POLÍTICA MT

Relatório da Ação Governamental de 2021 é apresentado na ALMT

Foto: Helder Faria

O Relatório da Ação Governamental (RAG) do ano de 2021 foi apresentado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), durante audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (1º), na Assembleia Legislativa.

O RAG é um instrumento de avaliação dos programas e das ações integrantes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e operacionalizados anualmente por meio das Leis Orçamentárias Anuais (LOA’s) e seus respectivos Planos de Trabalho Anuais (PTA’s).

O secretário-adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, conduziu a apresentação e explicou que, embora o PPA englobe o planejamento para o período de quatro anos, os programas e ações são operacionalizados e medidos de forma anual. O RAG de 2021, então, contém o balanço das realizações registradas no ano passado.

O documento possui 1.142 páginas e foi organizado em cinco eixos, que agrupam 48 programas e suas respectivas ações, totalizando 486. Apresenta ainda 211 indicadores, que demonstram os resultados dos programas. 

Em sua explanação, Sandro Brandão esclareceu como é feito o trabalho de acompanhamento das metas e levantamento das informações para elaboração do RAG e apresentou os resultados gerais registrados.

Leia Também:  Moradores dos bairros CPA I e II são beneficiados com títulos de imóveis residenciais em Cuiabá

A publicação aponta que em 2021 foram entregues 956 produtos diretamente à sociedade ou ao próprio Estado. Em sua conclusão, classifica os resultados do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 – considerando a programação dos exercícios de 2020 e 2021 – como satisfatórios, uma vez que, conforme levantamento realizado pela equipe técnica do governo, 62% dos indicadores analisados obtiveram resultados positivos.

O documento expressa ainda que a pandemia de covid-19 teve impacto significativo no desempenho do plano, afetando a performance, segundo os responsáveis pela apuração, de 27% dos 211 indicadores constantes no PPA.

Em relação aos objetivos estratégicos, a publicação mostra que 71% tiveram desempenho positivo, ou seja, ficaram mais próximos de serem alcançados. Os demais – 29% – obtiveram resultado que não alterou significativamente a realidade.  

A audiência pública para apresentação do RAG foi requerida pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa. Além do deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), que preside a comissão, participaram da audiência pública representantes de secretarias e órgãos do Executivo estadual, bem como do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Junta Comercial do Estado e Controladoria-Geral do Estado.

Leia Também:  Comissão de Agropecuária aprova projetos de sustentabilidade e cultura

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

ALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) participou, por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), do lançamento do programa “Mato Grosso em Defesa das Mulheres” e da assinatura do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, realizados nesta sexta-feira (17), em Cuiabá. A iniciativa do Governo do Estado reúne medidas estratégicas voltadas ao fortalecimento da rede de proteção e ao enfrentamento da violência de gênero e dos feminicídios em Mato Grosso.

A participação da ALMT reforça o compromisso institucional do Parlamento com a pauta dos direitos das mulheres, por meio da atuação da Procuradoria Especial da Mulher, que desenvolve ações de acolhimento e orientação, articulação de políticas públicas e incentivo à implantação de Procuradorias nos municípios.

O programa tem como diretriz a integração entre os poderes e instituições, fortalecendo o trabalho em rede e ampliando a efetividade das políticas de enfrentamento à violência de gênero.

A subprocuradora especial da Mulher da ALMT, Francielle Brustolin, disse que a iniciativa reúne demandas históricas da rede de enfrentamento e amplia a estrutura de proteção em diferentes regiões do Estado.

“O programa contempla avanços importantes construídos a partir de pleitos históricos da rede de enfrentamento. Entre eles estão a implantação da Delegacia da Mulher 24 horas em Várzea Grande, novas unidades em municípios como Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, além da abertura de novas Salas Lilás, que são espaços de atendimento humanizado e reservado para mulheres em situação de violência e outros serviços de atendimento”, afirmou.

Leia Também:  A Energisa venceu e Mato Grosso perdeu

Foto: MAYKE TOSCANO/Secom-MT

Ela também ressaltou ações voltadas à autonomia econômica das beneficiárias, com iniciativas de inserção no mercado de trabalho.

“Há um conjunto de medidas voltadas à autonomia financeira das mulheres em situação de violência, com oportunidades por meio de programas como o Empregos MT e ações direcionadas à inserção de jovens no mercado de trabalho, o que contribui para o rompimento do ciclo da violência”, pontuou.

Francielle destacou ainda o papel da Assembleia Legislativa no âmbito do pacto firmado entre os poderes.

“A participação da ALMT se dá pelo compromisso de fortalecimento e ampliação das Procuradorias da Mulher nos municípios. Trata-se de uma contribuição direta do Parlamento dentro do programa, com o objetivo de garantir mais acesso a orientação, acolhimento e encaminhamento”, completou.

Para a consultora da Comissão de Orçamento e Fiscalização e da Procuradoria da Mulher da ALMT, Rosângela Saldanha Pereira, a iniciativa consolida o caráter estruturante da política pública.

A atuação do Parlamento na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas, especialmente no processo orçamentário, também foi destacada por Rosângela. Segundo ela, a consolidação do Orçamento Mulher é fundamental para dar visibilidade às ações voltadas ao público feminino. “Sem orçamento, não há política pública”, afirmou.

Leia Também:  Comissão de Agropecuária aprova projetos de sustentabilidade e cultura

Entre as medidas anunciadas pelo Governo do Estado estão a implantação da Delegacia da Mulher 24 horas em Várzea Grande no primeiro semestre de 2026, a criação de novas unidades em municípios como Lucas do Rio Verde e Sorriso e a instalação de núcleos especializados em diferentes regiões do Estado.

O pacote inclui ainda a ampliação da Patrulha Maria da Penha, o fortalecimento de estruturas nas forças de segurança, a criação de um portal estadual com informações integradas sobre violência de gênero e a oferta de teleatendimento psicológico às vítimas.

O deputado estadual Carlos Avallone, que acompanhou o lançamento, destacou a importância da atuação conjunta entre instituições e do engajamento da sociedade no enfrentamento à violência de gênero. Segundo ele, o enfrentamento ao problema exige ações contínuas e articuladas, com participação do poder público e mudança de cultura, especialmente por meio da educação.

A participação da ALMT no evento reforça sua atuação no fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência de gênero. Por meio da PEM, a Casa segue contribuindo na articulação de ações e na ampliação da rede de proteção às mulheres em MT.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA