13)

