POLÍTICA MT
Wilson Santos é homenageado nos 25 anos da Ager por criar lei que instituiu a autarquia
Na comemoração dos 25 anos de existência da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) foi homenageado por representantes da autarquia, por meio do presidente Luis Alberto Nespolo, nesta quarta-feira (28), na sede do auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Cuiabá. O reconhecimento deve-se ao parlamentar ser autor do projeto que originou a Lei estadual nº 7.101/1999, que criou a entidade para controlar e fiscalizar os serviços públicos, como o saneamento, rodovias, portos, transporte coletivo, gás, energia e telecomunicações.
O deputado reconheceu o trabalho sério da entidade, com total profissionalismo e ética para assegurar a prestação de serviços adequados para a sociedade e elogiou a diretoria da Agência.
“Diante de todo o processo histórico, o Brasil começa a ter uma gestão administrativa com a chegada dos revolucionários, em 1930, sob liderança de Getúlio Vargas. Mas, só vamos ter mais evidência, a partir da gestão do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, onde surgem as agências seguradoras a partir de um modelo administrativo que vigora até hoje, onde o público é evidentemente colocado como prioridade. A Ager é dotada de autonomia financeira, funcional e administrativa. Se há uma marca de modernidade na gestão pública brasileira, foi a criação das agências”,disse o homenageado.
Nespolo agradeceu a presença de Wilson Santos, neste momento de comemoraçãoo. “Wilson Santos é o responsável por essa iniciativa parlamentar, em que deu o rumo para a criação da regulação. É importante dizer que esse dia, dos 25 anos, das nossas bodas de prata, que é o marco temporal que se registra com a Lei estadual 7.101 de 1999, que cria a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados. Wilson nos honra com a sua presença”, expressou o presidente.
Luis Alberto apontou que houve um crescimento na capacidade regulatória institucional entre 2020 a 2024, de 20% para 50%, em seu primeiro mandato à frente da Ager. Já, neste segundo mandato, ele conta que o percentual de 70%, iguala a autarquia mato-grossense às agências nacionais de mais alta performance.
“Nestes dois mandatos construtivos, uma das preocupações foi contar com um planejamento estratégico sólido, bem elaborado e revisado. Tivemos condições de aferir o que somos, onde estamos e onde queremos chegar, construindo uma adequação factível entre planos objetivos, iniciativas, atividades e as condições humanas e orçamentárias necessárias”, relatou.
O presidente acrescenta que o aumento de produtividade na Ager confirma a eficiência com o uso de sistemas atualizados da esfera produtiva. “Aos servidores, minha gratidão e reconhecimento. Não é demais lembrar o projeto de modernização tecnológica que fez parte do processo produtivo, necessário em simetria com o mundo atual. Não posso esquecer da contribuição dos órgãos públicos e outras entidades envolvidas. O aniversário de 25 anos, tem o objetivo de apresentar à sociedade mato-grossense uma agência reguladora com políticas públicas adotadas e assertivas”, concluiu Nespolo.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
“Max Russi seria governador se dependesse de mim”, diz Janaína Riva em palanque
Candidata ao Senado declara apoio à reeleição de Max Russi e afirma que deputado estadual deveria disputar o Governo de Mato Grosso
A candidata ao Senado Janaína Riva (MDB) declarou, nesta quarta-feira (9), apoio à reeleição de Max Russi à Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e defendeu que o deputado estadual deveria ocupar o cargo de governador do Estado.
A declaração ocorreu durante o lançamento da campanha pela reeleição de Max Russi ao comando do Legislativo estadual, em evento que reuniu lideranças políticas e apoiadores em Cuiabá.
“Se fosse na minha vontade, este ano Max Russi seria o governador de Mato Grosso”, afirmou Janaína durante o discurso. A fala ganhou repercussão nos bastidores políticos por ocorrer em um momento de articulações para as eleições de 2026.
Apesar da defesa, Janaína ressaltou que seu partido mantém o compromisso firmado com o nome de Max Russi para a Presidência da Assembleia Legislativa. Caso a legenda consiga eleger uma bancada suficiente, a intenção é garantir a permanência do parlamentar no comando da Casa na próxima legislatura.
Relação com Pivetta
Nos bastidores, Janaína Riva chegou a ser cotada para integrar uma eventual chapa majoritária como candidata a vice-governadora ao lado de Otaviano Pivetta (PL).
Posteriormente, seu nome também passou a ser associado a uma possível composição encabeçada pelo próprio Max Russi em uma disputa pelo Governo do Estado. A possibilidade, contudo, acabou sendo descartada naquele momento, quando Russi optou por concentrar esforços na reeleição para a Assembleia Legislativa.
O parlamentar, entretanto, não teria fechado completamente as portas para uma eventual candidatura ao Palácio Paiaguás em 2030.
Cenário eleitoral
A manifestação de Janaína adiciona um novo elemento às articulações políticas para 2026, especialmente pela proximidade entre os nomes envolvidos nas negociações para a sucessão estadual.
Enquanto Janaína disputa uma vaga no Senado, seu sogro, Wellington Fagundes (PL), também é candidato ao Senado e busca consolidar apoio junto ao eleitorado conservador.
A declaração pública reforça a movimentação de lideranças em torno da formação das chapas e alianças que devem disputar os principais cargos de Mato Grosso nas eleições do próximo ano.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMarimax reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá e fecha apoio a Pivetta, Mauro, Buzetti, Max Russi e Virginia Mendes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida
-
POLÍTICA MT7 dias atrásLuiza Böer repercute novas revelações envolvendo Daniel Vorcaro, Alexandre de Moraes e o Banco Master
-
POLÍTICA MT7 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta mira pobreza zero em Mato Grosso e diz que filas na saúde estão ficando no passado – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVeritá: Pivetta cresce, chega a 32,1% e vira sobre Wellington Fagundes na disputa pelo Governo
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWellington lidera com 34%, Pivetta chega a 27% e diferença cai para 7 pontos em nova pesquisa
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta mantém aprovação de 66% e transforma força da gestão em trunfo na corrida pelo Governo
